Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera. Estou tendo dificuldade de entrar na bios modo avançado do notebook asus m570dd, ele vem com ryzen 5 3500u e uma gtx 1050, possui 8 de RAM, só que desses 8 de RAM 2 estão indo para a placa integrada vega 8 do ryzen, como possui uma gtx, gostaria de diminuir a quantidade de memória da vega 8, só que quando entro na bios não tem a opção de gpu nem processador, não consigo fazer alteração nenhuma. 

• 3 semanas depois...
Postado

Olá Bruno!

você conseguiu resolver o seu problema??? Estou com o mesmo, no mesmo modelo de máquina.

O que eu pude verificar é que a placa de vídeo dedicada só funciona quando o computador está ligado na energia.... será que é por isso que vem essa configuração absurda de comer quase metade da RAM?

Postado

Olá Juliana! 

Eu coloquei os programas que utilizam a vega 8, tudo pra roda na gtx, mais também não mudou nada, ela fica à toa só com memória, já procurei várias vezes em muito lugares mas nada de respostas, eai se axecuto um programa pesado ele não roda pois dá pouca memória. Agora terei que compra um pente de RAM de 8 pra poder ter um desempenho normal. 

• Triste 1
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Opa pessoal,

Boa noite... ou não muito boa, afinal eu também comprei um Asus desse, na verdade o meu Asus é o F570ZD com o Ryzen 5 2500U... E pelo que pude perceber o pessoal tem muitas duvidas sobre esse notebook. Vou ajudar vcs a se entenderem melhor com o ASUS de vcs... 

Depois de muuuuuuito mexer nele entendi como algumas coisas desse notebook funcionam, ou não funcionam kkkkkk

Primeira coisa: Esse notebook com HD é lento que dói, e infelizmente para todos nos ele vem com HD, devido a uma tecnologia da AMD o storeMI, o notebook deveria ficar mais rápido com o tempo, porém a tecnologia não funciona nada bem com HD convencionais... ou seja é ALTAMENTE recomendável assim que comprar colocar um NMVE M.2 PCI-Express... nem que seja de 128 GB, e você vai ter que reinstalar o Windows no NMVE, basicamente foi o que eu fiz... o notebook passa da água pro vinho. (Ele fica umas 100 vezes mais rápido, e não é exagero)

Segunda coisa(Essa vai pro @Felipe Antônio Pinazo )  : Cara sobre quedas no FPS dos jogos... Esse notebook também tem um problema de que ele divide o heat pipe entre a CPU e a GPU, e tem apenas um Fan ou em português ventoinha que refrigera esse unico heat pipe... Geralmente nos notebook Gamers são 2 fans e 2 heat pipes individuais.... O que faz com que quando você está jogando a GPU esquente a CPU o que acaba causando Thermal Throttle, ou em português Super aquecimento, o que faz com que o processador afunde as frequências para 400mhz e cause quedas bruscas nos FPS dos jogos... A solução para esse problema é você fazer o undervolt da GPU GTX 1050, para não deixar a temperatura passar de 70 graus... ou 65 graus como eu fiz... coloquei a frequências da GPU em 1700mhz a 915mA... ou 875mA... baixa muito a temperatura da GPU e acaba com as quedas de FPS... 

Terceira coisa: Lag no touchPad... cara aquilo me irrita, mas pra diminuir pra quase nenhum lag, você tem que ir nas configurações do windows, ir no touch pad e aumentar a sensibilidade para a mais alta possivel... Opção: Sensibilidade do touchpad: Maior Sensibilidade.

@julianabreu Juuhhh Só pra responder mais uma duvida sua.

O Asus M570DD ou o F570ZD Só consegue "usar" a placa dedicada quando está com a fonte conectada, pois a bateria não suporta a GPU dedicada e a CPU juntas, pois a bateria sozinha fornece apenas 48W... e só a placa de video dedicada puxa 75W. Não é por causa da memoria compartilhada

Esse é o motivo da fonte que acompanha no notebook ser tão grande e de 120W, conforme as especificações do proprio site da asus:

https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS-Notebook-M570DD/specifications/
https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS-F570ZD/specifications/

adicionado 2 minutos depois

@Bruno Gustavo dos Santos E O F570ZD vem de fabrica com apenas 1 giga dedicado para a vega 8 vcs deram azar do M570DD vir com 2 gigas para a vega 8. Mas essa configuração é feita pela propria Asus.... pode ser que tenha como alterar, mas eu só tenho o F570ZD para mexer, então não vou conseguir ajudar vcs.. 

Sorte e grande abraço

Postado
Em 22/06/2020 às 19:21, RickyXDs disse:

Opa pessoal,

Boa noite... ou não muito boa, afinal eu também comprei um Asus desse, na verdade o meu Asus é o F570ZD com o Ryzen 5 2500U... E pelo que pude perceber o pessoal tem muitas duvidas sobre esse notebook. Vou ajudar vcs a se entenderem melhor com o ASUS de vcs... 

Depois de muuuuuuito mexer nele entendi como algumas coisas desse notebook funcionam, ou não funcionam kkkkkk

Primeira coisa: Esse notebook com HD é lento que dói, e infelizmente para todos nos ele vem com HD, devido a uma tecnologia da AMD o storeMI, o notebook deveria ficar mais rápido com o tempo, porém a tecnologia não funciona nada bem com HD convencionais... ou seja é ALTAMENTE recomendável assim que comprar colocar um NMVE M.2 PCI-Express... nem que seja de 128 GB, e você vai ter que reinstalar o Windows no NMVE, basicamente foi o que eu fiz... o notebook passa da água pro vinho. (Ele fica umas 100 vezes mais rápido, e não é exagero)

Segunda coisa(Essa vai pro @Felipe Antônio Pinazo )  : Cara sobre quedas no FPS dos jogos... Esse notebook também tem um problema de que ele divide o heat pipe entre a CPU e a GPU, e tem apenas um Fan ou em português ventoinha que refrigera esse unico heat pipe... Geralmente nos notebook Gamers são 2 fans e 2 heat pipes individuais.... O que faz com que quando você está jogando a GPU esquente a CPU o que acaba causando Thermal Throttle, ou em português Super aquecimento, o que faz com que o processador afunde as frequências para 400mhz e cause quedas bruscas nos FPS dos jogos... A solução para esse problema é você fazer o undervolt da GPU GTX 1050, para não deixar a temperatura passar de 70 graus... ou 65 graus como eu fiz... coloquei a frequências da GPU em 1700mhz a 915mA... ou 875mA... baixa muito a temperatura da GPU e acaba com as quedas de FPS... 

Terceira coisa: Lag no touchPad... cara aquilo me irrita, mas pra diminuir pra quase nenhum lag, você tem que ir nas configurações do windows, ir no touch pad e aumentar a sensibilidade para a mais alta possivel... Opção: Sensibilidade do touchpad: Maior Sensibilidade.

@julianabreu Juuhhh Só pra responder mais uma duvida sua.

O Asus M570DD ou o F570ZD Só consegue "usar" a placa dedicada quando está com a fonte conectada, pois a bateria não suporta a GPU dedicada e a CPU juntas, pois a bateria sozinha fornece apenas 48W... e só a placa de video dedicada puxa 75W. Não é por causa da memoria compartilhada

Esse é o motivo da fonte que acompanha no notebook ser tão grande e de 120W, conforme as especificações do proprio site da asus:

https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS-Notebook-M570DD/specifications/
https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS-F570ZD/specifications/

adicionado 2 minutos depois

@Bruno Gustavo dos Santos E O F570ZD vem de fabrica com apenas 1 giga dedicado para a vega 8 vcs deram azar do M570DD vir com 2 gigas para a vega 8. Mas essa configuração é feita pela propria Asus.... pode ser que tenha como alterar, mas eu só tenho o F570ZD para mexer, então não vou conseguir ajudar vcs.. 

Sorte e grande abraço

obrigada  pelas informações.  Coloquei um sds m2 e mais 8gb de RAM. O PC mudou mesmo, mas estou tendo prob de tela azul. Estou tentando instalar o Windows n9vamente mas quando tento ela não consegue identificar 

Postado

@julianabreu

Em 25/06/2020 às 10:24, julianabreu disse:

obrigada  pelas informações.  Coloquei um sds m2 e mais 8gb de RAM. O PC mudou mesmo, mas estou tendo prob de tela azul. Estou tentando instalar o Windows n9vamente mas quando tento ela não consegue identificar 

Oi Juh, 

Quando você entrar no instalador do windows 10, você tem que apertar:

shift  f10 juntos

ai vai abrir um prompt de comando, então:

Digite diskpart. 

No prompt DISKPART, digite list disk. Observe o número do disco que você quer excluir.

No prompt DISKPART, digite select disk 0 ou 1. são os numero que vai ter ai, exemplo select disk 0 ou select disk 1, tome cuidado pra não selecionar o pendrive com a instalação do windows, kkkk eu ja fiz isso

No prompt DISKPART, digite clean.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Importante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A execução do comando clean excluirá todas as partições ou volumes no disco. ou seja você vai perder tudo, mas sugiro que você exclua tudo...

No prompt DISKPART, digite convert gpt.

A partir disso, você vai visualizar os dois, tanto o hdd quando o NMVE M.2

____________________________________________________________________________________________________

Mas hoje eu vim aqui para falar sobre outra coisa

Ontem a NVIDIA lançou um novo driver pra GTX 1050, esse novo driver habilita o GPU Scheduling do windows... 

Depois procurem como ativar isso depois de baixar o novo driver, 

Bom os teste que eu fiz foram com o KOMBUSTOR e com o jogo LOL

no primeiro, o kombustor eu passei de 80 fps para 104 fps, porém percebi que o notebook também passou a esquentar mais, pois creio que ele trabalhe com maior load dos núcleos do processador... o que passa a empurrar melhor a GPU. antes nesse kombustor ficava com mais ou menos 20% de utilização da CPU durante o teste, porém agora o uso chega a 50% e um dos núcleos, fica 100% 

Já no LOL o resultado foi muito mais expressivo, antes o CPU ficava em 1,5ghz com um uso de mais ou menos 30 a 40% e eu tinha uma variação de 50 a 89 fps, depois da atualização e de que eu habilitei o GPU Scheduling. a CPU fica a mais ou menos 3,1GHZ e com um dos núcleos a 100%. Meus amigos, o notebook passou a quase decolar de quanto que o cooler aumentou a rotação, PORÉM passou a fazer de 100 a 140 fps!!!!!!!!!!!!!!!!

Olha essa esse acrescimo de performance!

Bom eu uso uma base de refrigeração bem potente e fiz o undervolting da minha GPU, mas mesmo assim o notebook ta bem barulhento na questão do cooler... mas é isso ai, se alguém se interessar em ganhar mais performance, acho que essa dica é super valida

• 9 meses depois...
Postado

Alguém encontrou uma solução para o problema sem undervolt?

Caso não, alguém consegue me ajudar nessa parte de undervolt? Pois as quedas de fps estão incomodando muito... (enquanto jogo qualquer coisa, depois de um tempo de 60 fps ele cai pra 20-30)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...