Ir ao conteúdo

Servidor de arquivos FreeNAS

rcalado

Posts recomendados

Postado

Olá amigos..

Montei um servidor de arquivos com o FreeNas e estou tendo problemas com permissão de arquivos..

O pc é um HP XW-8400 com dois HDs de 3TB em raid 1 e o FreeNAS rodando num pendrive de 4GB.

A rede é fechada e não tem internet.. Os arquivos são extremamente importantes, mas muito importantes mesmo.. São arquivos com tamanho variando de 500MB a 1GB cada. Não preciso de performance, só mesmo a capacidade e segurança dos arquivos. Irei montar mais um servidor pra ser backup deste. Inclusive tenho um pendrive backup já de prontidão caso o principal dê algum problema.

No momento está funcionando muito bem, o FreeNAS reconheceu os HDs em sua total capacidade, utilizando a novo sistema de arquivos ZFS e acesso os arquivos de todas as máquinas que preciso. Tentei com Windows XP, 7 e 2008 Server, e só reconheciam 2TB. Tive que usar o driver baixado no site do fabricante (seagate) e reconhecia os 2TB e mais uma partição de pouco menos que 1TB, nunca os 3TB na totalidade.

Meu problema agora é com permissão de usuários.. Preciso de 2: um para acesso somente leitura e um com acesso total. Não consegui entender como funciona essa questão. Preciso criar dois grupos e cada usuário fica em um grupo? ou pode ser somente um grupo? O ponto de montagem de diretório dos dois pode ser o mesmo? Alguém me da uma luz por favor..

Postado
  rcalado disse:

... utilizando a novo sistema de arquivos ZFS...

Embora o ZFS seja padrão no FreeNAS, recomendamos a utilização de UFS. No ano passado atendemos um cliente que teve problemas ao migrar um conjunto de POOLs.

A proposta do ZFS é bastante ousada (sistema de arquivos + gestão de volumes) e tem todo o amparo da Oracle, mas a documentação e o conjunto de informações, principalmente em relação a troubleshooting, ainda é escassa.

Citação

... Preciso criar dois grupos e cada usuário fica em um grupo? ou pode ser somente um grupo?

Sim, é uma solução. Você também pode tentar algo mais "gerenciável" usando Openldap.

Citação

O ponto de montagem de diretório dos dois pode ser o mesmo?

Sim, mas pode virar uma bagunça geral.

Um abraço.

Postado
  anjoed disse:
Qual é a versão do FreeNAS ?

estou com a 8.3

Hosco Tecnologia disse:
Embora o ZFS seja padrão no FreeNAS, recomendamos a utilização de UFS. No ano passado atendemos um cliente que teve problemas ao migrar um conjunto de POOLs.

A proposta do ZFS é bastante ousada (sistema de arquivos + gestão de volumes) e tem todo o amparo da Oracle, mas a documentação e o conjunto de informações, principalmente em relação a troubleshooting, ainda é escassa.

Sim, é uma solução. Você também pode tentar algo mais "gerenciável" usando Openldap.

Sim, mas pode virar uma bagunça geral.

Um abraço.

Acho que não preciso de algo mais gerenciavel.. pode ser bem simples mesmo. Como eu disse, só preciso de dois usuários que tenham acesso aos arquivos, sendo um com permissão total e outro com permissão somente de leitura.. Não vejo como poderia virar bagunça..

Como este sistema já está com arquivos e sendo usado, vou montar o outro servidor com o UFS..

Postado

Tentei criando um grupo para cada usuário e não adiantou.. Tentei também colocando o ponto de montagem para o administrador na pasta principal e o ponto de montagem para o usuario limitado na subpasta e também não adiantou..

Seguem os prints das telas onde estou apanhando..

freenas01.th.png

freenas02.th.png

freenas03.th.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...