Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

De uns dias para cá, o computador vem apresentando este problema que, por sua vez, está me dando uma tremenda dor de cabeça...

Não importa se estou realizando uma tarefa leve ou que exija mais do computador, ele acaba congelando, e não há um momento exato para que isso ocorra! As vezes deixo o computador o dia inteiro ligado, já em outras quando chego em casa encontro ele travado, e até mesmo durante o meu uso ele congela.

O que fiz até agora:

• Limpei o gabinete, coolers e os pentes de memória RAM;
  • Troquei a pasta térmica do processador e da placa de vídeo;
  • A placa de vídeo é relativamente nova, pouco mais de 4 meses de uso;

Informações:

• CPUID Hardware Monitor
    Tensões corretas e temperatura dentro do aceitável.
    Screenshot_1.thumb.png.95da61c597f316a3ec6bcd7f56e1ad4d.pngScreenshot_2.png.0b71074555cf2239059150c270a282a8.png

• Advanced SystemCare
    Tudo correto, porém quando estou com algum jogo aberto ou alguma ferramenta pesada, o disco fica mostrando que está 100% em uso (ficando em vermelho).
    Screenshot_3.png.88bb4054ab899543766af8beb61dd9f8.png

Configuração do computador

• Processador: AMD Bulldozer Zambezi FX X6 6100 AM3+ 3.3Ghz Black
  • placa-mãe: MB Asus M5A88-M (AM3+/SVR/DDR3/RAID/USB 3.0)
  • Placa de Vídeo: SVGA PCI Express 1GB GTX-650
  • HD - Disco Rígido: 1tb Western Digital SATA 3 7200RPM WD10EARS PPB
  • Kit Teclado & Mouse: Microsoft c/ fio
  • Fonte: ATX 500W Real Seventeam (ST-500PNL)
  • Gabinete: Cooler Master Elite 372 s/ Fonte
  • Memória RAM: 2 pentes de 4gb DDR3 Kingston 1333Mhz

Possível problema

• Suspeito que talvez seja um dos HD que esteja com problema, pois já faz um bom tempo que tenho ambos. Além disso, nada impede que talvez também sejam os cabos SATA, não?
  • O computador foi formatado mês passado, mas utilizei o próprio sistema do Windows 10 para fazer isso. Estou pensando em fazer backup de todos os meus arquivos e formatar do 0, recriar as partições etc.

Bom, é isso... Quem souber como me ajudar, ficarei muito grato!

Atenciosamente,
Lucas Gibelli.

Postado

voce tirou esses screenshots do HWMonitor com o PC em idle ou rodando algum jogo ou aplicativo pesado?

Possíveis problemas e sugestões:

• As temperaturas dos HDs estão um pouco altas. 42 graus não é nada que cause espanto, mas no passado já tive problemas de travamento por conta de superaquecimento do disco onde o Windows estava instalado.

• Pode ser que um dos pentes de memória esteja com problema. Tire um deles e use o PC por um ou dois dias. Depois faça o mesmo teste com o outro pente.

• Como você mesmo disse, pode ser problema da instalação do Windows 10. Se você usou o próprio aplicativo de instalação/atualização do Windows, é bem provável que ele não tenha feito uma instalação totalmente limpa. O indicado é realmente fazer uma nova formatação e instalação do zero.

Postado
23 horas atrás, chrisrezende disse:

voce tirou esses screenshots do HWMonitor com o PC em idle ou rodando algum jogo ou aplicativo pesado?

Possíveis problemas e sugestões:

• As temperaturas dos HDs estão um pouco altas. 42 graus não é nada que cause espanto, mas no passado já tive problemas de travamento por conta de superaquecimento do disco onde o Windows estava instalado.

• Pode ser que um dos pentes de memória esteja com problema. Tire um deles e use o PC por um ou dois dias. Depois faça o mesmo teste com o outro pente.

• Como você mesmo disse, pode ser problema da instalação do Windows 10. Se você usou o próprio aplicativo de instalação/atualização do Windows, é bem provável que ele não tenha feito uma instalação totalmente limpa. O indicado é realmente fazer uma nova formatação e instalação do zero.

Olá, @chrisrezende!

Desculpe a demora.

Não, quando tirei o print não havia nada de extremo rodando no computador. Apenas vários aplicativos leves/intermediários: várias abas do navegador aberta (fixada), WhatsApp instalado, Mozilla Thunderbird (E-mails), Wunderlist (Lista de tarefas, tipo agenda), Discord, Steam, Programas de Print Screen, OneDrive e Word (não me lembro).

Bom, acredito que não seja a temperatura do HD que esteja causando isso, até porque sempre trabalhei com esta temperatura e nunca tive problemas. Imagino que um deles possa estar com defeito mesmo.

De qualquer forma, acabei de fazer o que você disse: tirei um dos pentes e usarei normalmente durante um tempo até que o problema volte... ou não, haha! E fazer o mesmo com o outro pente. Além disso, também tirei os cabos sata e limpei todos eles com uma escova de dentes e limpa contatos. Como eu tenho muitos programas baixados e configurados, estou evitando ao máximo ter que formatar, mas acho que não vai restar outra escolha...

Caso não seja as memórias RAMs, imagino que o problema possa ser um dos HDs mesmo. Por via das dúvidas, pretendo formatar ambos do 0 e ainda aproveitar para fazer um upgrade para um SSD e colocar o O.S. nele.

Assim que finalizar o teste das memórias volto com mais novidades!

A proposito, o que acha de eu deixar rodando o HDD Regenerator para identificar bad blocks? E, aproveitando o tópico, pode me recomendar um SSD de 256 no preço mais acessível?

Valeu por toda ajuda e pela rápida resposta, brother!

Postado
22 minutos atrás, Lucas Gibelli disse:

e ainda aproveitar para fazer um upgrade para um SSD e colocar o O.S. nele.

A proposito, o que acha de eu deixar rodando o HDD Regenerator para identificar bad blocks? E, aproveitando o tópico, pode me recomendar um SSD de 256 no preço mais acessível?

Eu não acredito que um software como o HDD Regenerator vai ajudar muita coisa. Como você disse, ele só vai identificar os bad blocks e, se for o caso, vai confirmar sua suspeita em relação ao HD. O ideal é você começar a providenciar um outro HD (ou SSD, melhor ainda) para reinstalar o Windows. Sinceramente, já que você suspeita que o HD não está legal, eu nem tentaria instalar o Windows novamente nele.

Passar a utilizar um SSD para o Windows e os programas foi uma das melhores coisas que já eu já fiz em toda a minha jornada pelo mundo da informática. De 256GB é complicado achar, sendo mais fácil achar os de 240GB. Os que tem o melhor custo benefício, na minha opinião, são estes (na ordem de preferência pessoal):

+++ OCZ TL100 240GB, da Toshiba

++ WD Green 240GB, da Western Digital

+ SanDisk PLUS 240GB

Os outros que eu gosto são mais caros e costumo indicar mais pra quem quer ter aquele desempenho adicional.

Espero que você consiga resolver esse problema da melhor forma e, de preferência, sem precisar gastar muito.

Postado
19 minutos atrás, chrisrezende disse:

Eu não acredito que um software como o HDD Regenerator vai ajudar muita coisa. Como você disse, ele só vai identificar os bad blocks e, se for o caso, vai confirmar sua suspeita em relação ao HD. O ideal é você começar a providenciar um outro HD (ou SSD, melhor ainda) para reinstalar o Windows. Sinceramente, já que você suspeita que o HD não está legal, eu nem tentaria instalar o Windows novamente nele.

Passar a utilizar um SSD para o Windows e os programas foi uma das melhores coisas que já eu já fiz em toda a minha jornada pelo mundo da informática. De 256GB é complicado achar, sendo mais fácil achar os de 240GB. Os que tem o melhor custo benefício, na minha opinião, são estes (na ordem de preferência pessoal):

+++ OCZ TL100 240GB, da Toshiba

++ WD Green 240GB, da Western Digital

+ SanDisk PLUS 240GB

Os outros que eu gosto são mais caros e costumo indicar mais pra quem quer ter aquele desempenho adicional.

Espero que você consiga resolver esse problema da melhor forma e, de preferência, sem precisar gastar muito.

Então, o HDD Regenerator ele escaneia e recupera desde que os bad blocks tenham sido causados por danos ocorridos pelo magnetismo, exceto danos físicos. Não estava nos meus planos comprar um SSD agora, mas eu não queria perder um ou meus dois HDs de 1tb. :/

Eu gostaria de tentar formatar do 0 ambos a fim de adiar um pouco essa compra. Mas, se não resolver, não me resta escolha, haha! Ah, inclusive, enquanto eu digitava este post, o PC congelou novamente. Coloquei o outro pente de memória RAM, só para ter certeza mesmo que não é isso.

Coloquei errado, era de 240gb mesmo! Inclusive, me recomendaram este aqui em um outro tópico meu aqui no fórum: https://www.kabum.com.br/produto/85197/ssd-kingston-2-5-240gb-a400-sata-iii-leituras-500mbs-gravacoes-350mbs-sa400s37-240g

Quanto ao que você mencionou, achei este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873832687-ssd-toshiba-ocz-tl100-25-240gb-sata-iii-tl100-25sat3-240g-_JM

Mais uma vez, obrigado por sua atenção!

Postado
2 minutos atrás, Lucas Gibelli disse:

Então, o HDD Regenerator ele escaneia e recupera desde que os bad blocks tenham sido causados por danos ocorridos pelo magnetismo, exceto danos físicos. Não estava nos meus planos comprar um SSD agora, mas eu não queria perder um ou meus dois HDs de 1tb. :/

Eu gostaria de tentar formatar do 0 ambos a fim de adiar um pouco essa compra. Mas, se não resolver, não me resta escolha, haha! Ah, inclusive, enquanto eu digitava este post, o PC congelou novamente. Coloquei o outro pente de memória RAM, só para ter certeza mesmo que não é isso.

Coloquei errado, era de 240gb mesmo! Inclusive, me recomendaram este aqui em um outro tópico meu aqui no fórum: https://www.kabum.com.br/produto/85197/ssd-kingston-2-5-240gb-a400-sata-iii-leituras-500mbs-gravacoes-350mbs-sa400s37-240g

Quanto ao que você mencionou, achei este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873832687-ssd-toshiba-ocz-tl100-25-240gb-sata-iii-tl100-25sat3-240g-_JM

Mais uma vez, obrigado por sua atenção!

Eu entendo. Essas coisas muitas vezes ocorrem de forma imprevista. Mas para ficar com o PC travando dia após dia, também não dá. O ideal, no seu caso, é primeiro identificar o problema. Já pensou comprar um SSD, instalar tudo nele e o PC continuar travando?! Talvez seja interessante você pegar um HD emprestado, ou levar o PC em um técnico para que ele possa testar diferentes componentes afim de descobrir o que se passa no seu computador.

Quanto aos modelos de SSD o Toshiba OCZ TL100 é, sem dúvida, superior a esse da Kingston.

Postado
13 minutos atrás, chrisrezende disse:

Eu entendo. Essas coisas muitas vezes ocorrem de forma imprevista. Mas para ficar com o PC travando dia após dia, também não dá. O ideal, no seu caso, é primeiro identificar o problema. Já pensou comprar um SSD, instalar tudo nele e o PC continuar travando?! Talvez seja interessante você pegar um HD emprestado, ou levar o PC em um técnico para que ele possa testar diferentes componentes afim de descobrir o que se passa no seu computador.

Quanto aos modelos de SSD o Toshiba OCZ TL100 é, sem dúvida, superior a esse da Kingston.

Pois é, porém achar alguém que empreste o HD é meio complicado, haha! O problema é confiar em alguém para mexer no meu computador.

Bom, assim que terminar o teste com a memória RAM, e mesmo assim o problema continuar, vou formatar por completo e fazer os teste rodando algum jogo pesado, tarefas diárias normais sem perder muito tempo. Se mesmo assim persistir, acredito que a melhor saída seja mesmo comprar um novo SSD. Talvez ainda usar somente um dos HDs.

Como você disse, primeiro preciso identificar o problema. Meio que está sendo legal que isso esteja acontecendo, algo novo a ser aprendido. Mas, de qualquer forma, a compra não será em vão rsrs. Afinal SSD queira ou não virá a calhar muito! Quem sabe ao formatar os HDs do zero, o problema não é solucionado... Não estava na minha lista de prioridade fazer um Upgrade agora, mas se não tiver saída: sejam bem-vindas peças novas! xD

Obs.: Valeu por mencionar esse SSD da Toshiba, ele é até mais barato que o da Kabum.

Em breve volto com mais novidades!!

• mês depois...
Postado

E aí, galera!

Tudo na paz?

Antes de mais nada, perdoem-me o double post, mas é apenas para divulgar a solução que encontrei.

Como estava impossível de trabalhar e me divertir com o computador neste estado, optei por realizar uma limpeza completa e profunda no computador, no qual lavei (sim, lavei com água e detergente neutro) cada uma das peças (placa-mãe, fonte, placa de vídeo e pentes de memórias RAM). E também aprovetei a deixa para fazer um upgrade no meu computador: comprei um SSD de 480gb da Toshiba & 1 Gabinete Phantom NZXT 410.

Após terminar a limpeza e montar tudo no novo gabinete, não tive mais problemas com estes congelamentos. Inclusive estou utilizando os HDs e memórias RAMs que estavam no gabinete antigo e o problema não voltou. Acredito que a causa do problema estava ligada à placa-mãe, pois as demais peças eu havia substituído para teste e permanecia com os congelamentos.

Enfim, espero que essa informação ajude.

Até mais!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...