Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Nvme m.2 desabilita sata?


Posts recomendados

Oi pessoal tudo bem? To precisando tirar uma dúvida, montei meu novo setup. To com uma b250 + 7600k usando atualmente 2 ssds que antes eu usava em raid0. Essa placa nem tem a opção mais de raid0, ai comprei um SSD 960 EVO MZ que é um ssd m.2.

 

Mas me disseram que quando se usa um SSD M.2 Você perde duas portas satas, isso é verdade? Se sim quais portas vão ser desabilitadas? Ai vou tirar um ssd sata e o meu drive de DVD que não serve mais pra nada e vai dar lugar a um reservatório de baia pro meu custom. 

 

So preciso saber se é só ligar as satas de qualquer jeito ou tem algum macete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso falar besteira, mas acredito que não.

Em vista que maioria dos chipset tem mais de 4 portas nativo, ainda maiss  essse seu  processador que é  bem forte.

o  m2 é via pci, sendo assim  deve vim direto a linha de dados via  chipset.

 

Fazendo uma observação sobre o raid.

Raid em placa-mãe via bios é um fake raid, ou seja não deixa de ser raid software, mas se trocar de placa-mãe ou vir a dar algum problema, a recuperação é zero.

 

nesse quesito recomendo raid via sotware, funciona muito bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter eu to na mesma que você. To no aguardo de um Corsair Force MP500 de 120Gb. Pelo que vi no manual da minha placa-mãe, o único "conflito" é q não pode usar a SATA_1 enquanto se usa o NVMe M.2.

 

Quanto ao RAID @LucasColiveira, tenho a mesma intenção, posteriormente, com 2 SSD´s comuns de 120Gb, para totalizar os 240Gb. Sempre usei o Software RAID, até porque nunca tive placa controladora. Perde-se muito em desempenho? Alem do "perigo" de se perder arquivos, não usarei nada de critico, apenas as instalações dos games...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Secco

 

Então eu trabalho com servidores dedicados etc, então faço raid seguidamente.

Na controladora dedicada, se tem muito mais opções e controle, sem contar segurança em dobro, com as controladoras com bateria e melhor ainda as com cache dedicado.

Mas respondendo de maneira direta, em uso normal não, a diferença não é tão gritante a ponto de fazer compra-lo uma.

 

Utilizo em alguns servidores Raid0 com ssd da ocz, desempenho é simplesmente maravilhoso, atualmente tenho um com 2x512 em raid0 software no Debian 9, ficando uma média de 900mb/s tanto em leitura como em gravação.

 

Uma dica de quem usa linux com ssd, é utilizar partição ZFS, assim passa dos 2gb/s hehe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agradeço a resposta de todos, mas tipo só to "grilado", porque um amigo disse que na placa dele (chipset z170) quando ele colocou um m.2 desabilitou duas satas, mas perdi o contato com ele pra perguntar se foram satas aletatórias ou se simplesmente não podiam usar as 6 ao mesmo tempo. Depois pesquisei e vi que com as z270 e B250 era a mesma coisa

 

Atualmente eu uso as 6 satas da placa-mãe, porém duas delas estão conectadas num adaptador externo que eu uso em 2 e-satas.

 

Vou tirar o leitor de CD e um SSD interno e queria saber se quando eu por esse SSD (que ta pra chegar ainda)

 

http://www.ebay.com/itm/152508523212?ul_noapp=true

 

Vou ter que fazer alguma ligação diferente nas minhas satas, porque vou refazer o cable management amanhã pra por umas outras coisas na máquina.

adicionado 5 minutos depois
14 horas atrás, Diego Secco disse:

@shorenter eu to na mesma que você. To no aguardo de um Corsair Force MP500 de 120Gb. Pelo que vi no manual da minha placa-mãe, o único "conflito" é q não pode usar a SATA_1 enquanto se usa o NVMe M.2.

 

Quanto ao RAID @LucasColiveira, tenho a mesma intenção, posteriormente, com 2 SSD´s comuns de 120Gb, para totalizar os 240Gb. Sempre usei o Software RAID, até porque nunca tive placa controladora. Perde-se muito em desempenho? Alem do "perigo" de se perder arquivos, não usarei nada de critico, apenas as instalações dos games...

 

Pois é @Diego Secco  mesmo caso provavelmente, qual seu chipset?

 

Eu sempre usei raid desde 2009 nos meus pcs, ai agora vem essas placas mães novas que só da pra fazer raid com o chipset top de linha kkk. Por isso decidi comprar logo um m.2 pra parar com essa neurose minha. Eu sempre usei pras minhas raids ou uma controladora PCI ou a própria controladora da placa-mãe, raid via software sempre ouvi que a questão não é se vai dar problema, mas sim quando vai dar problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter Bom dia! Aqui uso o B250, de uma Asus Prime B250M-Plus. Pelo manual dela, foi o que o @rodrigo.dcvieira disse, apenas "se" utilizar um SSD M2 no modo SATA, conforme manual: 

 

No meu caso, eu tenho que utilizar a M2_2, para ter o PCIe X4 disponível. Como não pretendo utilizar a Memoria Optane, vai dar certo.

 

594ba9e6924cb_HangoutsdoGooglediego@fadigaemardula_adv_br.jpg.cecc8ef06f6cbee2214341c4137f5921.jpg

 

@LucasColiveira Bom dia! Bom saber da partição ZFS. Aqui onde trabalho tenho servidores Dell/HP, e faço o RAID 1 pelas controladoras deles. As maquinas aqui, são todas virtualizadas com Vmware ESXI Free, mas nada que dependa muito de desempenho. 

 

Quanto ao RAID na minha maquina, relendo o manual aqui, acho que não será possível, pelo menos não pela BIOS. Por Windows, sei que tem jeito, mas e quanto ao desempenho? Lembre-se, não terei problemas com dados críticos nesse arranjo, apenas armazenar jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Diego Secco disse:

@shorenter Bom dia! Aqui uso o B250, de uma Asus Prime B250M-Plus. Pelo manual dela, foi o que o @rodrigo.dcvieira disse, apenas "se" utilizar um SSD M2 no modo SATA, conforme manual: 

 

No meu caso, eu tenho que utilizar a M2_2, para ter o PCIe X4 disponível. Como não pretendo utilizar a Memoria Optane, vai dar certo.

 

594ba9e6924cb_HangoutsdoGooglediego@fadigaemardula_adv_br.jpg.cecc8ef06f6cbee2214341c4137f5921.jpg

 

@LucasColiveira Bom dia! Bom saber da partição ZFS. Aqui onde trabalho tenho servidores Dell/HP, e faço o RAID 1 pelas controladoras deles. As maquinas aqui, são todas virtualizadas com Vmware ESXI Free, mas nada que dependa muito de desempenho. 

 

Quanto ao RAID na minha maquina, relendo o manual aqui, acho que não será possível, pelo menos não pela BIOS. Por Windows, sei que tem jeito, mas e quanto ao desempenho? Lembre-se, não terei problemas com dados críticos nesse arranjo, apenas armazenar jogos.

Então lucas me preocupei à toa. 

 

Quando eu comprei essa placa-mãe a primeira coisa que eu fiz foi tentar configurar raid pela bios, mas não deu não. Ai fui tentar fazer pelo windows 10 pra ver como ficava não consegui nem por decreto não sei se por nobice ou por que o windows 10 não deixa mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...