Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo bem?

Não entendo praticamente nada de rede e queria uma ajuda.

Tenho um pacote de internet de 50MB da Vivo, o modem fica na sala e o sinal de wifi é até ok no celular (as vezes fica bem ruim, mas consigo conviver).

Mas não consigo acessar os recursos da smartv e do PS4 no quarto. Além de ter um PC cabeado, estou pensando em também cabear esses equipamentos.

Aí que vem a dúvida, compensa comprar um roteador e deixar o sinal do wifi saindo do quarto (tive a NET antes e foi no quarto que o wifi distribuiu melhor para o resto da casa) ou compro algum switch para cabear os equipamentos? Se comprar o roteador, preciso de ajuda para configurar o modem para que apenas lance o sinal para o roteador (não quero ter dois pontos de wifi na casa pra não ter que trocar de rede em cada cômodo).

Outra dúvida, cabo de rede? Cat6 é o melhor, mas como identifico se o que tenho é esse? Qualquer switch me resolve o problema?

Obrigado

Postado

@Ton Gunner Dá pra fazer o que precisa de várias maneiras, usando switch, repetidor wifi, roteador em modo ap, etc, vai depender da escolha que fizer, fazendo a rede cabeada ou ponte via wifi, complicado te orientar sem saber direito o local. Seria melhor ver como gostaria de fazer, onde deixar o modem do provedor, onde deixar o roteador principal, aí a partir disso daria para te orientar um pouco.

OBS: Só para você saber, o switch só serve tipo como uma ponte, um switch da TP-Link ou da D-Link são bons.

Postado

Então, o modem vai continuar na sala. O roteador (caso seja a escolha) ficaria no quarto, pois quero cabear o videogame e a TV do mesmo jeito e aproveitar o sinal do wifi para celular e tablet. 

Qual switch seria o ideal? Gigabit? Ele funciona com qualquer cabo? porque o que eu tenho já tem uns 15 anos e com certeza não é cat6.

Então minha dúvida é, qual switch é melhor pro meu caso? E o roteador TP-LINK Archer C7 ou Archer C20 são bons?

Postado

@Ton Gunner Vamos por partes, corrigir se entendi errado:

Estrutura atual:

- Modem Wifi está na sala;

- Smart TV e PS4 estão no quarto;

- PC cabeado no quarto (cabo plugado no modem da sala)

Estrutura pretendida:

- Modem Wifi na sala;

- Roteador ou Switch no quarto;

- Sinal Wifi melhor no quarto.

Dê retorno que voltamos a conversar.

Quanto a sua dúvida de cabos, é só usar o padrão que todos usam do plugue rj45, suficiente. Quanto a switch, o que posso recomendar são as marcas TP-Link ou D-Link, daqueles que não precisa configurar nada, só plugar.

Postado

@Ton Gunner Ok, seguem sugestões:

1. Com Roteador

- A ponta do cabo de rede que está plugado no PC do quarto será plugado em um roteador na porta WAN (sendo que a outra ponta está vindo do modem wifi da sala);

- O novo roteador do quarto além da porta WAN possuirá creio que no mínimo mais 4 portas LAN, aí é só utilizá-las para cabear a Smart TV, PS4 e PC, vai sobrar apenas uma porta LAN vaga no roteador;

- Entre no setup desse novo roteador e configure a rede Wifi, alterando o nome e senha da rede sem fio de sua preferência;

- Como não quer mais de um sinal Wifi ativo na residência, acesse o modem da sala e desabilite o sinal Wifi.

2. Sem Roteador

- A ponta do cabo de rede que está plugado no PC do quarto será plugado em um switch, não importa qual porta seja, (sendo que a outra ponta está vindo do modem wifi da sala);

- O novo switch do quarto possuirá creio que no mínimo 8 portas, no caso sobrando 7, aí é só utilizá-las para cabear a Smart TV, PS4 e PC;

- Quanto a necessidade de um sinal Wifi melhor no quarto, tem a possibilidade de utilizar um equipamento que tenha função Access Point (Ponto de acesso), aí teria que configurar no setup dele o nome e senha da rede Wifi, só não sei se dá problemas de conexão depois devido o nome for idêntico a rede Wifi da sala, só testando mesmo. Outra possibilidade é utilizar um repetidor Wifi para fazer uma ponte expandindo o alcance do sinal Wifi que vem da sala até no quarto, no caso dá para usar o mesmo nome na hora que configurar o repetidor, mas aí o repetidor só fica bom mesmo se tiver um lugar bom para plugar ele na tomada que tenha um sinal mais ou menos mediano que vem da sala para ele prolongar o sinal até o quarto.

Essas são algumas maneiras de fazer o que precisa, pensei no jeito mais simples, afinal aí é residência, decida um jeito que fará você gastar menos, e não precisa procurar equipamentos muito top, modelos padrão de marcas boas darão conta do recado.

Caso tiver outra sugestão, pode retornar.

• 4 semanas depois...
Postado

@Vagner Benincasa muito obrigado pelas dicas! Era bem essas opções que havia pensado.

Pensei em um switch gigabyt de 8 portas, sabe algum que seja indicado?

E o roteador eu pensei em um TP-Link Archer C7 ou C20. Sabe dizer qual dos dois é mais indicado?

Obrigado!

Postado

@Ton Gunner Qualquer switch padrão de 8 portas da marca TP-Link ou D-Link são indicados, no caso do roteador qualquer um também padrão dessas mesmas marcas que citei darão conta do recado para o que precisa. Consulte o site da TP-Link e compare as funções dos dois modelos que citou e decida qual prefere, um modelo é mais caro que o outro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!