Ir ao conteúdo

Hp Multifuncional Ou Hp 2400 ?

Posts recomendados

Postado

Estava já resolvido a comprar por 300 reais o Scanner HP 2400:

- 48 bits

- Resolucao de Hardware: 1200 x 1200 dpi

- Resolucao de digitalizacao otica: 1200 dpi

Quando saiu hoje no jornal uma promocao da HP, vendendo a multifuncional PSC 1315 por 500 reais mais meu scanner genius escangalhado.

A pequena diferenca de 200 reais compensa se pensarmos que ganho, alem do scanner, uma copiadora e uma impressora com a fantastica resolucao de 4800 x 1200 dpi a 12 ppm, uma maravilha em comparacao com a minha atual HP 840C de 600 x 600 a 5 ppm.

Assim, fiquei entusiasmado com esta multi-funcional, mas observei que o scanner dela é um pouco inferior ao da HP 2400. Eis suas especificacoes:

- 36 bits

- Resolucao de Hardware: 600 x 2400 dpi

- Resolucao de digitalizacao otica: 600 dpi

Considerando que pretendo usar este scanner para capturar fotografias a fim de serem visualizadas na TV, via foto CD ou DVD (editado no PP), gostaria de saber se esta resolucao (600 x 2400), embora inferior ao do scanner HP 2400 (1200 x 1200), se ela seria suficiente para capturar fotos de boa qualidade para a TV.

Parece que existe um limite na TV que seria o do padrão NTSC: 720 x 480. Dessa forma, parece que não adianta ter elevadas resolucoes, pois tanto uma fotografia capturada com resolucao 720 x 480 dpi, quanto outra capturada com 2400 x 2400 dpi, ambas apresentariam a mesmissima qualidade de foto na TV, pois estariam limitados pelo padrão NTSC. Seria isso mesmo?

Eu não sei se estes "dpi" que indicam a resolucao do scanner é a mesma medida que indica a resolucao de video NTSC. Se for (penso eu que seja), me parece que um scanner que captura com ate 600 x 2400 dpi, produzira uma imagem de TV pobre em termos de colunas, pois ele so captura 600 dpi, enquanto o padrão de video teria 720 dpi. Tambem não sei se esta diferenca de 120 dpi produziria uma diferenca significativa e facilmente perceptivel ao olho humano quando visualizado na TV.

Para encerrar, a multi-funcional informa que apresenta uma resolucao de digitalizacao aperfeicoada de 19.200 dpi. não sei bem o que significa isso, mas imagino que seja algum processo de interpolacao que, me parece, aumenta a quantidade de pixels, sem aumentar a qualidade da imagem, num processo semelhante ao do zoom numa filmadora, quando ultrapassa a capacidade do zoom otico. Ou seja, eu poderia ate optar por capturar com 720 x 480 nesta multi-funcional, mas estes 120 pixels acima dos 600 seriam obtidos por esse processo de "digitalizacao aperfeicoada". Gostaria de saber se a qualidade da imagem capturada atraves desse recurso seria bem parecida ou se seria muito inferior a imagem capturada por um scanner que permita capturar 720 x 480 atraves de sua resolucao otica, tal qual o scanner Hp 2400 que captura ate 1200 x 1200 dpi.

Em resumo, me parece muito vantajoso optar pela multi-funcional (principalmente pela fantastica resolucao de impressao), mas gostaria de me certificar de que ela tambem ira me permitir obter uma qualidade de foto para exibicao na TV estão boa quanto a HP 2400, ou, pelo menos, não muito inferior.

Os links para a multi-funcional e do scanner referidos sao:

http://h30092.www3.hp.com/store/config.asp...mode=highlights

http://h30092.www3.hp.com/store/config.asp...BR-Q3841A%23ABM

Obrigado.

[]s

Pinto

Postado

A PSC 1315 trabalha com tecnologia de digitalização chamada CIS (contact image sensor), e o scanjet 2400 trabalha com uma tecnologia chamada CCD (Charge Coupled Device).

A tecnologia CCD é a tecnologia com lâmpada de flúor, que necessita ser "aquecida", o que significa que ela vai ser carregada com uma quantidade de volts, e ela visa melhor qualidade em detrimento da velocidade. A tecnologia CIS da multifuncional trabalha com um conjunto de leds azuis vermelhos e brancos, que acesas juntas, formam uma luz branca. Ela não chega na potencia da luz de uma lâmpada, mas é mais rápida (Maior velocidade em detrimento da qualidade).

Porém, essa primeira "lâmpada" de 600 dpi é para velocidade, e a segunda, para qualidade. Não é muito perceptível a diferença entre as duas (só para os muuuiiitos observadores) ou para quem trabalha com imagens. Na hora de digitalizar, os dpis otimizados funcionam assim:

O SW pega dois pontos na imagem e realmente interpola, joga pontos de cores semelhantes entre estes dois pontos, portanto melhora mesmo a qualidade da imagem (tá certo q o tamanho do arquivo aumenta para k#@$# :zoio: )...

Na minha opinião, a melhor escolha seria mesmo a psc...

Espero ter ajudado...

Abraços!!

:bandeira:

Postado

Valeu as informações, irmão!

Mas, me tire ainda uma duvida: A resolucao do scanner (em dpi) e a resolucao da TV (padrão NTSC 720 x 480 pixel) se equivalem? Ou seja, se eu capturar em 720 dpi no scanner, eu estarei capturando na resolucao exata para a TV ou uma resolucao não tem nada a haver com a outra, vista uma ser em pixel e a outra em "pixel por polegada" (dpi) ?

Em outras palavras, quando eu capturo em 720 dpi eu estou gerando um arquivo com 720 pixels de largura ?

Caso sejam coisas realmente distintas, qual seria a melhor resolucao do escanner para obter uma figura na resolucao da TV, ou seja, com 720 colunas ?

Ultima pergunta: você disse que ao capturar com 1200 dpi eu obtenho uma imagem de qualidade bem superior ao capturar com 600 dpi. Imagino que esta diferenca fique nitida ao imprimir a fotografia. porém, numa TV que tem resolucao fixa em 720 x 480 (padrão digital NTSC) esta diferenca de qualidade tambem sera significativa, ou seja, nitida ao olho humano? Ou, como esta resolucao da TV é, de certa forma baixa, a foto capturada com maior resolucao acaba sendo limitada pela baixa resolucao da TV de modo que tanto a foto capturada com 600 dpi quanto a foto capturada com resolucao maior, sao exibidas sem diferencas signiticativas na tela da TV ?

[]s

Pinto

Postado

Na realidade, existe um dispositivo na multifuncional que comepensa a falta de qualidade da digitalização óptica de 600... (600x1200), que é o de 1200... Tive a oportunidade de trabalhar com os dois equipamentos (bem como o restante da linha de scannes e multifuncionais), e a diferença, pelo menos na impressão.

Quanto aos 720, eu creio que os 720 da ntsc são para a tela inteira (que alguém me corrija se estiver errado, mas penso assim), enquanto nos scanners, a resolução é medida em dpi (dot per inch - pontos por polegada).

Eu digitalizei uma figura e visualizei num monitor de 17 polegadas, na resolução 1024x768, e ficou joinha, e eu usei a resolução de 1200 dpi...

:bandeira:

• 1 ano depois...
Postado

Eu tambem estou interessado no HP 2400.

Com relação aos DPIs e Pixels vocês estão fazendo uma grande confusão.

Os pixels são os pontos de uma imagem, DPI são qntos pontos são formados por polegada. Uma imagem pequena de 4"x3" (aprox. 10x8 cm) teria em 600 DPI 2400x1800 pixels!

Claro que quando se quer uma imagem para a TV melhor escanear um pouco mais que 720x480 para ter mais informações para trabalhar nos programas de edição de imagem e depois reduzir, no Photoshop por exemplo, com bicúbico ou melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...