Ir ao conteúdo

Raid 0

Eduardo Nogueira

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho 1 HD Seagate Barracuda 7200RPM 80GB 8MB Buffer ATA 150, gostaria de saber se, adicionando mais um HD idêntico a este e usando Raid 0 iria aumentar legal o desempenho da minha máquina?

Aliás, melhorando a pergunta, eu sei que aumenta, quero saber se eu teria um aumento realmente notório, realmente significante, podem responder??? Valeu! :joia:

Postado

É notório sim, principalmente em aplicações que requerem a leitura/gravação de grandes arquivos.

Mas cautela, certifique-se de comprar o mesmo modelo de HD que você já possui.

Eu possuo o mesmo HD que você, alias, dois e uso RAID, a diferença foi grande. Até mesmo em aplicações simples como o uso do Excel, Word e Photoshop e CorelDraw já se percebe uma melhora boa.

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@24 set 2004, 08:49

Seria exatamente como ter um HD de 14400 RPM?? :D

Não é bem assim, um hd de 14400 rpm só teria um tempo de acesso aos dados menor. É como voce comparar um hd ATA 100 com 5400rpm e um ATA 100 7200Rpm, os dois trasnferem 100Mb/s mas o de 7200 acessa os dados com uma latencia menor.

No seu caso com o Raid 0 seria quase como ter um hd de 300Mbs a 7200Rpm. Digo quase porque o ganho nunca é de 100%, mas a diferença de performance é enorme e claramente perceptivel.

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@24 set 2004, 18:17

Resumindo...aumentaria notavelmente a performance da minha máquina, certo? B)

Claro!Por exêmplo em jogos,no momento de carregar.Ou na inicialização do Windows.Em vários momentos há aumento de performance do sistema.

[]'s

Postado

Caraca... to com dois barracuda SATA 80GB aqui, e tava meio receoso de fazer raid 0. No caso da raid 0 eles serão vistos como um único HD de 160? Outra coisa... os dois vão ter que ficar juntos pra pra funcionar né? se eu tirar um ou der defeito em um, eu perco todos os dados?

Mas se aumeta mesmo a preformance como os colegas citaram, acho que vou correr o risco.

há... pra eu botar em raid 0 tenho que formatar e reinstalar o sistema novamente???

Postado

Amigo,

Dá uma olhada nos tópicos importantes acima, na pag. armazenamento, tem uma do Phoenyx sobre Raid e SATA, que aborda de forma clara todas estas dúvidas, está muito bem escrita, caso ainda fique alguma dúvida depois, agente dá uma força!!!

Boa sorte!

:-BEER

Postado

me corrijam se eu estiver errado, o raid 0 trabalha como espelho (backup) logo ele não ganharia em desempenho e sim em segurança certo ou não?

Postado

Postado Originalmente por RJCO@29 set 2004, 10:05

me corrijam se eu estiver errado, o raid 0 trabalha como espelho (backup) logo ele não ganharia em desempenho e sim em segurança certo ou não?

Errado. O RAID 0 não oferece redundância, ou seja, não oferece mecanismos de proteção contra falhas. Caso 1 dos HDs "morra", já era tudo! A única vantagem que se obtem fazendo RAID 0 é a velocidade de leitura e escrita dos dados, porque os mesmos ficam fragmentados entre os HDs.

Por exemplo, 1 arquivo que possua 100Kb será gravado 50Kb em um HD e 50Kb no outro. Por isso, se 1 dos HDs deixar de funcionar, você literalmente perderá 50% de todos os arquivos do sistema...logo, todos os arquivos ficaram corrompidos e você perderá todos os dados gravados...mesmo que somente 1 dos HDs pare.

então...a única vantagem é a performance, que pode se dizer que será dobrada. Para obter vantagens quanto a proteção contra falhas, existem outras opções de RAID (na verdade o RAID 0 não deveria ser chamado como tal, porque é o único que não oference redundância dos dados) como o RAID 1, 5 e 10.

Esclarecido? B)

Minha única dúvida é saber se os HDs têm que ser idênticos...isso alguém sabe me dizer com certeza??? :bye:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!