Ir ao conteúdo

Estouro de Capacitores !

Shimomura

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde A todos do Fórum !!!

Pessoal, aqui na empresa onde trabalho ocorreu 5 casos de capacitores das motherboards estourando !!!

3 Placas foram da Soyo Modelo para Pentium 3 1.0 GHZ e duas da 8IFE para Pentium 4 1.6 GHZ senão me engano, todas começaram com o problema de reinicializar a todo o momento no windows e só no windows, se eu rodasse o kurumim por exemplo ficava ligado de boa, so que ao abrir os capacitores estavam todos estourados, gostaria de saber o que está causando isso e justo com essas placas e tudo começou numa mesma época.

Desde já agradeço a todos.

Obrigado !!!

:(

Postado

Essas placas pegaram uma linha de eletroliticos de má qualidade, eles vazaram por ma qualidade mesmo.

Esses eletroliticos vieram de fabrica com uma deficiência em um aditivo interno que serve para suprir uns gases e evitar que haja aumento de pressão interna.

Nesse caso, você tera que trocar esses eletroliticos antes que eles causem maiores estragos danificando as trilhas da placa, etc.

T+

Postado

Luiz

Obrigadão pela explicação, foi bem explicado, estava meio assim por causa desses problemas, agora so não entendo o porque disso tudo ser quase na mesma época, mas beleza, muito obrigado luis.

Postado

Aqui em Rondônia aconteceu vários casos com placas Soyo, a maior dificuldade p/ nós foi conseguir capacitores eletrolíticos de 2200x6,3V e 1500x6,3v, pois tivemos que trocar uns cinquenta, afora isso só a troca dos capacitores resolve.

• Membro VIP
Postado

Pessoal

Minha placa-mãe apresentou esse defeito e troquei 10 capacitores estufados. Encontrei as peças numa PCCHITOS queimada que pelos menos serviu para fornecer estas peças em boas condições.

Outro detalhe é que as placas-mãe Soyo são as mais comuns de apresentar esses problemas, mas não com todos os modelos. Lá no trabalho tem uma Soyo já meio velha e os capacitores tão zero bala. Só que, reparando bem, o tipo físico deles é diferente do que que estragou em outros modelos de placa. São de outro fabricante também.

T+

Postado

Luiz, mais outra pergunta:

Você sabe porque isso ocorreu quase na mesma época amigão ?

E os capacitores que estão um pouquinho só estufados mais que se você olhar bem você nota a diferença já é um defeito ?

Tem uma placa aqui que começou a dar este problema essa é uma ecs que tam ums capacitores um pouquinho so estufados mais de vez em quando a máquina reinicia sempre de manha, depois do almoço fica normal, tem algo mais para esclarecer isso amigão ?

Agradeço a compreensão de todos, Obrigado !!!

• Membro VIP
Postado

Você perguntou pro Luiz e assim vou cobrar pela resposta.... :D

Se o capacitor já tá estufando no topo metálico, embaixo, na base plástica, só não estourou ainda devido a encostar no PCB da placa-mãe!!!!! O esforço físico é grande e por isso afeta o topo, antes de estourar de vez.

A minha placa-mãe tava com esse problema e em menos de 6 meses o número de peças com defeito, subiu de 4 para 11 unidades. Não perca tempo e troque logo, antes que o pior aconteça! Kabooooommmm!

O funcionamento fica irregular devido a variação que sofre com a temperatura....nestas condições, os capacitores estão com sua capacitância afetada....

T+

Postado
Postado Originalmente por Shimomura@15 out 2004, 14:26

Luiz, mais outra pergunta:

Você sabe porque isso ocorreu quase na mesma época amigão ?

E os capacitores que estão um pouquinho só estufados mais que se você olhar bem você nota a diferença já é um defeito ?

Tem uma placa aqui que começou a dar este problema essa é uma ecs que tam ums capacitores um pouquinho so estufados mais de vez em quando a máquina reinicia sempre de manha, depois do almoço fica normal, tem algo mais para esclarecer isso amigão ?

Agradeço a compreensão de todos, Obrigado !!!

Ola amigo tudo beleza

O frabricantes de placas-mãe nessa epoca compraram grande quantidade de capacitores eletroliticos que vieram com problemas, sendo percebidos tarde demais (não lembro a marca desse eletrolitico).

Por isso varias placas de diversos modelos e frabricantes deu problema (as que usaram esse eletrolitico com deficiência de aditivo)

Ma ainda existem outros fabricantes de eletrol. dando problema por ai, mas não como aconteceu nessa época.

T+

Postado

Cara ... tente levar onde voce comprou ... ou troquei os capacitores mesmo .. isto é um lote la de taiwan que veio bugado .. mas a SOYO não fez recall (pelo que eu sei ... )

A possibilidade de todas terem acontecido na mesma época talvez seja : você liga todas no mesmo estabilizador ? ou mesmo pelo lote ! são do mesmo lote?

Espero que tenha ajudado.

Postado

Caro amigo Luiz

Obrigado mais uma vez pela ajuda e a todos aqui do forum que estão e que postaram aqui tb, quanto as placas serem do mesmo lote ou estarem no mesmo estabilizador é os seguinte:

Não verifiquei se são do mesmo lote, tenho de ver mas quanto aos estabilizadores não é pois as máquinas são divididas nos vários setores da empresa e uma que deu problema passou um tempão num no-break., agradeço a todos, vou verificar a questão do lote mais o que o nosso amigo luiz ai disse é tudo, infelizmente é isso, mais será que trocando os capacitores a placa funcionará perfeitamente novamente ? A estabilidade dela não estará sendo afetada pela troca ?

Postado

Outra coisa pessoal,

Um cara aqui no qual pedi ajuda tb disse que era esses capacitores de má qualidade e disse tb que poderia ser aterramento, você concorda com isso amigo Luiz ?

Postado

cara imagino eu q aterramento é difícil ..... mas se você torcalos por semelhantes ( não iguais né .. nem da mesmo marca ... não quer ter os mesmos problemas de novo ? ) vai ficar zerada .... só cuidado ocm o óleo que possivelmente pode ter vasado dos capacitores ... recomente você dar uma boa limpada nela ocm alcool isipropilico antes de religa-la !

Sorte ai

Postado
Postado Originalmente por Shimomura@18 out 2004, 10:03

Caro amigo Luiz

Obrigado mais uma vez pela ajuda e a todos aqui do forum que estão e que postaram aqui tb, quanto as placas serem do mesmo lote ou estarem no mesmo estabilizador é os seguinte:

Não verifiquei se são do mesmo lote, tenho de ver mas quanto aos estabilizadores não é pois as máquinas são divididas nos vários setores da empresa e uma que deu problema passou um tempão num no-break., agradeço a todos, vou verificar a questão do lote mais o que o nosso amigo luiz ai disse é tudo, infelizmente é isso, mais será que trocando os capacitores a placa funcionará perfeitamente novamente ? A estabilidade dela não estará sendo afetada pela troca ?

Trocando-os não vai ter nenhum problema novamente, mas cuidado ao troca-los pois pode danificar a placa mãe, pois eles foram soldados pela fabrica não pensando em uma posterior troca

A placa mãe não só tem trilhas em cima e em baixo da placa, ela é um "sanduiche" assim se forçar muito a retirada dos capacitores da placa, pode danificar internamente a mesma.

Ainda tem que tomar cuidado com o soldador a ser utilizado, pois se ele não for aterrado corretamente pode queimar componentes da placa com a eletricidade gerada pela resistencia.

Se for utilizar um soldador comum, retire-o da tomada antes de encosta-lo na placa.

Enquanto o nosso amigo ter citado que o problema é falta de aterramento não tem nada a ver, o eletrolitico é 2 tiras de material condutor enrolado com um rocambole, isolados entre si por um tipo de papel embebido em um liquido chamado eletrolito, que de tal maneira quando é submetido a uma corrente eletrica se torna altamente isolante em uma determinada polaridade, para um eletrolitico dar problema, tera que ser submetico a uma tensão inversa a que ele foi especificado, ou trabalhando a uma tensão superior a que ele pode suportar

T+

Amigos, faz muito tempo que eu estudei essa teoria, por isso me corrijam se eu estiver errado.

• Membro VIP
Postado

Correto Luiz.

Retirando-se os erros de Portuga :D . De resto, tá 10 seu comentário.

Lembrando ainda que a contaminação do eletrólito por susbtâncias químicas alheias, é que faz surgir gases no invólucro, fazendo o capacitor estufar e até estourar quando não mais suportar a pressão.

E não venham pedir para explicar qual a reação química que ocorre! :angry:

T+

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@18 out 2004, 14:42

E não venham pedir para explicar qual a reação química que ocorre! :angry:

T+

Rssssss, é isso mesmo. :palmas:

Daqui a pouco estão montando uma fabbrica de placas-mãe, com o desenrolar das respostas !!!

T+ legal !!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...