Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Inicialmente peço desculpas por criar esse tópico já que postei isso dentro do tópico esclarecedor sobre estabilizadores, filtros de linhas e NoBreaks, mas como lá tive apenas uma resposta, estou criando esse tópico porque realmente quero mais algumas opiniões.

Gente estou com um problema e gostaria de ajuda. Decidi não criar um tópico porque acredito que ela se enquadra nesse já existente. 

Seguinte, há um tempo meu computador reinicia ou desliga sozinho. Quando ele reinicia aparece uma mensagem do software "antisurge" da placa-mãe dizendo que o computador foi reiniciado por conta de um surto de energia. Quando o computador só desligava, eu o religava e nenhuma mensagem de erro aparecia. Esse problema veio se tornando cada vez mais frequente, porém não há nenhuma relação com tempo de uso do computador nem com atividade desempenhada: Há casos que ele desliga após 10 minutos de uso, e tem dias que ele funciona normalmente por 10 horas seguidas até desligar; Tem vezes que ele desliga enquanto estou navegando normalmente na web, e outras vezes ele está quase em "full load" rodando jogos e nenhum erro ocorre. Eu achava que era algum problema de software ou da memória RAM.

Há cerca de três semanas meu computador começou a desligar com muito mais frequência, até que uma hora ele desligou e não ligou mais, tinha certeza que a fonte tinha quebrado. Levei ele até onde tinha comprado a fonte (tem apenas 1 ano de uso), e lá ele ligou e funcionou normalmente durante 3 horas que fiquei lá. Me orientaram que o problema devia ser no cabo da fonte ou na rede de minha casa, já que lá o computador funcionava sem problemas.

Quando retornei para casa, o computador voltou a desligar sozinho e eu só conseguia religá-lo caso trocasse de tomada (?). O apartamento em que moro é novo, tem menos de 2 anos de construção e achei muito improvável que o problema fosse nas tomadas, e mais plausível que fosse de fato no computador. O levei até o escritório onde trabalho e lá ele funcionou normalmente durante o final de semana inteiro, sendo que no final de semana que ele ficou em casa ele deu problema 5 vezes.

Assim, estou quase convencido de que o problema de fato é na rede elétrica de meu apartamento. Gostaria de saber se nesse caso seria útil um Nobreak off-line (não vou gastar muito dinheiro em um on-line) ou se ainda assim as desvantagens do "estabilizador" que ele possui são mais prejudiciais. Obrigado desde já.

Motivos pelos quais acredito que seja problema do PC e não do meu apartamento: nenhum outro aparelho elétrico em minha casa dá problemas, TVs, geladeira, forno elétrico, secadora, funcionam normalmente, as luzes não piscam, não há chiados nos aparelhos, nada anormal a não ser meu computador.

Motivo pelo qual acho que é minha casa e não o meu PC: Ele só dá problema na minha casa...

PC: Mobo - M5A78l-M, FX6300, VGA RX380, Fonte EVGA 600W 80+ bronze.

Postado

@Rodrigo HangBoa tarde e seja bem-vindo ao Clube.

Notei que sua placa-mãe é uma Asus,o problema em questão é causado por causa do recurso ''AntiSurge'' que está habilitado na bios,aqui está um vídeo ensinando a desativá-lo.

Retorne e relate se o problema persistir,att.

- 

Postado

@Black Heart Ah sim, eu vi na internet que esse software dá muitos problemas. Me enchi de esperança, mas mesmo depois de desativá-lo na BIOS o PC continuou desligando sozinho. O reativei depois que o PC desligou mesmo com ele desativado.

Postado

@Rodrigo Hang Sugiro que contate a empresa responsável pela energia elétrica para verificar se há de fato um problema na rede,pois caso seja este o problema,poderá ser resolvido sem custos com aquisição de peças extras.Você usa estabilizador?

Postado

Não, ligo o PC diretamente na tomada. Quando o meu PC funcionou normalmente no escritório, passei a achar que minha casa poderia estar com quedas de tensão e então pensei em comprar um NoBreak, mas depois que li o tópico sobre eles já não sei se vale a penas por conta das ondas "semi senoidal" e dos problemas do estabilizador.

Postado

Contate a fornececedora de energia e solicite uma verificação.Fiz isto aqui em casa há quase 3 anos,depois de prejuízos com discos rígidos e fontes queimados,então passada 1h,o problema estava resolvido.

Postado

Mas a empresa de fornecimento não alega ser responsável apenas pela energia da via pública até a ligação com a residência, e dentro é de responsabilidade do particular devendo ele contratar um eletricista? De qualquer forma você me deu uma ideia, irei entrar em contato com eles.

Postado

Sim,é verdade,no entanto não custa tentar

• 11 meses depois...
Postado

Fala Rodrigo, descobriu o problema?

Criei conta aqui só pra te perguntar isso mas não consigo mandar MP.

Estou com o mesmo problema.

Deu um upgrade no pc e ele começou a desligar quando jogava algo mais pesado.

Testei todas as peças separadamente e nada deu problema.

Levei meu pc pra casa de um amigo e nao deu problema.

Comprei um Nobreak e o problema persiste.

Acho que vou ter que vender o PC e comprar um notebook.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...