Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém mode me ensinar como fazer um programa que calcula a diferença entre dois tempos, por exemplo quando eu pressionar o botão P0.0 ele comece a contar em segundos e quando eu pressionar o botão P0.1 ele pare a contagem e armazene em uma variável. A ideia é um seguinte, eu preciso calcula a diferença de dois tempos e mostrar no display LCD essa diferença, eu só preciso saber o programa em C que eu apertando uma tecla comece a contar e ao pressionar outra pare a contagem e armazene em uma varável assim eu vou poder colocar no display LCD, só preciso do programa em C. Eu estou usando o MikroC eu vi que o próprio software disponibiliza a função time.h que já faz esse cálculo, mas eu não estou conseguindo usar, tentei fazer em C mas n to conseguindo, é básico, porém estou começando agora a programar então se alguém puder me ajudar seria ótimo. Ah, eu estou usando o MikroC com o microcontrolador at89s52. Abraços!

Postado

Não tenha receio em perguntar porque aparentemente é básico. Todo programador experiente em algum momento fez uma pergunta básica.

De fato, a biblioteca time.h tem um monte de recursos para calcular tempo porém esse cálculo é muito dependente da plataforma. Se fizer um programa em C que roda numa plataforma e calcula o tempo de um jeito, pode ser que o mesmo programa em outro sistema operacional ou até mesmo numa cpu diferente pode dar uma conta diferente.

Veja esse exemplo

clock_t tempo_inicial, tempo_final;
tempo_inicial = clock();
< coloque aqui o código que seu programa faz > 
tempo_inicial = clock();
printf("%f\n", (tempo_final - tempo_inicial) / (double)CLOCKS_PER_SEC)

Essa é a ideia básica ok ? O que pode precisar é de uma calibragem aí a depender da plataforma.

Dica: não tenha medo de experimentar. Tente! Invente um jeito, mete os peitos, bota pra rodar e vê o que dá. Compartilhe aqui conosco para vermos se você tá indo por um caminho que vai dar certo ou se entrou em algum beco sem saída. O importante é que com as dicas, você mesmo vai fazer o seu caminho. 
Mas o mais legal é que o seu caminho, mesmo sendo de um iniciante, pode ser um caminho novo que os cachorros velhos aqui sequer cogitaram. Nesse processo, aprende você e aprender os dinossauros :)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!