Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, pretendo fazer um overclock no processador FX 6300 como descrito acima, quero colocar a 4.3 ghz, porém, estou fazendo isso por jogar Blade & Soul, jogo que exige muito do processador, mas pouco otimizado. O jogo só usa 2 núcleos do processador, por isso pretendo desligar 2 núcleos do meu processador e trabalhar com 4 núcleos a 4.3 ghz ao invés de 6 núcleos a 3.5 ghz.

 

O vcore padrão do 6300 é 1.36v, até onde eu pesquisei para 4.3ghz seria bom cerca de 1.4v de vcore, porém eis a dúvida, como eu desliguei dois núcleos do processador, quanto deve ser o vcore?

 

Se possível também gostaria de uma explicação de como calcular o vcore necessário.

 

E antes que me perguntem:

Mobo: GA-970A-DS3P

Fonte: Corsair 430w

Placa de vídeo: GTX 750 TI 2 GB TDP=75w

Processador: FX 6300 TDP=95w

 

Desde já agradeço.

Postado

O cooler é stock, por isso mesmo desliguei 2 núcleos, assim mantive a temperatura de antes do over. Na realidade a temperatura até abaixou um pouco, então a temperatura no momento não é problema.

  • Membro VIP
Postado

Overclocking não segue um padrão, ou seja, não é porque recomendaram 1,4v que você vai conseguir fazer igual, pode ser que consiga 4,3 GHz com menos de 1,4v ou pode ser até que necessite de mais de 1,4v, isso é relativo, então sugiro que aumente o multiplicador do CPU aos poucos e vá testando, quando apresentar as instabilidades, (travamentos, tela congelada, tela azul, resets) aumente o vCore aos poucos. Exemplo de 1,36v (padrão) tente 1,37-1,375v, sim é demorado, porém você vai encontrar o ponto ideal de estabilidade sem ter tensão excessiva.

 

Abraços.

Postado

Ok obrigado, no momento minha placa-mãe ainda não é esta que eu coloquei na descrição, estou esperando ela chegar e fiz os testes na placa-mãe antiga, assim que a nova chegar posto os resultados aqui.

Postado

Vou te falar uma coisa, Não faça Over.
Se você perguntar porque é o seguinte, eu também jogo Blade & Soul, tenho um FX-8350 4.1Ghz, tava sentindo um pouco de gargalo com a placa de vídeo, fiz over pra 4.5Ghz, não houve absolutamente diferença nenhuma.
Obs: 8 Núcleos a 4.5Ghz, já falo que é perda de tempo, jogos online nunca dão um resultado bom, aqui consigo jogar numa média de 70~120 fps em mapas solo, na Raid com o pessoal fico com 15 fps.
Sem contar que sua placa de vídeo tá mais que boa pra esse jogo.

Postado
Em 28/02/2016 às 18:02, Minayumi disse:

Vou te falar uma coisa, Não faça Over.
Se você perguntar porque é o seguinte, eu também jogo Blade & Soul, tenho um FX-8350 4.1Ghz, tava sentindo um pouco de gargalo com a placa de vídeo, fiz over pra 4.5Ghz, não houve absolutamente diferença nenhuma.
Obs: 8 Núcleos a 4.5Ghz, já falo que é perda de tempo, jogos online nunca dão um resultado bom, aqui consigo jogar numa média de 70~120 fps em mapas solo, na Raid com o pessoal fico com 15 fps.
Sem contar que sua placa de vídeo tá mais que boa pra esse jogo.

Então, ainda estou esperando chegar a placa-mãe pra fazer esse over com um mínimo de segurança, porém eu testei na placa-mãe antiga por uns 2 dias e o ganho chegou a mais de 10 fps com esse over. No meu caso valeu a pena sim.

Postado

A placa nova chegou, como disse que iria postar os resultados aqui estou eu.

 

O resultado foi que não precisei de overclock, era a nojenta da placa-mãe. Eu tinha uma ASROCK N68-S3 FX, placa que eu já sabia que não era indicada para a linha FX de processadores, por isso mesmo já tinha encomendado uma nova. O resultado foi que a placa-mãe nova resolveu o problema sem o overclock. Os 10-15 de fps de ganho que eu obtive com o overclock na placa-mãe velha, eu obtive sem overclock na placa-mãe nova e com muito mais estabilidade, sem travamentos aleatórios ao virar a camera in game.

 

Porém, agradeço aos membros do fórum pelas suas respostas e ainda pretendo fazer o overclock, porém depois de trocar meu gabinete e o cooler stock, afinal agora já não estou mais no desespero, estou conseguindo jogar tranquilo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...