Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Não sei se estou na área certa, mas vamos lá.

Acabei de comprar as peças para montar meu pc, dentre elas:

placa-mãe -> Asus B450 gaming (atualizada para a terceira geração de ryzens)

Processador - Ryzen 5 3600

Placa de vídeo -> XFX RX 5700 XT 8gb 256bits

Fonte -> CX 550W bronze

SDD-> 480gb

Memória -> 2 pentes de 8gb de 3000mhz

Após montar o PC e conectar os cabos tanto do gabinete quanto da fonte, fui ligá-lo para dar boot pelo pendrive.

Mas antes de dar boot, eu liguei ele algumas vezes pra olhar a UEFI, porém eu percebi que o monitor na hora de ligar, as vezes demorava. Até que de repente ele parou de ligar e a tela ficava apenas piscando a luz do botão de ligar.

Depois de 30 minutos fui tentar ligar novamente, ele ligou, mas depois parou de novo de ligar.

Uma observação é que o computador por inteiro liga, tanto a placa de vídeo que fica com a luz ligada, quanto a placa-mãe, o cooler do processador e até o mouse liga.

Outra observação é que o monitor quando conectado apenas à tomada, ele liga a tela normalmente, porém quando eu conecto o cabo VGA, ele desliga a tela.

Eu testei com dois monitores e dois cabos VGA e o mesmo ocorreu, eu uso um adaptador de VGA para HDMI para conectar na placa de vídeo.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que pode ser, se talvez eu tenha conectado algum cabo do gabinete ou da fonte errado, ou um palpite de algum problema ou algo que eu tenha esquecido de verificar, valeuuu!!

Postado

@Daniel123321 Não tenho qualquer certeza se isto vai resolver seu problema, entretanto, como recentemente passei por algo um pouco parecido: tudo liga, leds do mouse e teclado acesos, apenas o monitor indicava que não havia conexão (e esta é nossa diferença, pois meu monitor não desligava). 

Testei tudo o que sabia e que estava ao meu alcance, e estava quase acreditando que por algum surto elétrico minha MB tinha queimado. Mas pacientemente segui os passos de desconectar todo e qualquer cabo dela, retirar a bateria, e deixar assim por algumas horas. Reconectei tudo a ela, mas preferi esperar um pouco para ligar qualquer cabo externo ao gabinete. Não sei se o precisava de tanto tempo assim, mas meu PC ficou umas 23 horas sem qualquer cabo conectado, logo, sem qualquer tipo possível de suprimento de energia. Reconectei o cabo de alimentação, teclado, mouse, o HDMI, respirei fundo e apertei a botão "power". O PC ligou sossegado.  Achei que estava resolvido - algum surto da rede elétrica sobrecarregou minha MB que voltou ao normal ao ficar sem alimentação por aquele período.

Dois dias depois tive o mesmo problema, mas desta vez, foi na hora em que estava usando o PC. Estranhei muito o que achei que poderia a causa, mas seria fácil testar. Novamente, placa-mãe desconectada por completo. Esperei só uns 5 minutos. Gabinete sem qualquer conexão por mais uns 10 minutos. E o PC ligou. Desconectei do filtro de linha no qual o PC estava ligado o que achei que fosse o causador de tal sobrecarga, e funcionou. Até o presente momento não aconteceu mais essa coisa chata aí. Era o carregador turbo do meu celular quando entrou em funcionamento, tinha sido a primeira vez que o conectara à mesma tomada/filtro do PC.

Não sou bom em elétrica/física, portanto, não sei explicar em termos específicos o porquê. Então, te perguntaria, há/houve algum carregador em funcionamento (ou seja, carregando um aparelho) ligado à mesma tomada (seja por um filtro de linha, benjamin, extensão, etc), ou talvez à alguma tomada próxima?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...