Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos do fórum, obrigado a todos desde já pela ajuda.

Resumindo uma longa história:

Queria gerenciar duas conexões de internet, uma delas possui serviço de IP fixo, e ambas possuem roteadores wifi, que possuem regras de acesso de bloqueio de sites, e também de controle de banda para alguns computadores da rede. Outra rede externa acessa dados do SQL Server de um computador desta rede para rodar as aplicações. Minha dúvida é a seguinte: qual a melhor forma, ou a mais eficiente e de melhor manutenção?

- Com um único roteador dual wan.

- Através de um servidor com duas ou três placas de rede.

- Outra?

Em suma, gerenciar duas conexões para quando uma cair, outra assuma o lugar, possua controle de banda, e regras de bloqueio de sites por meio de domínios, palavras-chaves e ips.

* E sempre quando tem um bloqueio novo de site tenho que mexer nos dois roteadores, ou quando é inserido um novo terminal, tenho que balancear a carga da rede em ambas.

Agradeço desde já.

Postado

Olá Abared

Existem algumas formas de fazer isso, o que depende é de quanto está disposto a investir e do seu conhecimento.

Pensando em baixo custo e facilidade de gerenciamento, eu faria com Mikrotik, mas é preciso ter uma boa noção de redes para poder mexer com ele. Também encontra-se bastante documentação na internet a respeito dele.

Há firewalls no mercado capaz de fazer isto também, poderia citar SonicWall, Fortigate, dentre outros.

Ou ainda, se não quer investir muito, pegaria uma máquina com 3 placas de rede, no mínimo e poderia instalar o PFSense, que é um appliance com as funções que você precisa.

Postado

Olá Leo,

Primeiramente obrigado pelas dicas. Olhei sobre o Mikrotik e o PFSense. Ambos são SO's que podem rodar normalmente num pc com configuração básica e 3 placas de rede. Qual dos dois é melhor? Tipo oferece mais opções de configuração e mais intuitivo? Vi que o PFSense é open source.

Já o SonicWall eu visitei uma loja especializada que fornece o appliance e faz esse monitoramento. Porém neste caso, o serviço todo fica a cargo de terceiros, então eu rejeitei. Ou você diz que tem uma versão SO para ser instalado em um pc do SonicWall?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!