Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O texto vai ficar grande, porque vou tentar explicar direitinho.

Tenho esse PC há 2 anos e 2 meses:

AMD FX-6300
2x4gb de RAM
Sapphire r9 280 3gb
EVGA 430W
HDD 1Tb

De duas semanas pra cá o meu PC desligou 5 vezes, uma mexendo no menu do CS:GO, duas jogando CS, e duas jogando NBA 2k17.
Nesse meio tempo eu joguei também CS e uma partida de LoL, mas aconteceu só 5 vezes.

quando dá o problema a tela fica cinza escura, com listras finas verdes na horizontal, aí reinicia e volta a funcionar, porém algumas vezes apareceram artefatos verdes logo na tela que mostra a placa-mãe e depois na que tem o símbolo azul do Windows 10 pouco antes de carregar o Windows.

Depois da 4ª vez eu fiz um teste de estabilidade com o AIDA64, as temperaturas ficaram normais, o PC não desligou.

Aí eu fui jogar um pouco de NBA, mal entrei no 1º jogo o PC morreu, tentou reiniciar mas não 'bootava'.
Todos os Coolers estavam funcionando, o LED que tem na Sapphire r9 280 tava ligado, mas nada de boot.

A primeira coisa que fiz foi limpar tudo, contatos, ventoinhas, slots.
Conectei tudo e não adiantou.

Tentei ligar sem 1 pente de RAM, nada.

O PC só ligou quando eu desconectei os 2 cabos de energia da placa de vídeo e troquei o vídeo pra vga onboard da placa-mãe.

Deixei a vga no slot (mas sem energia) e fui dormir pra esfriar a cabeça.

Agora pouco eu fui fazer mais uma tentativa, coloquei o PC pra 'bootar' sempre na entrada Onboard e conectei a R9 280 na energia e no slot, mas continuei com o cabo VGA na entrada onboard...

O PC LIGOU! 

Fui no gerenciador de dispositivo e estava reconhecendo que tinha hardware novo, instalei o driver de vídeo, reiniciei o PC, coloquei pra 'bootar' com prioridade no slot PCi e to aqui escrevendo isso com a placa lá funcionando.

Mas... estou com medo do que possa acontecer se eu entrar em algum jogo.

Vocês acham que a VGA estragou? A fonte não tá aguentando mandar energia pra ela quando ela tá sendo usada em jogos? Os artefatos significam algo? Pode ser problema com esses 2 últimos drivers da AMD (um do dia 20/12 e um do dia 09/01)?

Abs.

Postado

Amigo a uns dias atras enfrentei o mesmo problema, porém o PC dava tela azul e depois essas listras, fiz os testes básicos pra quando da tela azul e acabou que descobri que a memoria RAM deu pau, sorte minha que eu tinha dois pentes e só um deu defeito. Se tiver dois pentes faça teste com os dois pra ver se é algum deles com defeito,se tiver só um pente de RAM, passe uma borracha na parte dourada e depois um pano macio e ver se para com os problemas.

Obs: Lavei com Álcool isopropílico também :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...