Ir ao conteúdo

Proteger Pabx

mrcdlf

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

acabamos de instalar um PABX só que estou receioso porque é numa zona rural e a ernegia e as linhas telefonicas são pessimas...

energia esta protegida por um bom aterramento e um nobreak

já a linha telefonia não tem proteção... existe algum filtro alguma proteção para que não queime os aparelhos? tipo não sei se tem risco de queimar o PABX mais já queimo fax convencionais e fax modens...

outra pergunta é: sempre desligamos tudo da tomada no fim do expediente, perguntei ao tecnico que instalo se poderia fazer isso com o PABX ele me disse q não é bom q é para fazer só quando estiver trovejando, mais a questão é que nunca sabemos quando pode começar né...

a justificativa dele foi q pode desprogramar... é um PABX da intelbra Conecta com 3 linhas e 8 ramais...

sugestões???

valeu

Postado

Realmente, se o seu sistema elétrico é protegido por aterramento e no break, e seu PABX está conectado a ele, não vejo porque vocês desligarem o PABX da tomada. Nas especificações do Conecta, ele conta com uma pilha recarregavel de 3,6V destinada a proteção da programação do PABX, veja com a Intelbras qual a autonomia.

O fato é que você tem um histórico de equipamentos danificados por descargas provenientes da sua rede telefônica. Eu, particularmente, não conheço método de proteção telefônica algum que eu possa dizer ser realmente eficiente,simplesmente porque desconheço este assunto.

A minha opinião é que vocês tenham certeza que a sua rede telefônica é realmente um risco, e que é realmente ela que danifica os equipamentos (sei que essa é uma tarefa difícil), mas assim, você poderia estar vendo com o técnico de sua preferência, soluções de proteção para sua rede telefônica, e se há um risco real do equipamento ser danificado pelos pares telefônicos.

Na minha opinião, se uma hipotética descarga vier pelo par telefônico, mesmo o PABX estando desligado, haverão danos, porque afinal, os pares ainda estarão conectados ao PABX, a não ser que o equipamento conte c/ algum tipo de isolação nos terminais de entrada das linhas, que isole a carga ali mesmo na entrada. Não acho isso possível, pois há um chaveamento direto para ramais específicos no caso de falta de energia (o mesmo acontece se você tirar o PABX da alimentação elétrica).

Caso haja mesmo um risco eminente quanto a sua rede telefônica, acho que todas as hipóteses devem ser pensadas. Até mesmo se o preço a ser pago pelo sistema de proteção vale mesmo a pena, e se fica muito superior ao custo final de trocar o PABX no caso de um dano irreparável.

Boa sorte!

:-BEER

• 1 ano depois...
Postado

coloque um centelhador na entrada do predio com um excelente ateramento, e tambem antes da central existem uns fuziveis tripolar a gas tipo MPS, é so ir em uma loja especializada em telefonia que irao te mostrar. :-BEER

• 3 semanas depois...
Postado

Cara, pode tirar da tomada sim, é melhor previnir do q remediar,

ha uma pilha recaregavel, ela trabalha para manter a memoria ativa afim de manter a programaçaonao, o consumo de energia deste circuito é muito baixo, dura muito tempo sem ser alimantado, e de qualq maneira, se esquecer semanas desligado, so perdera a configuração q pode ser refeita, já teu PABX queimado pode ser outra historia,

Mas isso vai resolver se a descarga vir da rede eletrica, porque se vir da linha telefonica isso não protegera teu equipamento, para isso a ideia do fabiano.eletrosat é legal, use centelhadores e fusiveis a gas,

Interesante seria se o tecnico montase uma caixa telefonica, com algo que você possa isolar as linhas telefonica da Central manualmente, xaves, conectores, pois a unica solução 100% eficiente esta no issolamento total. Fiz isso onde, na epoca de xuvas, queimava muitos aparelhos, e o cliente já mostrava muita insatisfaçao com meu serviço, apesar de não ser minha culpa

....mas já vi casos, onde São Pedro caprixou nas descargas, e mesmo com a segurança, ter PABX, Centelhadores, fusiveis, nobreaks, telefones torrados, inclusive o fiu telefonico com varios rompimentos .

....mas sem duvida, vale a pena proteger ou tentar fazer isso,

pelo menos tentou evitar, ou quem sabe consiga

Postado

As soluções indicadas acima são boas mas esqueceram do principal o aterramento, o equipamento pede uma resistencia inferior a 5ohms, voce precisa medir seu aterramento e ter certeza de que ele atende as especificações solicitadas pelo fabricante tanto do pabx, no-break, centelhador MP e etc.

Postado
Postado Originalmente por chicodks@29 de março de 2006, 12:52

As soluções indicadas acima são boas mas esqueceram do principal o aterramento, o equipamento pede uma resistencia inferior a 5ohms, voce precisa medir seu aterramento e ter certeza de que ele atende as especificações solicitadas pelo fabricante tanto do pabx, no-break, centelhador MP e etc.

Olha não entendi. Eu sei que o aterramento não pode ter uma diferença maior de 5 Volts que o neutro. você disse a mesma coisa ne?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!