Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Navegadores recarregando frequentemente mesmo após formatar o PC


Posts recomendados

Há alguns dias meu computador começou apresentar travamentos em momentos, aparentemente, aleatórios. Acontecia principalmente quando algum navegador estava aberto ou alguma outra aplicação que use muitos dados de internet. Spotify e Player de música off-line também começaram a apresentar travamentos. O driver de áudio desbalanceou o volume dos falantes. No fone de ouvido eu percebia mais som de uma lado do que do outro, mesmo no slider do sistema aparecendo que estava centralizado.

Então começou aparecer problemas maiores. Todos os 3 navegadores instalados começaram a recarregar insistentemente algumas páginas. No youtube principalmente, contei 25 recarregamentos de página em um minuto. Depois voltava ao normal, um tempo depois se repetia a chatice.

Como começou a travar muito, nem jogar eu conseguia mais, tentei fazer alguns procedimentos, antimalware não encontrava, terminei os trampos da semana e formatei o computador hoje. Acontece que 5 minutos após terminar todo o processo de formatação, primeira coisa que fiz foi abrir o IExplorer pra baixar alguns programas e advinha... As páginas recarregavam como antes. Então fui ver se identificava algo na minha rede. O UPnP de um dos dois roteadores está ativado e na lista de aplicações aparece o WhatsApp com um sequência de números que parece ser um número de telefone, mas com ddd de outro estado, daí comecei achar que tem alguém aproveitando de vulnerabilidade de alguma aplicação que usei nessas portas abertas pelo UPnP. 

image.thumb.png.580e5ec3ba8c726845f8fd60eec6a595.png

Resolvi desabilitar o UPnP e já faz umas 3 horas que tá tudo bem. Vi em um fórum gringo que o WhatsApp usa o UPnP com protocolo UDP pra chamadas de vídeo e voz e quando esse está desabilitado ele usa um tal de STUN que é mais lento, mas não obtive nenhum informação precisa sobre que portas costumam ser usadas, e porque aparece uma sequência de número que parece um telefone, mas que não é o meu, nem de alguém conhecido. 

Resolvi habilitar novamente o UPnP e as informações voltam a aparecer, só que agora o número é outro, mas a por interna e externa continua a mesma. Se em um curto espaço de tempo a opção for reabilitada, o número continua o mesmo.

 

Não sei se tem relação com o problema dos navegadores recarregarem o tempo todo, vou continuar testando com o UPnP habilitado e desabilitado, mas é que não vejo outra possibilidade se não um problema na rede. Ainda não resetei os roteadores, mas vou fazer só por via das dúvidas.

Havia trocado o teclado também, pois achava que o F5 estava dando contato. Tive a impressão que tinha resolvido, já que passou um tempão até acontecer novamente, mas foi só abrir o youtube que tudo começou a recarregar sem justificativa óbvia, pelo menos pra mim.

Esse computador está conectado via cabo e está com Windows 10. Suspeito que um notebook conectado via Wifi e operando o Xubunto também apresentou esses recarregamentos, mas ainda não tive tempo de ver.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2020 às 01:50, broering disse:

@b.cordeiro Phishing talvez? tente resetar seu router.

Não sei. Já resetei, desabilitei o UPnP, passei o dia usando sem perceber nenhuma anormalidade, mas agora a pouco estava vendo vídeo no youtube e começou a recarregar páginas insistentemente. Faz uns dez minutos que tento responder aqui no fórum, mas a página recarrega antes que eu escreva a primeira frase. Pra concluir, tive que desconectar a internet.

Como eu disse, o computador foi formatado e o roteador também. Só não consigo resetar o modem. Vou ligar para o provedor e pedir que resetem tudo.

Se alguém aí manja de wireshark ou algum software parecido, eu posso rodar aqui pra ver o que ta acontecendo de movimento na rede. Pelo monitor de recursos do windows , no momento que acontece os recarregamentos, aparece esses endereços aí que vou anexar na imagem. Esses marcados com seta vermelha são os que eu estranhei, mas não sei o que nenhuma dessas requisições fazem, então se alguém consegue enxergar alguma coisa nisso eu agradeço.


image.png.fa5fa36bb0883afe4b032febfe8eccfb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!