Ir ao conteúdo

Diretórios do Linux

Hey Marshall!

Posts recomendados

Postado

Muitos já me perguntaram qual é a função de cada diretório do Linux, eu mesmo me sentia perdido no Linux em relação a tais diretórios. Gostaria de fazer uma explanação básica sobre esse assunto.

O sistema de organização de arquivos do linux é conhecido como FHS - Filesystem Hierarchy Standard

Pastas e suas funções gerais:

/ - É o maior nível possível, todos os outros diretórios estão abaixo deste diretório. É chamado de diretório root.

/bin - Aqui tem os utilitários báicos da linha de comando. Você não deve configurar esse diretório em partição separada, senão não será capaz de acessar tais utilitários no modo linux rescue.

/boot - Inclui tudo que é necessário para o linux inicializar, coisas como o GRUB, o disco INITIAL RAM, e o kernel do linux.

/dev - Aqui tem os dispositivos de driver disponíveis, como disquete e cd-rom.

/etc - Contém arquivos básicos de configuração do linux, incluindo aqueles relativos a senhas e daemons como Apache, samba e o X Windows.

/home - Inclui diretório principais para todos, exceto para o usuário root.

/initrd - Configura um disco vazio para o Initial RAM durante o processo de boot. Se você apagar esse diretório, terá o erro de KERNEL PANIC. (Este diretório não é parte formal do FHS)

/lib - Relaciona as bibliotecas de programa necessárias para vários aplicativos.

/lost+found - Arquivos orfãos. Utilitários como o fsck coloca arquivos que não podem ser identificados nesse diretório. (Usado somente no ext3)

/misc - Anota um ponto comum de montagem em diretórios NFS compartilhados.

/mnt - É um ponto comum de montagem de mídia removível, como os drives de disquete e cd-rom.

/opt - Localização padrão de aplicativos terceirizados, como o Staroffice.

/proc - Todos os processos executados relativos ao kernel que estão sendo executados atualmente se encontram aqui.

/root - Diretório do usuário root.

/sbin - Possui comandos de adminstração de sistema.

/tftpboot - Para estações de trabalho sem disco, conhecidas como terminais remotos.

/tmp - Serve como armazenamento de arquivos temporários. Como regra, o script /etc/cron.daily/tmpwatch esvazia arquivos mais antigos que 10 dias nesse diretório.

/usr - Inclui rogramas e dados disponíveis para todos. Tem muitos subdiretórios. Por exemplo, o OpenOffice é instalado em /usr/bin.

/var - Tem dados variáveis, como arquivos de registro e grupos de impressão.

Quem quiser complementar, fique a vontade. Espero ter ajudado! :palmas:

Postado

/lost+found - Arquivos orfãos. Utilitários como o fsck coloca arquivos que não podem ser identificados nesse diretório.

Esse so e usado no caso de ext3.

Postado
Postado Originalmente por hunto@17 out 2004, 13:16

rum.. bem arrebenta viu.. merece levar uma PINADA hey marshall

Merece sim, no bom sentido hehehehe :P

E complementando, para quem for mexer no kernel, o source fica no /usr/src. A parte de configuração do X Window, fica no /etc/X11

E uma coisa que notei aqui, que alguns arquivos que modifico no Linux, é criando tb outro com nome similar, porém com final diferente, por exemplo teste~1 ou algo assim, não me lembro. É como se fosse um backup temporário do arquivo original. Coisa q o 2003 server está "implemetando" tb. hahahaha :D

Postado

Eles tão sempre copiando o que é bom e util, quem sabe um dia não teremos mais o windows como ele é hoje e sim uma outra variancia do GNU/Linux...

ELES COPIAM TUDO, ASSIM NÃO DÁ... :muro:

Postado
Postado Originalmente por Mr Burns@17 out 2004, 14:04

E uma coisa que notei aqui, que alguns arquivos que modifico no Linux, é criando tb outro com nome similar, porém com final diferente, por exemplo teste~1 ou algo assim, não me lembro. É como se fosse um backup temporário do arquivo original. Coisa q o 2003 server está "implemetando" tb. hahahaha :D

Ei, mas isso já existe faz tempo. o WORD faz isso, o VI faz isso. (e vários outros programas)

Não tem nada a ver com o OS, e sim com o programa.

Postado

Sim, mas criam temporários... Q eu sei arquivos de backup, eles não criam... Mesmo depois q fecha o arquivo, o backup dele permanece... Já no Word é apagado logo depois de fechar o programa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...