Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou enfrentando sérios problemas com meu laptop. A máquina é um Dell Vostro v131 com o Windows7 instalado.  Após a instalação do WD My Passport  meu computador parou de funcionar. O HD externo foi comprado na loja Nagem do Plaza Shopping, Casa Forte, Recife.  Faz três dias que estou tentando recuperar a máquina, porém sem sucesso.

Os seguintes procedimentos foram realizados na tentativa de recuperar o Windows:

1-    Boot do sistema pelo hard drive e pelo cd original do Windows. Em ambos os casos o Windows informa erro de inicialização. Nenhuma das opções do menu de recuperação do sistema funciona devidamente (correção de inicialização, restauração do sistema, recuperação da imagem do sistema e Gerenciador Dell de Backup e Restauração) Também no menu de recuperação do sistema, o teste de memória não indica falhas. A correção de inicialização permanece de forma continua e não corrige o Windows.

2-    No menu de set up do BIOS, o diagnostico não indica problemas no sistema e as configurações estão de acordo com os padrões de fábrica.

3-    Dentro do prompt, aberto pelo menu de recuperação do sistema, os seguintes comando foram utilizados: bootrec/fixboot (bem sucedido); bootrec/fixmbr (bem sucedido).  Ambos fixboot e fixmbr foram comandados em x:\ (recuperação), d:\ (onde se encontrava a instalação do Windows de acordo com bootrec/scanOs).

4-    Utilizando a função da tecla F8 – iniciar em Modo de Segurança, Modo de Segurança com Rede e Modo de Segurança com Command Prompt, habilitar boot logging, habilitar resolução baixa de vídeo, ultima configuração, modo de restauração do diretório de serviços, modo de debug, etc.; não funcionam. O Windows não inicia e a tela fica escura em todas as opções.

5-    Utilizando a função da tecla F12 (Boot Options) -  A opção de boot pelo CD/DVD drive não está disponível,  o boot pelo hard drive ocasiona em erro de inicialização e a opção de “diagnostics” não resulta em erro algum.

6-    Também criei um CD de reparação do Windows 7 em outro notebook, mas não pude reparar o meu sistema.

7-    Finalmente, formatei todas as partições do  hard drive.

8-    Agora, quando tento reinstalar o Windows 7 utilizando o CD original que veio com a compra a instalação fornece a seguinte mensagem:  Nenhum driver de dispositivo encontrado. Certifique-se de que a mídia de instalação tenha  os drivers corretos e clique em ok. Depois dessa mensagem insiro o CD original que contem os drivers e utilities do meu Dell, mas a  mensagem continua sendo apresentada.

9-    Copiei os arquivos do CD original do Windows 7 para um USB drive, como também copiei os arquivos do CD (original) contendo os drivers e utilities do Dell Vostro v131. Iniciei o computador utilizando o boot menu (F12) e fiz o boot pelo USB e agora estou recebendo o seguinte erro:  Realtek PCIe GBE Family Controller SeriesV2.43 (08/25/11); PXE-E61: Media Test Failure, Check Cable; PXE-M0F: Exiting PXE ROM

10- Também removi o HD do notebook, conectei a outro computador e fiz a formatação (não rápida) do HD no formato NTFS. Acontece que o HD em questão é de 1TB, mas quando fiz a formatação o menu de formatação indica que ele tem apenas 492 MB de espaço. O que isso quer dizer? Que as informações contidas no HD advindas da antiga instalação do Windows 7 não estão sendo acessadas? Não podem ser acessadas?

Finalmente, reinseri o HD no meu notebook pessoal e quando faço o boot (F12) selecionando a inicialização pelo CD/DVD ROM recebo a seguinte mesma mensagem de anteriormente: O driver de dispositivo  de cd/dvd ROM não está disponível.   

Diagnóstico Dell - 20160418_212839.jpg

Configuração do BIOS - 20160418_211149.jpg

Realtek PCIe Family Controler - 20160418_210814.jpg

Postado

Esta última mensagem significa que o sistema está procurando iniciar o boot pela Rede (Realtek....PXE...) pois não encontrou nenhum dispositivo, ou um drive, para iniciar o boot.

A primeira coisa a fazer é um reset na BIOS, de preferência tirar a pilha que alimenta a BIOS por alguns minutos.

Quanto ao disco ele perdeu a Tabela de Partições, terá que tentar um clean pelo diskpart, isso se ele não danificou mais seriamente:

voce pode colocar em outro computador, abrir o CMD como Admin e dê Enter após cada comando:

diskpart

list disk (irá listar os discos no computador)

select disk 3 (onde 3 é o disco desejado)

clean

convert mbr (irá criar uma nova Tabela de Partições no formato MBR)

create partition primary align=4096  (irá criar uma partição com todo o espaço do disco)

format quick fs=ntfs

exit (para sair do diskpart)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...