Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Pois bem, possuo aqui na minha casa a seguinte estrutura de rede:

1) 120mb Internet - Modem Net (Humax): modo Bridge

2) Roteador Tplink Archer C7 (1º Roteador - principal com DHCP ativado - ip 192.168.1.1)

3) Roteador Tplink Archer C50 (2º Roteador - ligado ao C7 via lan, DHCP desativado + ip fixo 192.168.1.3)

Até aqui, a rede tem sempre funcionando bem: seja cabo ou sem fio com taxas de download sempre no talo, enfim:

4) Possuo um Repetidor Tplink  RE200 dual band ha um bom tempo, e feito as configurações para repetir o C7 (1º roteador, pois é dele que preciso levar o sinal para outra localidade), a conexão se mostra muito lenta, e geralmente só consigo em 1 dispositivo, quando em outros, a conexão piora ou nem conecta

Comprei essa semana um novo Roteador (Tp-link Archer C20), para usa-lo como REPETIDOR do C7 (1º roteador), e me deparo com os mesmos problemas que vinha tendo com o Repetidor RE200: assim que termino a configuração, a internet até funciona no C20 ou ate no RE200, porém em pouco tempo a conexão fica extremamente lenta, seja navegação ou downloads (downloads limitados a 1-2mb, isso com o Internet Download Manager auxiliando ehehe), pois bem:

Como comprei esse Archer C20 e ele além de roteador, tem essa função de Repetidor com um Alcance maior, pretendia deixar ele funcionando no mesmo nivel do C7 (1º roteador e principal) e do C50 (2º roteador), mas tudo que é configuração que eu faço, o resultado se torna o mesmo: conexão fraca, e conflitando: ja desabilitei nesse C20 o DHCP, coloquei IP FIXO - inclusive alterei a faixa de números para evitar conflitos e mesmo assim nada.

Alguma sugestão ou esqueci de algo? Afinal nos 2 primeiros roteadores a conexão é estavel e top: inclusive no local onde ja ficava o RE200, e ficará a principio o C20 - a internet do C7 (principal), chega com sinal muito bom (outro andar para ter uma ideia), mas quando coloco o RE200 ou o novo C20: começam os problemas...

*Detalhe: já atualizei o Firmware do C20 e do RE200 para descartar algum bug dos mesmos....

Basicamente: Rede já possui 2 roteadores trabalhando ok - porém o terceiro no modo repetidor está com a conexão lenta! - o que percebi é: tanto o C7, e o C50, no modo ROUTER, seja por cabo e sem fio, trabalham muito bem, porém quando colocado o C20 (ou o velho RE200), no modo REPETIDOR: ai começam os problemas citados...

Desculpem se ficou confuso, mas acredito que deu para entender eheheh:

Postado

Bom, acabei de sanar o problema da seguinte forma:

- Resetei o modem da Net (Humax - pessimo por sinal), para os padrões de fábrica e em seguida coloquei-o em modo Bridge como ja estava - curiosamente fiquei sem sinal da internet mesmo conectando o C7 ou qualquer outro roteador nele: só voltei a ter internet no roteador, quando coloquei o Mac Adress do Humax no Tp-Link: achei estranho, pois antes do reset não precisava disso...

- Atualizei o firmware do C7 (estava bem desatualizado) e também o resetei: fixei o mesmo IP que eu ja usava nele (192.168.0.2) e refiz toda a configuração

- Atualizei o firmware do C50 e também o resetei: fixei também o IP que eu ja utilizava (192.168.0.3) e desabilitei naturalmente, o DHCP do mesmo. Aqui além disso, mudei o Inicio e o Fim dos Endereços IP, para ficar diferente do C7 (algo que não tinha feito antes e não sei se influencia tanto)

- ***Atualizei o firmware do C20 e a também o resetei: coloquei o IP 192.168.0.4 e também desabilitei o DHCP - também mudei a faixa de IPs, para ficar diferente dos outros roteadores. ***Aqui nesse aparelho, coloquei-o para trabalhar como REPETIDOR do C7 (trabalho que o RE200 fazia)

Sua dica de checar o sinal Wireless aqui no meu territorio foi EXCELENTE - tinha me esquecido de fazer isso e coloquei um canal mais "vazio" e recomendado pelo Wifi Analyzer tanto em 2.4 quanto 5ghz....

E finalmente: deu tudo certo! conexão estavel e decente em todos os pontos: no terceiro andar onde o RE200 estava e com problemas, agora esta estavel e consigo entre 20-40mb ali sem fio - nos demais locais mais proximos do C7, consigo velocidades maiores ainda.

O que de fato foi o diferencial? Sinceramente não sei, como voce pode notar refiz a rede toda basicamente: mas desconfio que o modem da Net e a falta de atualizar os firmwares estavam influenciando no resultado final.

Como BONUS: atualizei o firmware também do RE200 e também o resetei: fixei um IP para ele e fiz a Repetição para o C7 e vualá! - ganhei mais uma opção estavel em outro ponto!

Ate

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...