Ir ao conteúdo

Instalação de fans

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa mãe GA-H81M-H e um gabinete que já possui dois fans. Vou comprar mais 2 (mais potentes) e to com duvida de como conectar. 

1. 1 x 4-pin ATX 12V power connector
  2. 1 x CPU fan header
  3. 1 x system fan header

Isso significa que minha placa-mãe pode regular a velocidade do fan do processador e mais dois?

Se sim, o melhor seria os 2 fans de maior fluxo (83CFM) na placa-mãe, para serem controlados, e os outros dois (56CFM) direto de uma molex para 3 pinos 12V

• Membro VIP
Postado

Olá!

A primeira opção não é conector de FAN. É um conector de +12V com 4 pinos que vem da fonte para placa-mãe. Fica próximo ao processador.

A segunda opção é exclusiva do processador. Eu não achei o system fan dessa placa-mãe, mas se tiver, tem que ver quantos amperes ela suporta e quantos amperes tem cada cooler. A soma dos 2 não pode ultrapassar o suportado pelo conector. Não ultrapassando, você pode comprar um adaptador 2 fans para 1 conector.

Acredito que você terá que, ou ligar tudo em molex, ou comprar uma controladora de fans. Se for ligar em molex, compre os mais silenciosos possíveis.

Postado

Essa 4 pinos é a fonte alimentando a placa-mãe? Não fica disponível para uso?

Pretendia comprar o Aerocool Shark, com 83 CFM e 26dB no máximo... Outra opção seria o Sickleflow, com 69 CFM e 19dB...

Vou dar uma olhada na corrente do conector e depois edito aqui. O Aerocool Shark tem 0.3A e o Sickleflow é 0.35A

EDITADO

Na placa mãe nao indica nada perto do conector, a única coisa que eu vi foi um "36", mas acredito que nada indique...

No caso de querer conectar um fan ali, qual conector devo procurar? Molex para 3 pinos e mais o que?

E qual adaptador que existe para unir 2 fans em 1 system fan?

• Membro VIP
Postado

Olá!

Acredito que você pode ligar 2 fans nesse conector system fan (que é de 4 pinos) e usar um adaptador Y desse aqui:

http://www.performancesolutions.com.br/Adaptador-Akasa-Para-Fan-Y-PWM-/prod-868272/

O molex você usa para os que serão conectados direto na fonte.

Acho que o Sickleflow e o  Shark são de 3 pinos com adaptador para molex.

Você tem algum com conector de 4 pinos?

Postado

Os que já estão na CPU não sei quantos pinos são, mas nem irei mexer. Achei uma opção de controlador manual http://www.ebay.com/itm/3-5-Panel-4Channel-PC-Cooling-Fan-Speed-Controller-Ultra-Bright-LED-Lighting-/310854182566?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item48605a66a6 mas ele tem os conectores fêmeas...

E como descubro a tal corrente da system fan?

Usando esse akasa 4 pinos na system fan, meus fans de 3 pinos (shark) vão ser regulados automaticamente? Ambos? E a alimentação deles vai ser pela placa mãe? Não tem problema?

• Membro VIP
Postado

Olá!

Primeiro, esse controlador tem os conectores machos. Repare que tem um adaptador fêmea encaixado neles.

A corrente da system fan costuma a ser 1A.

Existe conector Y de 3 pinos também.

http://www.pirilamponet.com.br/informatica/2334795-adaptador-8dd-8-ps-em-y-para-cooler-3-pinos-tikoo.html

http://www.studiocase.com.br/cabo-adaptador-splitter-p_-2-fan-3-pinos-preto-nzxt-cb-3p-y-p661

Postado

Acabei comprando tudo na Guerra: o Aerocool Shark, um mouse pad e aquele adaptador para um possível futuro

O problema era que sites que tinham o Xtraflo não tinham o adaptador, fazendo com que eu tivesse de pagar mais em frente do que pelo adaptador. A loja também tinha o mouse pad que eu queria e tal... Acabou ficando melhor mesmo

Aliás, analisei dois aspectos também: A cooler master informa o Xtraflo com 84CFM e 36dB, enquanto o shark faz 83CFM com 27dB... A minha placa de vídeo tem uns 30dB no idle, segundo reviews, e não me incomoda. Tudo acabou se tornando mais favorável para o Shark...

@Math.Pi Muito obrigado por toda a ajuda!

Moderadores podem fechar o tópico...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...