Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade memória RAM DDR3 com erro


Posts recomendados

Bom galera, mais uma vez venho pedir socorro aqui quando não consigo resolver um problema sozinho..

Eu tenho um pc relativamente antigo, specs abaixo, e fiz recentemente um upgrade na minha RAM. Tinha dois sticks de 4gb da memória Corsair Vengeance 1600Mhz, e queria subir a memória para 16gb então comprei mais dois sticks. Consegui encontrar da mesma marca, modelo, tamanho e frequência sem problemas, apesar do PN ser diferente (aparentemente as memórias novas faziam parte de umset de 4x4 gb). 

Antes do upgrade, pelo CPU-Z, constava a memória como Dual Channel, com as latências corretas (print abaixo). 

image.png.15ea34dfa79f39f8154ffbdd9e07a775.png

Logo quando instalei os sticks adicionais, nos slots 2 e 4 (com as memórias antigas no 1 e 3), meu pc não dava boot. Ele ligava por uns 3s e reiniciava sozinho, sem parar. Após inverter os slots (memórias antigas foram para os slots 2 e 4, e as novas para 1 e 3), foi possível dar boot. As memórias novas são as da esquerda (azuis) e as antigas as da direita (pretas).

image.thumb.png.eb1ceed6a873385c50d61d7494837012.png

Após o boot, chequei no CPU-Z, e as latências, mesmo sendo iguais na etiqueta da memória (foto anexa), constava diferente das memórias antigas.

 

Mas, o pc estava rodando. Submeti sob stress com várias abas no chrome, jogos abertos, sem problemas, até o primeiro BSOD com erro "memory management". Novo boot, jogando Overwatch (demanda média de RAM), diversos crashes. Jogo fechando sozinho, as vezes "culpando" falha na GPU, uma vez o computador simplesmente desligou.

Tentei inverter novamente os slots da memória, sem sucesso.

 

Retirei agora os sticks de memória novo, e o computador está rodando sem problemas, ainda não deu crash no Overwatch nem nada. Gostaria de saber o que eu deveria fazer para poder utilizar estas memórias novas sem causar problemas ao computador. É alguma configuração na BIOS que preciso acertar, ou alguma configuração do Windows?

&key=932d69d8514fc575

Minhas specs:

CPU: Core i7-4770k 3,4GHz

GPU: GeForce GTX 1060 6gb

MOBO: Gigabyte Z87M-D3H

 

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso está com cara de sujeira nos slots de memória que estavam vazios... Após inverter os slots funcionou porque na troca foram arrastadas ou parcialmente removidas as sujeiras dos slots 2 & 4 que ficaram por algum bom tempo sem uso!

Leva a mobo até um compressor (ou usa um aerosol de ar comprimido) e joga uns jatos de ar nos slots até ficarem bem limpos... e tenta de novo!

@>-->---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!