Ir ao conteúdo

Overclock em um AMD Sempron 145

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá galera do Clube do Hardware, tudo bem com vocês? Bem, vou ser direto, peguei uma máquina de um amigo aqui na qual ele me pediu para habilitar o segundo núcleo do Sempron dele e aumentar o clock um pouco para pelo menos 3.00GHz, a placa-mãe dele é uma Asrock n68-s3 FX, os procedimentos da placa eu conheço mas o que eu não sei é se é seguro para o componente este 'up', eu estava lendo algumas coisas referente a isso e vi que esse core foi desabilitado pelo fato de ser instável e não está 100%. A pergunta é, eu posso habilitar o segundo core e aumentar o clock da CPU ou haverá alguma sobrecarga em cima do processador, instabilidade no sistema ou algum outro problema que venha prejudicar o Micro num geral?

As configurações da máquina dele são as seguintes:

CPU: AMD Sempron 145

GPU: GTX650

Fonte: EVGA 500W reais

Memória: 8GB 1333MHz

MoBo: Asrock n68-s3 FX

HD: 500GB

Resfriamento CPU: Deepcool ice edge mini fs v2

Desde já agradeço!

• Solução
Postado

Nem sempre o segundo core é instável, isso depende bastante do lote de fabricação do processador em questão.

Há aqueles que de fato o segundo núcleo foi desativado devido a defeitos de fabricação e ai reativar esse núcleo acaba com a estabilidade do sistema de fato até que ele seja novamente desativado. Porém há outros que o núcleo foi apenas desativado para suprir a demanda de um nicho de mercado por determinados processadores, nesse caso, o sistema permanece estável e funciona sem problemas.

Já o overclock nessa placa é bem simples porém deve ser feito pelo clock base, na aba OC Tweaker deve ser possível definir o "Overclock Mode" para o manual, feito isso a BIOS expõe as opções CPU Frequency (MHz) e PCIE Frequency (MHz), você deve alterar o CPU Frequency, que possui um valor base de 200, subindo esse valor, o clock do processador sobe, porém todos os outros clocks sobem junto com ele, incluindo as memórias.

Então a princípio é bom baixar um pouco o clock da memória ao fazer isso, e então subir o do processador até onde desejar, e ai depois que terminar com o processador, você trabalha com a memória.

É preciso também ficar de olho nas temperaturas e voltagens do processador, conforme sobe o clock pode ser que precise aumentar um pouco o Vcore.

Postado

Excelente explicação, Amanda, realmente foi o que você falou, eu habilitei o segundo núcleo sem mexer no clock e fiz uma série de testes de desempenho e como esperado o PC ficou 2x mais rápido, onde antes para executar um determinado game ou programa que consumia 100% da CPU agora deixa uma folga de pelo menos 20%, o Sempron está com o desempenho de um Athlon ll x2, fiz várias averiguações e não encontrei nenhuma instabilidade no sistema, o segundo núcleo está trabalhando 100% estável. Eu subir o clock da CPU e regulei o clock das memórias como você falou e o ganho de desempenho foi considerável, subiu de 20% de folga para 24% à 28% dependendo do programa se comparar com o núcleo único que estava, achei que já era uma boa folga para a utilização do dono e não subi mais o clock, outro detalhe positivo foi que a temperatura da CPU não aumentou muito, apenas uns 3 graus, ainda vou realizar mais alguns testes mas posso considerar que minha dúvida foi sanada. OBRIGADO!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...