Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou querendo montar um "servidor de arquivos" com restrição de usuários. Ja pesquisei pelo forum e na internet. O que encontrei foram apenas sobre o linux e windows server.

Porém eu gostaria de saber se tem como montar um servidor caseiro com restrição de usuarios usando o windows normal.

Tipo: teriam acesso a pasta X apenas os usuarios cadastrados ou liberados para aquela pasta, usando senhas ou qualquer outra coisa.

tem como usar o windows comum para criar esse tipo de situação?

Postado

depois de me bater um monte na net, encontrei a resposta (fiz com windows xp, mas parece que ele tem limite de 20 usuarios conectados ao mesmo tempo)

no servidor, você tem que cadastrar cada usuário que fará acesso, por exemplo:

se uma das máquinas que acessará, pertence a paulo (e este é o nome de seu usuário)

na máquina servidor você tem que fazer também um usuário chamado paulo.

dai na maquina servidor, quando for compartilhar uma pasta, você tem que colocar lá nas permiçoes o usuário paulo (tem uma outra aba ali em compartilhamento que tambem tem que colocar o nome paulo, acho que é policies)

também tem que ir no:

painel de controle/opções de pasta/modo de exibição

e desmarcar a opção (usar compartilhamento simples etc...)

para adicionar os usuários no servidor eu uso o comando

menu iniciar>executar> compmgmt.msc

dai vai em usuarios e clica com o menu do mouse em novo e adiciona...

ai tambem você vê os grupos que ele pertencerá.

(lembre de tentar não dar permição para usuários como admin ou administrador, pois a maioria das maquinas xp é instalado com estes como padrão...

aliás pode até colocar, mas coloque uma senha forte nestes.

*como estes windows sempre dão uns paus, se tentar acessar uma máquina xp com o windows7 pode ser que ele dê como senha incorreta (mesmo estando certa)...

neste caso aça este procedimento retirado da internet:

[

gpedit.msc

Configuração do Computador>Configuração do Windows>Configurações de segurança>Diretivas Locais>Opções de Segurança:

*Segurança de rede: Nivel de autenticação LAN MANAGER (deixar enviar respostas LM e NTLM

*Acesso a rede: deixar que as permissões de todos os usuários sejam aplicadas a usuários anonimos (Habilitada)

]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!