Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Júnio Teixeira

Membro Júnior
  • Posts

    12
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

7
  1. @ViniciusKruz Justo, lembro de ter usado esse gato num ESP8266 no Uno. Tem suas limitações, mas para o meu caso funcionou bem, vai gastar os poucos pinos que o Uno tem, mas se não estiver usando-os, vale a pena, até para deixar livre a serial com o PC e analisar o funcionamento do arduino e o módulo NFC. @Calep Você pegou esse módulo para comunicar com Android?
  2. @ViniciusKruz Com software serial dá certo não?
  3. Tenta essa: Um exemplo um pouco ruim, mas tá parecido um pouco com o seu e você deve entender. int tamString(char string[]) { int i; for(i = 0; string[i] != '\0';i++) {} return i; }
  4. Bom, sou estudante de Eng. Eletrônica, não tenho a experiência que alguns por aí têm, estou no 6º semestre, 20 anos é o que eu tenho de vida HAHA. Mas posso te falar a forma que eu costumo estudar e aprender sobre eletrônica. Começo com livros, inevitável conhecer como trabalhar antes de começar a trabalhar com aquilo, existem livros técnicos e livros de engenharia. Os técnicos costumam pular a teoria bastante densa e dar equações e aplicações práticas, isso é bom para aprender na prática e ter conhecimento da teoria. Os de engenharia, normalmente têm uma teoria densa com muitas demonstrações e um pouco de história, mas isso tem propósito para desenvolvimento tecnológico, não só prática, ele provém informação para você criar algo melhor entendendo a teoria usada. A prática dos livros de engenharia é um tópico separado, existem livros ruins, bons e ótimos para cada assunto que te dá problemas com muita prática e análise em nível de engenharia. Ouvi falar muito bem do livro "The Art of Electronics", é pra engenhaira, bem pesado e trata as coisas muita lógica, o que de fato é, mas aborda muita variedades de circuitos, sugestões de circuitos e circuitos que você não deve montar, o preço é um pouco salgado, o que eu conheço desse livro apareceu no meu computador milagrosamente em PDF.... HAHA. Sobre a prática, essa parte é um pouco mais complicada, porque entra fatores que modelos ideias podem dar problemas em alguns casos, até mesmo o preço para algumas coisas de eletrônica, um osciloscópio e um gerador de função por exemplo não costumam ser baratos. Montar o circuito e ir analisando é importante, ficar com raiva pensando que o circuito está certo quando na verdade o problema estava numa conexão errada ou num fio com problema faz parte. Recomendo o canal do WR KITS no youtube, têm muito conteúdo prático e até teórico sobre eletrônica a nível de engenharia e técnico e o autor explica muito bem, disponibilizando material e sugestões de circuitos. Sobre a especialidade, acredito que essa parte também seja fundamental, eletrônica é algo muuuuuito vasto, existem várias aplicações. Focar numa parte que você gosta mais em eletrônica e pegar mais pesado nessa parte, acho algo válido, algo que você terá um domínio maior. Nessa parte, recomendo ler notícias, sites até com artigos falando sobre novas tecnologias. Por exemplo, eu sou estudante ainda, a gente no curso tem que aprender muitas coisas, nem que seja básico ou intermediário de um assunto, mas eu estou focando na parte de eletrônica embarcada e IoT. IoT é algo relativamente novo, conceitualmente antigo, mas na prática é novo, então direto têm novas notícias sobre avanços e tecnologias para essa área, então tenho que está me atualizando e acompanhando o mundo nessa parte ou tentando acompanhar HAHA. Mas aqui também fica o mesmo pedido do seu tópico, sou estudante, vi que tem vários experiente por aqui que também podem me dar dicas ou sugestões.
  5. Se você quer um tiro no escuro: Olhando pelo datasheet do P6NK90ZFP e do TK18A60V O TK18A60V aguenta uma corrente continua de Drain maior que o P6NK90ZFP (18A do TK contra 5.8A do P6N), isso em condições máximas dos transistores. Se o P6N tiver queimado na hora de ligar, PODE SER essa diferença, mas ressaltando, um tiro totalmente no escuro, o certo é, como disseram, você tentar entender antes um pouco o problema, dar uma analisada no circuito dele e tentar prever como deveria ser o comportamento em algumas regiões.
  6. Rodei seu código pra testar, deu as exceptions que eu falei, mas saiu do for sem problemas. Não sei qual compilador você tá usando nem qual IDE, mas mesmo depois de arrumar esses problemas no seu continuou travado? Se sua IDE tiver, tenta usar debug com alguns breakpoints para ir vendo o andar de cada linha.
  7. Acredito que não seja problema no processador, mas em uma parte de alimentação da placa-mãe. Até onde sei, a placa-mãe fica encarregada de controlar e fornecer a alimentação necessária para o processador operar, mais especificamente, manter alimentação suficiente para as regiões de operação dos transistores do processador. Traduzindo mais um pouco, o processador não deveria enxergar diferente uma alimentação por fonte ou bateria. O que acontece para o processador é: "Estou recebendo tensão e corrente para manter a operação", ele não diferencia quem fornece. Pelo que li, você já tentou as mesmas coisas que eu faria haha, se você não achar uma solução na internet para o seu problema específico, então você vai ter que destrinchar alguns componentes na sua placa-mãe para caçar o problema ou mandar pra Dell. Sua bateria está carregando certo? Ele tá mandando a carga da fonte para a bateria, mas deve ter algum problema na troca de power supply aos componentes. Talvez ligar seu notebook, ligar ao carregador e ver os componentes que esquentam, é um começo pra achar o problema. Dá uma olhada na região que pode estar aquecendo antes do processador. Se não encontrar, good luck pra achar o problema haha.
  8. if (altura > maior_altura) if (altura < menor_altura) e os outros IF's... No primeiro for, quando ele for comparar, qual o valor dessas variáveis maior_altura e menor_altura? Não tem como comparar se elas não foram inicializadas com um valor Deve tá gerando uma exception aí.
  9. Pra essa pergunta você precisa saber onde você está rodando esse código. Adiantando algumas coisas, você só verá diferenças se estiver trabalhando num ambiente que cada ciclo de clock tem que ser preciso para uma aplicação. Se seu sistema rodar em cima de um sistema operacional, não vai ser uma divisão ou >> que vai mudar o desempenho do seu código. Para explicar um pouco melhor, vamos aos tempos jurássico haha, Assembly. Diferentes microprocessadores têm suas instruções em assembly para realizar comandos. Se não me engano arquitetura x86 tem um opcode para divisão de 32 bits, o que acontece, você consegue fazer a divisão com um único comando, quando seu prorgama for compilado a instrução será apenas uma. Mesmo quando o processador tem uma instrução para divisão, ela pode levar mais ciclos de clock para ser realizada. Algumas instruções pegam mais ciclos de clock que outras. Se você está num x86, provavelmente estará rodando seu código em um sistema operacional, então prever a diferença de uma divisão e um deslocamento de bit é bastante difícil. Operações de deslocamento de bits tendem a ser mais simples por questões de portas lógicas, mas bons compiladores já lêem 256 = 2^8 e mesmo fazendo divisão por 256 ele transforma pra >> 8. Mas em alguns casos como msp430, um microcontrolador de baixo consumo não tem um comando para divisão, ela é implementada com conjunto de instruções, enquanto há a instrução de deslocamento de bits, que gasta no máximo 3 ciclos de clock, senão me engano. Ou seja, nesse caso fazer uma divisão gastaria vários comandos que por sua vez, cada comando gastaria 3 ciclos de clock do processador, enquanto você poderia usar apenas um comando. Claro, isso também vale a ideia do x86, bons compiladores podem perceber / 256 = >> 8 e já substituem durante a compilação. Em fim, use o que convier em cada caso, você que de fato deslocar bits? Use o >>. Você quer dividir por 256, mesmo que seja equivalente a >> 8? Use /256 para deixar seu código mais legível e fácil de entender. Isso só terá diferença, como eu disse, em aplicações que precisam de uma perfeita sincronia de clock.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!