Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Estou montando um Desktop e gostaria da ajuda de vocês na configuração. 

Atualmente utilizo um HP ENVY m6-k010dx Sleekbook que não me satisfaz mais. O processador dele é um AMD A10 5745m (2,1 GHz; 4MB L2; DDR3 1333 MHz) e possui 6 GB de RAM DDR3 (tendo espaço para 16 GB), placa de vídeo integrada AMD Radeon HD 8610G, com 3053 MB. No trabalho utilizo um Dell i3 3220 (3,3 GHz, dual core) com 4 GB DDR3 que também acho lento. 

Meu uso não será para jogos, mas uso normal para trabalho e estudo, com aquelas coisas básicas: Excel, Word, PDF's, muitas páginas abertas no navegador e também Photoshop para processar umas imagens leves e um programa de Mapas Mentais (muito legal por sinal!) chamado iMindMap, que utiliza imagens em 3D. 

Eu queria um PC que fosse 100% eficiente para o meu uso e que respondesse imediatamente aos comandos, sem gargalo nenhum

Comecei 'sonhando alto' e vendo uns processadores TOP, tipo i7 9700k (ou Ryzen 2700x), mas isso exigiria uma placa-mãe boa (tipo a Gigabyte Z390 UD) e uma placa de vídeo decente, tipo a GTX 1060 (ou RX 580). Só que, nessa configuração monstra eu notei que também precisaria de um bom water cooler, gabinete bom, RAM top (com dissipador), fonte boa, gabinete bom, etc.. e que eu chegaria perto dos R$ 6.000,00 sem periféricos!

Aí eu pensei: "será que eu realmente preciso disso tudo para o meu uso"? E cheguei a conclusão que não, não preciso. 

Então pretendo montar um Desktop intermediário, mas efetivo para o meu uso. Como o meu atual Note tem um processador A10, que aparentemente é equivalente a um i5, pensei que, para todos os efeitos, preciso de um i5 para cima, tipo um i7 (ou o seu equivalente da AMD), seria isso mesmo?

Pretendo utilizar o PC por 3 a 5 anos, para depois, quem sabe, comprar aquele 'sonho' monstro que imaginei (e até começar a jogar no PC). Só que não sei se vale a pena montar algo apenas "um pouquinho" melhor do que eu já tenho e se isso seria 'jogar dinheiro fora' (pois para só melhorar 'um pouquinho' do atual, posso simplesmente comprar mais um pent de memória RAM pro Note e já me ajudaria muito). 

Ou então se vale a pena comprar uma CPU top, com placa-mãe boa, economizar na RAM (sem marcas famosas, sem dissipador, etc), uma fonte intermediária e sem placa de vídeo por enquanto (ou apenas um placa de vídeo bem simples). E daí, futuramente, daqui a uns 3-5 anos, eu troco a RAM e compro uma placa de vídeo TOP. 

Não sei se, nesse meio tempo, irá mudar o 'padrão' de algumas tecnologias, então não sei se esse investimento a longo prazo vale a pena ou se é melhor comprar algum intermediário agora e, daqui a uns 3-5 anos, já partir para uma tecnologia mais nova e melhor. 

Decidindo pelo PC intermediário, penso que preciso: de um processador que se dê bem com multi-tarefas, com + núcleos e + threads; bastante RAM, 16 GB na maior velocidade possível (precisa ser daquelas marcas top, tipo Corsair e Kingston, com dissipador?); uma placa-mãe simples (os modelos de entrada são OK? quais?); air cooler normal; sem um gabinete especial; com fonte simples; potencialmente sem placa de vídeo ou então com uma mais simples; e HD SSD (que acho que fará uma grande diferença).  

Então é isso, gostaria da opinião de vocês considerando esses parâmetros. 

Obrigado, Abraços!

Postado

Pessoalmente acho que os PCs tops não entregam algo quem compense no preço, em relação aos PCs um degrau abaixo. Vi testes e máquinas de amigos agora, e montei uma configuração por 3600 agora:

MOBO Asus Prime B450-Plus - 650

Processador Ryzen 5 2600X - 959

GPU XFX RX 570 XXX 4gb - 699

Memória Corsair Vengeance 08gb 2666mHz - 350

Fonte PCYES V2 550W - 239

Gabinete Aerocool 500 - 199

SSD Kingston A400 480gb - 429

Ainda fiquei na manga com a possibilidade de upgrade de processador quando sair a geração 3, acrescentar RAM e um SSD m.2 nvme para ganhar mais uns 2 anos sem grande custo.

• Curtir 1
Postado

Realmente, essa sua configuração fica + - na metade do preço daquela "monstra" que eu mencionei. 

Você saberia dizer se uma configuração próxima a essa sua seria suficiente para o meu uso e se ela é bastante (ou só um pouquinho) melhor que o meu atual? 

Esse SSD m.2 nvme é o que? Forma de ligação na placa-mãe? Faz muita diferença assim em relação ao sata? 

Obrigado, abraços! 

Postado
Em 19/02/2019 às 18:46, jardaon2 disse:

Meu uso não será para jogos, mas uso normal para trabalho e estudo, com aquelas coisas básicas: Excel, Word, PDF's, muitas páginas abertas no navegador e também Photoshop para processar umas imagens leves e um programa de Mapas Mentais (muito legal por sinal!) chamado iMindMap, que utiliza imagens em 3D. 

Eu queria um PC que fosse 100% eficiente para o meu uso e que respondesse imediatamente aos comandos, sem gargalo nenhum

Pega um CPU: Ryzen 1600/2600/1700/2700 + MoBo: B350/B450 + Ram: 16gb ddr4 + GPU: GTX 1050ti/1060/RX 570/580 + hd, ssd + Fonte: 450w/550w

Postado

O colega aí em cima citou basicamente o mesmo computador. O ryzen 2600x é absurdamente superior ao processador que usas hoje (AMD A10 5745m), benchmarks com mais de 300% de superioridade. Inicie com 8gb de RAM pelo custo e depois de upgrade se precisar. Se não vai fazer overclock, fique com a placa b350 ou até mesmo a320, senão vai gastar mais à toa. Entre as placas de vídeo, 570 já roda tudo hoje e pelos próximos anos, sem colocar os gráficos no talo, e espanca a 1050 custando a mesma coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...