Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite caros colegas!

Como os tempos estão um pouco difíceis, estou pretendendo fazer um "UP" de memória em um velho guerreiro que vem me ajudado bastante nos estudos e até em tarefas mais "pesadinhas". :D

Tenho um notebook da Dell com configurações modestas, dentre elas:

Processador i5 Terceira geração
Memória 4GB DDR3 1600MHZ}-------| 6GB Total
Memória 2GB DDR3 1600MHZ}-------|
GPU Nvidia GTX 625M
HD 1TB 5400 RPM

Como eu disse, um computador modesto, mas que não deixa na mão em tarefas do "dia a dia", ou até mesmo em atividades um pouco mais forçadas como CAD, Blender e etc.

Gostaria de "Upar" esse velho amigo trocando o pente de memória de 2GB por um de 4GB para totalizar 8GB (Total que a placa-mãe suporta). :thumbsup:

No entanto, tenho sérias dúvidas a respeito de qual memória adquirir, justamente por conta do Dual-Channel que seria de grande valia estar ativo após o implemento da nova memória.

Penso em comprar uma memória que vi na Kabum, com características muito semelhantes a que o computador já possui.

Mas as perguntas chave são:

1# Se eu comprar essa memória o Dual-Channel vai funcionar? :confused:

2# Compensa em questão de valores a aquisição desta memória, ou uma mais barata sairia mais "custo-benefício"?

3# Me recomendem uma memória caso necessário. :thumbsup:

4# Ainda existe essa "coisa" de memórias iguais para funcionar o Dual-Channel, ou isso já mudou com as novas tecnologias? :huh:

OBS: O computador veio de fábrica com 6GB de memória, sendo os pentes de 4 e 2GB respectivamente, e usando programas constatei que ESTÃO EM DUAL-CHANNEL. :exorcize:

# Informações importantes:

Memória que quero adquirir:
http://www.kabum.com.br/produto/58471/memoria-kingston-hyperx-impact-4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl9-hx316ls9ib-4

Memorias presentes no computador:
memoria.PNG  memoria 2.PNG

Muito obrigado pela ajuda de vocês e aguardo o retorno! ^_^

Postado

Primeiramente seu notebook é pai do meu *_* Inspirion r15 tambem i3 3geração com a gtx 630m

Segundamente* Ve se sua placa tem suporte a dual-channel nem todas oferecem. procura o modelo da placa-mãe.

5 minutos atrás, viniR15 disse:

4# Ainda existe essa "coisa" de memórias iguais para funcionar o Dual-Channel, ou isso já mudou com as novas tecnologias? :huh:

Na realidade nunca houve isso. memoria em dual-channel deve ser iguais pois evita alguns problemas de hardware e compatibilidade, já que tem que ter mesmo bus, mesma capacidade bla bla bla. porém é claro que é muito aconselhável serem memorias iguais

Citação

Para ativar o Dual Channel necessita-se de pelo menos um par de memória com propriedades parecidas, entre elas obrigatoriamente deve estar a densidade. Memórias de capacidades diferentes não rodam juntas em Dual Channel na maioria das placas mãe, salvo aquelas que possum um chipset que suporte o Flex Mode. Memórias com freqüencias iguais são recomendadas, para assegurar compatibilidade.

Fonte:http://www.hardware.com.br/comunidade/dual-channel/777823/

Postado

@Paulo_silver  Obrigado pelas respostas!

Eu já tinha pesquisado em vários tópicos abertos aqui pela comunidade, mas não encontrei nada que respondesse as minhas perguntas, porque o caso do meu notebook contraria muitas afirmações ditas por vários usuários.

17 minutos atrás, Paulo_silver disse:

Primeiramente seu notebook é pai do meu *_* Inspirion r15 tambem i3 3geração com a gtx 630m

Segundamente* Ve se sua placa tem suporte a dual-channel nem todas oferecem. procura o modelo da placa-mãe.

Na realidade nunca houve isso. memoria em dual-channel deve ser iguais pois evita alguns problemas de hardware e compatibilidade, já que tem que ter mesmo bus, mesma capacidade bla bla bla. porém é claro que é muito aconselhável serem memorias iguais

Fonte:http://www.hardware.com.br/comunidade/dual-channel/777823/

A placa-mãe é compatível com o Dual e pela afirmação da citação que você anexou, acredito que o chipset deva mesmo ser Flex Mode, pois como eu afirmei acima o note veio de fábrica com memórias de tamanho diferente e com o Dual-Channel ativo.

Mas preciso mesmo da confirmação se a memória que quero comprar vai funcionar, essa é a minha principal dúvida, por isso coloquei até em vermelho. :)

Só uma correção, acredito que seu notebook seja também um Intel core i5 correto? Você escreveu i3.:huh:
E no caso da placa de vídeo o meu é uma GTX625M que é um pouco mais humilde que a sua.^_^

Novamente agradeço a sua colaboração e espero também a resposta de mais usuários aqui do fórum!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...