Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola amigos , bom eu tenho um canhao de led ir esta funcionando direitinho so que este canhao de luz fica ligado direto ele nao tem aquele ldr para controlar o acendimento quando faltar iluminaçao , tenho tambem um ldr que retirei de sensor de presença  , gostaria de poder adaptar este ldr neste canhao de ir , quais os componentes e como faço a montagem , o canhao de led ir tem 32 leds de 8mm e esta sendo alimentado com 12V ( a mesma tensão da camera onde ele esta instalado) alguem ai pode me dar uma dica de como montar o esquema eletrico desde ja agradeço a atençao . valeu abs.

Postado

Como não sei a corrente e como isso funciona eu colocaria um relé para controlar a abertura e fechamento do do circuito que alimenta o teu canhão.

Um exemplo:

Circuito-de-Sensor-de-Luz-com-LDR.gif

Fonte: AQUI

você pode ligar no comum (C) e no normalmente fechado do relé ou no normalmente aberto* dependendo do caso para controlar teu circuito.

Tem mais simples por ai, mas tem que ver o transistor que usar dependendo da corrente... e ai complica X)

Postado
Em 10/05/2017 às 21:26, Bommu Perneta disse:

Como não sei a corrente e como isso funciona eu colocaria um relé para controlar a abertura e fechamento do do circuito que alimenta o teu canhão.

Um exemplo:

Circuito-de-Sensor-de-Luz-com-LDR.gif

Fonte: AQUI

você pode ligar no comum (C) e no normalmente fechado do relé ou no normalmente aberto* dependendo do caso para controlar teu circuito.

Tem mais simples por ai, mas tem que ver o transistor que usar dependendo da corrente... e ai complica X)

ola obrigado pela resposta e desculpe pela demora , bom eu queria um projeto que ocupasse o minimo de espaço pois vou deixar junto da caixa da camera , bom a fonte que eu estou usando é 12V  1A  , os leds estão ligados em serie divididos em 4 grupos de oito leds 

Postado

Não entendi essa ligação ... 8 leds em série sendo otimista na tensão deles daria 2,2V cada(mas acho que é 3V para cima). Então fica 8*2,2=17,6V e você está alimentando com 12V não deveria ligar... tem algo errado ai.

Melhor usar um multímetro para medir a corrente... ou to muito ruim em física X)

adicionado 1 minuto depois

se fosse uma fonte de corrente... drive ou sei lá ... mas fonte de tensão não rola.

Postado
5 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Não entendi essa ligação ... 8 leds em série sendo otimista na tensão deles daria 2,2V cada(mas acho que é 3V para cima). Então fica 8*2,2=17,6V e você está alimentando com 12V não deveria ligar... tem algo errado ai.

Melhor usar um multímetro para medir a corrente... ou to muito ruim em física X)

adicionado 1 minuto depois

se fosse uma fonte de corrente... drive ou sei lá ... mas fonte de tensão não rola.

o vendedor disse que a tensão deles é 1.5 V eles acendem normalmente quando ligo a fonte ,http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707253679-led-infravermelho-viso-noturna-8mm-10-pcs-so-r780-_JM

Postado

Agora estamos falando ^^ 1,5V. 8*1,5=12V.

Vamos dizer que no mundo ideal eles peguem 40ma por faixa ... então dá 40*4= 160mA consumido da fonte. O transistor tem que gerar no mínimo isso depois do ganho...

AQUI

Nesse link acima olha em "Sensor de sombra"... você usa o potenciômetro para ajustar a corrente da base do transistor dependendo do quanto de luminosidade você quer que ligue o sistema. Quando mais aumenta a resistência menos corrente vai para base e quanto mais luminosidade menos tensão vai para a base do transistor*... Esse negócio é um divisor de tensão... que vai ativar ou não o transistor*

Surgiu uma dúvida por nessa configuração a tensão vai ficar 11,7V... claro vai ter perdas ai no caminho, se tua fonte gerar mais que 12V um pouquinho acredito que resolva. Se não der certo esse circuito do relé ai em cima não vai ter esse problema.

Postado

ops esqueci de comentar.... Nesse circuito tem o R3, né? Pois é, tira ele pois o teu circuito já está trabalhando como deveria e não precisa de um controle de resistência X)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...