Ir ao conteúdo

Dúvida para ligar caixa de som antiga no Computador

giovanniac

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 caixas de som antigas que ligavam em aparelhos que tocavam vinil e como não tenho nenhum monitor de referência para mixagem queria usá-las, porém não sei se uma simples adaptação de cabos seria o suficiente (por exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479607443-cabo-divisor-1-para-2-rca-femea-x-macho-ou-vice-versa-_JM ), segue as imagens:

http://imageshack.us/photo/my-images/850/20130526112152.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/600/20130526112133.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/594/20130526112103.jpg/

Informações adicionais escritas nas caixa:

Impedância Nominal: 8ohms

Potência Máxima: 60w

Obrigado por qualquer ajuda!

Postado

Vou aproveitar esse tópico porque pretendo ligar caixa de som no pc a fim de criar rum ambiente de som bacana para jogos.

Quero adquirir uma caixa de som de 50watts.

Será que esse valor é muito grande, seria um estrondo?

Não entendo muito bem sobre amplificadores, mas quero começar a entender agora, então primeiro gostaria de saber a potência de um som que sai lá atrás na saida de áudio no gabinete do pc.

Sei que tem a impedância de entrada e impedância de saída, então alguém pode me indicar um esquema de amplificador de áudio de 50w não muito difícil de montar, e que seria o ideal considerando os valor de impedância e potencia do áudio do pc?

Tem a saída mono e saída estéreo, qual amplificador seria ideal para usar com dois autofalantes?

Se 50w for demais, me indiquem um esquema de amplificador de 20w.

Postado

A potencia de saida do pc e de aprox 15mW a 30mW....

impedancia se n me engano e de 16ohms..

50W se for real, e alto! Mas se você fizer dois amp para cada canal de 25W esta otimo! Para jogos e sera muito bom que o amp tenha boa qualidade na reproduçao de toda faixa audivel.

veja, esse amp com mosfet:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/174/

monte dois, ligue cada um em uma saida, use potenciometro duplo log..

Como e para pc, eu trocaria o C1 por um de 2.2uF, R1 por por um de 10K, e R7 por um de 15K!

Os falantes, se e para jogo, seria mt bom que tenha pelo menos 2 vias, se for 2 vias, use um midrange e um tweeter em cada lado... Use filtros para separar bem.

Se quiser no lugar do mid pode ser um woofer...

Se for usar 3vias, use um subwoofer, midrange, e um tweeter.

Use caixas acusticas de madeira de boa qualidade, quanto mais densao melhor!

volume interno bem calculada, eu aconselho q seja dutada, pois ja q e para jogos, tera graves estendidos.. então eles devem ser bem calculados..

Postado

Pra falar a verdade n acredito que essas caixas tenham 20w reais..

Esse amplificador, pode ate passar um pouco mais que 25W reais..

Essas caixinhas ja vem o amplificador.

Para um amplificador decente como esse, pode usar aqueles falantes de carro de 6" com potencia de pelo menos 20W rms.

Postado
A potencia de saida do pc e de aprox 15mW a 30mW....

impedancia se n me engano e de 16ohms..

50W se for real, e alto! Mas se você fizer dois amp para cada canal de 25W esta otimo! Para jogos e sera muito bom que o amp tenha boa qualidade na reproduçao de toda faixa audivel.

veja, esse amp com mosfet:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/174/

monte dois, ligue cada um em uma saida, use potenciometro duplo log..

Como e para pc, eu trocaria o C1 por um de 2.2uF, R1 por por um de 10K, e R7 por um de 15K!

Os falantes, se e para jogo, seria mt bom que tenha pelo menos 2 vias, se for 2 vias, use um midrange e um tweeter em cada lado... Use filtros para separar bem.

Se quiser no lugar do mid pode ser um woofer...

Se for usar 3vias, use um subwoofer, midrange, e um tweeter.

Use caixas acusticas de madeira de boa qualidade, quanto mais densao melhor!

volume interno bem calculada, eu aconselho q seja dutada, pois ja q e para jogos, tera graves estendidos.. então eles devem ser bem calculados..

cara, eu não tenho experiência nenhuma com caixs de som rsrs, desculpe a falta de conhecimento, então vou tepedir indicações de caixas e conselhos.

Primeiro, venho sanar duvidas sobre o amplificador. Na lista de componentes da fonte do amplif, o Trafo é de Transformador Primário 120/220V, Secundário 25 + 25v, é isso mesmo? E a corrente do secundário pode ser de quanto?

Agora no esquema do amplif, os pontos +33v e -33v são onde vai entrar a alimentação da fonte, correto? Os dois pontos INPUT são para a entrada de áudio do pc e os OUTPUT são a saída do amplif, procede?

E você me indicou montar dois amplif, é um para cada caixa?

Não entendi o uso do potenciometro duplo log, me explique melhor sua aplicação e para quê.

Me explique melhor também sobre as 2 vias, 3 vias que você citou, o que são elas?desculpe a leiguiçe rs

Acho que se você me mostrar um exemplo de imagem de uma caixa de som com essas vias e esses subwoofer, midrange, e tweeter vai ficar mais fácil, aí você me fala como farei as conexões.

Outra coisa, esse amplif é mono ou estéreo? qual fica melhor?

Postado

Sim as ligaçoes sao essas, mas as duas entradas e para um canal so, postivo e negativo, a saida a mesmo coisa.

eSse e um amp mono, pois so amplifica uma canal.

no plug p2, vão ter 3 fios, dois positivo e 1 negativo, o negativo você liga no negativo das duas placas, o positivo você liga cada um em uma placa..

As placas vão compartilhar a mesmo fonte, então o negativo delas sera o mesmo!

O trafo a saida e 25+25 e corrente de 8A pois serao 2 amplificadores desse.

A 8ohms ele pode te entregar em torno de 50Wrms!

2 vias, 3vias e o numero de fala tes q a caixa tera!

2vias: http://bjc.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/05/08intimusbookshelfspeakeri6b1pkscvy1.jpg

3vias: http://www.equipashow.com.br/admsite/pvdimg/SpeedVoice_SVT10-g.jpg

Vias e a quantidade de falantes para cada faixa de frequenica!

Para melhor qualidade, a 3vias e melhor. Como disse, um sub e um midrange e mais um tweeter, o sub reproduz os subgraves, o mid os medios, e o tweeter os agudos.

para ligar o sub, você usa um indutor em serie para impedir as altas, para o mid range, você usa um capacitor em serie com um indutor, para passa faixa, e o tweeter use apenas um capacitor em serie!

A caixa, deve ser uma madeira boa, a mais densao possivel! Por exemplo a que e Po prensado com cola...

os dutos sao as aberturar na caixa para controlar a pressao e a excursao do cone.

quando for montar o amp, o trimpot, deve estar ajustavel para a como se fosse um curto para que n queime os transistores de saida.

o valor dos capacitores da fonte deve dobrar pois o consumo dobrou.

Agora uma pergunta, que tipo de jogos sao?

Aprecio mt jogos também, tenho um sistema de som 500w reais HI FI! A caixa e 1 sub, tweeter e dois ferro fluid cooled em cada caixa. A qualidade e sensacional!

Vale a pena caprichar!

Postado

opa mroberto98, demorei, mas vamos lá, por partes:

eSse e um amp mono, pois so amplifica uma canal.

me explique melhor.

no plug p2, vão ter 3 fios, dois positivo e 1 negativo, o negativo você liga no negativo das duas placas, o positivo você liga cada um em uma placa..

todo plug p2 tem 3 fios? o fio negativo eu ligo no negativo do INPUT do esquema? e os fios positivos eu ligo no INPUT onde tem o capacitor C1? ou você quis dizer o negativo e positivos da fonte?

O trafo a saida e 25+25 e corrente de 8A pois serao 2 amplificadores desse

então cada placa vai funcionar com 4 amperes?

2 vias, 3vias e o numero de fala tes q a caixa tera!

2vias: http://bjc.uol.com.br/wp-content/upl...6b1pkscvy1.jpg

3vias: http://www.equipashow.com.br/admsite...ce_SVT10-g.jpg

Vias e a quantidade de falantes para cada faixa de frequenica!

Para melhor qualidade, a 3vias e melhor. Como disse, um sub e um midrange e mais um tweeter, o sub reproduz os subgraves, o mid os medios, e o tweeter os agudos.

para economizar grana devo ficar com a de 2 vias mesmo. a qualidade ainda será boa com 2 vias só, usando esse amplif.?

para ligar o sub, você usa um indutor em serie para impedir as altas, para o mid range, você usa um capacitor em serie com um indutor, para passa faixa, e o tweeter use apenas um capacitor em serie!

você pode me mostrar um esquema de como ligar o sub, mid e tweeter? onde eles estão no esquema do amplif?

quando for montar o amp, o trimpot, deve estar ajustavel para a como se fosse um curto para que n queime os transistores de saida.

me mostre melhor como ajustar esse trimpot.

Agora uma pergunta, que tipo de jogos sao?

Aprecio mt jogos também, tenho um sistema de som 500w reais HI FI! A caixa e 1 sub, tweeter e dois ferro fluid cooled em cada caixa. A qualidade e sensacional!

Vale a pena caprichar!

Pretendo usar para jogos de pc e alguns jogos mais antigos em emuladores, como snes, mega e outros.

Pelo que falou, seu som deve ser da hora mesmo!

Desculpe perguntar muito, mas na hora que eu engrenar e entender tudo, aí eu vou sozinho.

Postado

Cana lado possui um sinal diferente, esse amp so amplificara 1 lado!

a fonte alimentara os dois, ele deve ser de pelo menos 8A para boa qualidade, cada amp ficara com 4A.

2vias ficara bom sim!

http://blog.novaeletronica.com.br/img/Som-2-vias-cross-over.jpg

o ajuste no trimpot e para se obter a menor resistencia dele. Veja no esquema.

Totos plug P2 tem 3 contatos, 1neg e 1 pos de cada lado! O negativo você liga junto a referencia da fonte! O positivo você liga no capacitor de acoplamento na entrada.

Postado

http://blog.novaeletronica.com.br/img/Som-2-vias-cross-over.jpg

o ajuste no trimpot e para se obter a menor resistencia dele. Veja no esquema.

Totos plug P2 tem 3 contatos, 1neg e 1 pos de cada lado! O negativo você liga junto a referencia da fonte! O positivo você liga no capacitor de acoplamento na entrada.

o esquema do trimpot você fala do esquema acima ou mais lá em cima do eletrônica-pt?

de novo não entendi, esse capacit de acoplam é qual lá no esquema do eletrônica -pt? e a referencia da fonte q você falou é o -33v?

Postado

ok, eu vou tentando montar o circuito mas qualquer dúvida eu te pergunto.

se eu quiser usar um potenciômetro no lugar do trimpot pode?

qual o motivo de deixar a resistência do trimpot em certo valor? o que sua resistência implica na saída do som?

Postado

Para manter os transistor de saida cortados, primeiro deixo em valor min, depois q montar volte aqui e te falo o que deve fqzer depois, se deixar em min valor, com certeza a saida ira distorcer, se deixar em valor alto, poderá queimar os transistores...

e melhor um trimpot! Potenciometro e uma resistencia variavel, um trimpot e uma resistencia ajustavel!

o trimpot pqra esse amp e de baixo valor, alem de que o pot e grande e desajeitado para isso.

alem de que isso e para fazer ajustes tecnicos, n deve ser ajustado sempre, normalmente isso tem dentro de amp e apenas tecnicos fazem o ajsute.

Postado
Para manter os transistor de saida cortados, primeiro deixo em valor min, depois q montar volte aqui e te falo o que deve fqzer depois, se deixar em min valor, com certeza a saida ira distorcer, se deixar em valor alto, poderá queimar os transistores...

e melhor um trimpot! Potenciometro e uma resistencia variavel, um trimpot e uma resistencia ajustavel!

o trimpot pqra esse amp e de baixo valor, alem de que o pot e grande e desajeitado para isso.

alem de que isso e para fazer ajustes tecnicos, n deve ser ajustado sempre, normalmente isso tem dentro de amp e apenas tecnicos fazem o ajsute.

Então tá certo, semana que vem eu começo a montagem.

Sobre o trimpot, posso arrumar um de 500R mesmo como na lista de componentes?

Você disse: Como e para PC, eu trocaria o C1 por um de 2.2uF, R1 por um de 10K, e R7 por um de 15K!

Então posso adquirir esses valores mesmo, mantendo a tensão do C1 em 63V?

Postado

mroberto98, vou demorar acabar de montar o amplificador porque tem peça que é difícil encontrar aqui, o IRF9532. Outra coisa, tentei desenhar o circuito no PCB Wizard, mas tá difícil, quando o programa faz o circuito final eu vejo que algumas ligações não tem nada a ver com o esquema, não sei se é esse programa que não é bom.

Talvez no proteus eu consiga fazer isso, você pode me indicar um link onde posso baixar o proteus sem vírus e com licença livre? Uma vez me arrumaram o proteus aqui no fórum, mas quando instalei acusou vírus depois.

Postado
você pode baixar o programa direto da labcenter, ou com a chave de rwgistro gratis, esse e normal acusar virus!!!

Eu baixei novamente atrves de um link que eu salvei aqui, diz que tem licença até 2030. Quando baixei, passei o antivírus e acho uma penca de vírus rs.. to com medo de instalar e ter problemas. Me informe o link direto da labcenter para baixar, não consegui encontrar o link para dowload no site.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...