Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite senhores, 

Estou recorrendo aos colegas do fórum, pois em 11 anos na área de TI (sendo 8 de manutenção de computadores), não vi nada igual ao que descreverei: 

Certo dia um cliente abre um chamado comigo informando que seu computador não detectava a sua TV LG pela conexão HDMI. Ok, no primeiro chamado (segunda semana de dezembro de 2017), restaurei o Windows (com a restauração do sistema) para o dia 06/12/17, data na qual havia a informação que entre os programas afetados estava o Intel HD Grapichs, problema resolvido:rolleyes:. Saliento que usei como último recurso a restauração do sistema, pois executei primeiro uma atualização do windows update (que tinha várias atualizações disponíveis e pendentes) e também realizei o download e a instalação do driver gráfico para sua versão mais recente (de forma manual no site da fabricante da placa-mãe), ambas atualizacoes não surtiram efeito (nem a do Windows Update e nem a do adaptador gráfico), por segurança desabilitei o windows update (_(. Aproveitei e fiz uma varredura com o Panda Free Antivirus (que não detectou nenhuma ameaça):goff:. Só nesse chamado foram umas 5 horas aproximadamente.

Passados alguns dias o cliente me chamou novamente informando que ao ligar os equipamentos (ao abrir o estabelecimento), o computador novamente não projetava na televisão:chicote:. Então, restaurei o sistema novamente pra data do dia 06/12/17, porém dessa vez não funcionou :blush:. Experimentei trocar a porta HDMI da TV, sem sucesso. Fiz o teste de projetar diretamente na BIOS (que é UEFI), ou seja, fora do SO e não detectou a TV também. Baixei a versão mais recente do Intel HD Grapichs 530 do site da Intel, também sem sucesso. Então retirei a máquina, testei em uma outra televisão e não funcionou, porém ocorreu algo estranho, ao estender o vídeo nessa outra TV, o sinal de vídeo do monitor sumia e ao desconectar o hdmi, o sinal VGA retornava (o que não ocorria na primeira TV), imagino que seja um tipo de retorno (talvez por ser outra TV, talvez por ja ser outra versão do driver de vídeo) por não sair sinal pro HDMI, algo relacionado. A fim de solucionar o problema, fiz 3 coisas:

- Abri a máquina e apertei as travas internas do conector HDMI;

- Instalei o MalwareBytes, atualizei e fiz um escaneamento completo que detectou cerca de 740 ameaças de programas potencialmente indesejados:devil: (não malwares), mas removi todos por garantia;

- Instalei o Slim Drivers e atualizei apenas o driver de vídeo por meio dele; 

Só nesse último chamado mais umas 10 horas :crazy::cry:

Ao reinstalar no cliente funcionou!! :D:-BEER :bandeira:

Ontem conversando com o cliente por acaso, pedi como estava a Televisão e o computador, e ele me disse que havia esquecido de me avisar que faz poucos dias que de novo não estende o sinal do computador para a TV :muro:, mas como ele (cliente) está de férias da faculdade, colocou seu notebook ligado a tv temporariamente. 

Estive lá agora de noite e ao conectar o cabo HDMI (que estava no notebook) adivinhem só?  Funcionouuuuuu :ph34r:

Estou muito desconfiado ser alguma atualizacao do Windows 10 o problema desse computador, pois no notebook do cliente que roda Windows 8.1 isso não ocorre (em nenhum momento) quando conectado na mesma TV e com o mesmo cabo HDMI. Também descarto problema físico no hardware do HDMI onboard do computador de mesa, porque até onde sei, se fosse o caso, não funcionaria em definitivo (corijam-me se eu estiver errado).

informações COMPLEMENTARES IMPORTANTES:

- A primeira vez que ocorreu o problema foi justamente quando o cliente mudou-se para uma nova sala comercial, localizda no mesmo prédio (mesma rede elétrica). A única diferença técnica é que nesse novo ambiente ele está usando um cabo HDMI de 10 metros (descartei a questão do cabo de 10m, já que no notebook do cliente não ocorre o problema). O estranho é que na outra sala comercial era o mesmo computador de mesa, com o mesmo SO (Windows 10 64bits) conectado a mesma TV LG (porém com um cabo HDMI de menor extensão), mas estava a 1 ano assim e sem nenhum problema do tipo, mais um dos motivos de eu desconfiar ser uma atualização do Windows 10 nesse meio tempo (que por diabólica :devil: coincidência coincidiu com a mudança de endereço comercial, sim isso explicaria tudo (_(). 

O estranho é que funciona alguns dias e para. Parece sintoma de driver, mas descarto. Já que fiz atualizações através do Windows Update, através do Slim Drivers e também de forma manual (tanto no site da fabricante da placa-mãe (GigaByte) como no site da fabricante do adaptador de video onboard (Intel)), todas sem sucesso definitivo. 

Caso seja problema do Windows 10 mesmo, pretendo usar uma VM (já que o Windows 10 é original e o cliente tem um sistema de cupom fiscal) com Windows Seven para projetar na TV, já fiz a instalação dessa VM hoje com o VirtualBox, instalei e importei o pacote adicional do virtual box, porém mesmo adicionando um segundo monitor na VM, esta não reconheceu a TV, alguém sabe como fazer a VM detectar a TV no Windows 7 ou mesmo em um Linux com ambiente Grafico (pode ser também já que o objetivo é o de ficar rodando músicas do youtube na TV)?:help:

Também fico grato se tiverem contribuições acerca do problema e/ou souberem a causa/solução. 

Configuração do Computador de Mesa:

Placa-mãe: GigaByte h110m-h

RAM: 4GB DDR4

PROCESSADOR: Core I3 6º geração

VIDEO: Onboard (VGA e HDMI)

SO: Windows 10 x64 (original)

Postado

8Olá Bruno, 

Sim, tanto pelo Windows Update, como pelo Slim Drivers e também de forma manual (baixando o driver correspondente para esse modelo de placa-mãe e também no próprio site da Intel para o respectivo dispositivo gráfico), conforme consta no Post.

adicionado 38 minutos depois

Bem hoje aconteceu algo parecido em outro cliente, porém com sua placa de rede LAN. Dias atrás ele me chamou que estava sem rede, verifiquei que o adaptador de rede estava ativo no windows, porém o status era de cabo desconectado. Na parte física vi também o cabo conectado e com led aceso. Então baixei o driver em outro pc e instalei normalmente, reconfigurei a parte de IP e tudo voltou a funcionar.

Por garantia desabilitei o Windows Update. 

Hoje ele me ligou que de novo estava sem rede e era o mesmo problema da primeira vez que ele me chamou. Então copiei o driver que estava já baixado em outra máquina e fiz novamente a instalação e a devida configuração.

DETALHE: O computador dele também é Windows 10 64 bits e o adaptador LAN onboard é da Intel, mesmo caso do meu cliente que estou tendo problemas na conexão HDMI, onde o computador também está rodando Windows 10 64 bits e o dispositivo (só que gráfico ao invés do LAN) também é Intel.

Pesquisando, achei uma opção do Windows 10 que desabilita a pesquisa, o download e a instalação automáticas  de drivers e programas de drivers pelo Windows 10, fiz isso nesse cliente de hoje, estou desconfiado que seja uma falha das atualizações de alguns Drivers Intel sobre SOs Windows 10 64 bits. E que mesmo desabilitando o Windows Update, os drivers continuam sendo baixados e instalados automaticamente, a menos que se desabilite a atualização automática de drivers e softwates relacionados a drivers que fiz hoje nesse cliente da questão do adaptador Ethernet (LAN). 

Bem, na maquina do problema de vídeo, vou reinstalar o driver de video com o SlimDrivers (que pelo menos funcionava alguns dias), e experimentar desabilitar a atualização automática de Drivers do Windows 10 para essa máquina  e aguardar para ver se resolve o problema.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde senhores, hoje o cliente abriu chamado novamente com o mesmo problema (o computador não projeta a imagem na TV).

Alguma sugestão?

Penso em abrir chamado a Microsoft, já que o Windows é original e acredito ser algum problema com o Windows 10.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!