Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, tudo certo?

Estou juntando grana e montando um computador para jogos e streams, mas isso não vem muito ao caso. o que vem ao caso é a seguinte dúvida:

Estou comprando uma Ryzen 7 3800x e uma placa TUF Gaming X570-plus/br. Li que a  Velocidade máxima do 3800x é de 3200 MHz, a Tuf aguenta até 4400 (em oc). Mas eu vi pessoas testando frequências maiores em reviews com 3700x/3800x. Isso é  possível? O que determina a frequência é a CPU ou a Placa-mãe? Posso usar uma frequência maior do que 3200 no meu computador?

Postado
14 horas atrás, Caio Ferreira disse:

CPU: Clock de Max Boost até 4.5GHz

Velocidade máxima da memória 3200MHz

você só pode tá falando da ram e n sabe disso.

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-7-3800x

Possivelmente. Eu fiquei mega confuso pois eu costumo assistir o canal do Peperaio Hardware, ele testou uma Ryzen 7 2700x na placa que citei, mas usou frequências de Rams maiores e por isso eu fiquei me perguntando "Como ele usou frequência maior em uma velocidade máxima de memória 3200MHz"

Ele usou até 3600Mhz.

Postado

@Doopus sim, é comum você usar frequência além das que a AMD garante funcionamento; geralmente isso depende mais da placa-mãe e rams utilizadas.

Postado

@Caio Ferreira Entendo, e essa era realmente a minha dúvida. Mesmo a 3800x tendo esse máximo de frequencia, caso eu queira usar até 4400, eu poderia? Isso traria alguma diferença de desempenho?

Postado

@Doopus 4400mhz é muito raro conseguir, só gente muito entendida que faz ajustes manualmente nos subtimings e tensão. o que te aconselho é tentar via XMP, você escolhe na BIOS e vê se o sistema fica estável. a frequência não vai fazer milagre. escolha uma frequência estável entre 3200-3600, provável que vai funcionar legal assim.

Postado

O controlador de memória está no processador e é ele quem manda.

O ryzen 3000 tem vários chiplets dentro do chip. Eles tem uma frequência de comunicação interna chamada de FCLK ou IF (infinity fabric) que é equivalente a metade da frequência da memória ram.

A grande maioria dos ryzen consegue pegar FCLK 1800 que da 3600 de ram. Acima disso os ryzen costumam “dessincronizar” a FCLK da RAM pra conseguirem bootar, ocasionando perda de desempenho até certa velocidade da ram. Geralmente frequências de memórias muito altas (>4266mhz) costumam compensar a perda da sincronia da RAM com a FCLK. Mas não vale a pena pois depende muito da sorte e de kits de RAM muito caros.

Melhor custo beneficio são 3200mhz Cl14 ou 3600 Cl16.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...