Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

estudo atualmente Sistemas de informação(EAD) na Estácio e lá estou aprendendo a programar em c++ porém, penso que em um futuro próximo eu precisarei mudar de faculdade(talvez curso) e pelo que tenho percebido poucas faculdades iniciam os estudando na programação na linguagem c++ geralmente é C ou Java, gostaria de saber se da para aprender C e C++ ao mesmo tempo ou se são a mesma coisa. Na internet é bem mais fácil encontrar material em C do que em C++, isso também desanima.

Pelo que sei a principal diferença entre C e C++ é a orientação a objetos e algumas bibliotecas, orientação a objetos é algo que não verei nem tão cedo no meu curso já as bibliotecas é algo que me deixa confuso pois bastante bibliotecas e funções que estou aprendendo a usar no C++ não tem no C.

Minha dúvida é a seguinte: Acham que eu deveria focar apenas em C ou da para aprender as duas ao mesmo tempo?

Postado

Em resumo: você que decide, ambas as abordagens funcionam. A vantagem de aprender as duas ao mesmo tempo é que você não perde tempo com uma linguagem tão incompleta (para os dias de hoje) como C, e vai direto pra algo mais produtivo (C++); a vantagem de aprender primeiro C e depois C++ é que você consegue se aprofundar mais na linguagem, pois C não vem com tantos recursos prontos / na biblioteca padrão quanto C++. Isso contribui para o entendimento tanto de C quanto de C++.

Em detalhes:

Se um código foi escrito em C, muito provavelmente compila também como C++. A ideia de C++ era ser C com algumas coisas a mais (como OO), e ser retrocompatível com C. Infelizmente nem tudo é compatível, mas quase sempre que eu vejo um arquivo .c e renomeio pra .cpp funciona sem ter que alterar nada. Em resumo, C++ = C com coisas a ++ (e algumas poucas incompatibilidades com C).

Note também que o C++ que você usa provavelmente é o C++03 (a versão de C++ de 2003) ou até C++98 (de 1998). Após C++03 foi lançado C++11 (em 2011), com muitos recursos novos, e hoje já é o padrão em várias empresas, mas nem tanto no mundo acadêmico. C++14 (lançado em 2014) traz algumas coisas novas, mas ainda não é tão usado, e em breve teremos C++17.

Qual a importância disso tudo? C++03 é extremamente usado em projetos anteriores a 2012-2013 (quando C++11 começou a se popularizar). Então se você aprender direto C++11 e depois tiver que mexer em um projeto C++03 (bem comum), vai ficar meio assustado ao ver que muitos recursos com os quais você está acostumado não funcionam. Da mesma forma, se começar com C++ (qualquer um) e depois tentar mexer em C, vai sair só gambiarra tentando fazer códigos simples funcionarem.

Eu aprendi primeiro C (em 2008 - 2009), usei por cerca de 4 anos, e então passei a usar C++03 (lá por 2012 - 2013). Isso me ajudou a aprender bem C. Só fui pra C++11 em 2015, então consigo escrever código em C, C++03 e C++11 sem problema, e sei exatamente que recursos foram introduzidos em qual versão quando uso.

Outras linguagens

O que eu mais recomendo mesmo é não começar nem por C, nem por C++. Muito menos ainda por Java (eca!). Existem linguagens mais simples e fáceis de aprender que te tornam bem mais produtivo em bem menos tempo, como Python. Eu recomendaria aprender Python e C para começar (além do mais, saber várias linguagens não machuca ninguém... entrei na faculdade sabendo pelo menos umas 15 - depois das 3 ou 4 primeiras, a dificuldade de aprender uma nova linguagem reduz drasticamente).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado mesmo @RafaelCLP pra ser sincero eu estava bem perdido quanto a isso mas agora já tenho uma luz do caminho.

7 horas atrás, RafaelCLP disse:

Em resumo: você que decide, ambas as abordagens funcionam. A vantagem de aprender as duas ao mesmo tempo é que você não perde tempo com uma linguagem tão incompleta (para os dias de hoje) como C, e vai direto pra algo mais produtivo (C++); a vantagem de aprender primeiro C e depois C++ é que você consegue se aprofundar mais na linguagem, pois C não vem com tantos recursos prontos / na biblioteca padrão quanto C++. Isso contribui para o entendimento tanto de C quanto de C++.

Realmente,

O pouco que vi nos meus códigos até agora são gambiarras de C e C++ , o C++ com certeza é uma linguagem fantastica muitos recursos muitas bibliotecas que optimizam o tempo do programdor porém, se não ter o conhecimento mais detalhado do que está fazendo ficaria complicado eu voltar no tempo e separar o que é C e o que é C++ . Não vou abondonar o C++ pois, até  o momento estou ainda na Estácio e la vou usar bastante essa linguagem porém, darei mais atenção ao C e também a python. Não cheguei a me aprofundar tanto no C++ sei algumas bibliotecas a sintaxe dos códigos estou bem no comecinho, acho que vai ser fácil aprender  C do ponto que parei em C++ pois sei pouco.

Já que C não tem tantos recursos vou ter que fazer muita coisa no braço isso vai até me ajudar a desenvolver minha lógica, eu até acho que estou levando jeito para o négocio o problema é mais a questão das bibliotecas que estou ficando bem dependente, e isso com certeza me prejudicaria lá na frente.

Valeu mesmo mano, eu estava bem perdido agora pelo menos já tenho uma luz. Vou dar uma parada nos exercicios e focar um pouco no C, tentar refazer meus códigos nessa nova linguagem e sem as bibliotecas:thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...