Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal, estou usando agora um ryzen 5 3600 e percebi que a frequencia está oscilando e atingindo até 4.2mhz estando na area de trabalho... em questoes de segundo passa de 3.6ghz pra 4ghz e acaba fazendo o mesmo com a temperatura, que vai de 40 pra 60 em instantes... cooler acaba diminuindo e aumentando a potencia a cada 10 segundos e faz um barulho que me incomoda.. enfim.. isso é normal? vi alguns dizendo que é uma nova tecnologia nos processadores e que é normal... eu não sabia que existia esse ''overclocking automático'' vale ressaltar que a tensão fica oscilando também de 1.0 a 1.40 rapidamente. 

posso deixar assim como veio de fábrica mesmo? e posteriormente trocar o cooler pra um melhor já que é ainda o cooler box padrão. ?

Postado

@Edson Tomaz

Tenho um Ryzen 7 2700x e tenho o cooler box Wraith Prism, e assim eu ativei esse Overclock e chegou de 3.7 para 4.2 e oscilou até 90 graus... 100% de stress por 7 horas seguidas, ai tirei esse OC automatico e fiz o meu próprio para 4.0 com travamento de energia, não lembro qual foi acho que foi 1.4,  e assim a temperatura chegou no máximo 80 Graus com o mesmo teste... Ou seja, é ruim sim esse OC automatizado, tenta fazer um concreto e faz o teste de stress... o meu cooler box ta aguentando suave

adicionado 1 minuto depois

Se tem medo de fazer OC manual, tenta fazer um stress com OC automatizado com AIDA64, e se a temperatura passar dos 85 vai ter que desativar..

Postado

com um undervolt básico você acaba com esse problema. ou seguindo a sugestão do amigo acima mesmo sem muito refinamento deve dá uma melhorada na situação.

Postado

@GomesDavi

32 minutos atrás, GomesDavi disse:

@Edson Tomaz

Tenho um Ryzen 7 2700x e tenho o cooler box Wraith Prism, e assim eu ativei esse Overclock e chegou de 3.7 para 4.2 e oscilou até 90 graus... 100% de stress por 7 horas seguidas, ai tirei esse OC automatico e fiz o meu próprio para 4.0 com travamento de energia, não lembro qual foi acho que foi 1.4,  e assim a temperatura chegou no máximo 80 Graus com o mesmo teste... Ou seja, é ruim sim esse OC automatizado, tenta fazer um concreto e faz o teste de stress... o meu cooler box ta aguentando suave

adicionado 1 minuto depois

Se tem medo de fazer OC manual, tenta fazer um stress com OC automatizado com AIDA64, e se a temperatura passar dos 85 vai ter que desativar..

entendo.. fiz o teste no cpuZ e no cinebench chegou a 90° 

no caso seria interessante desativar esse overclocking automatico mesmo vindo assim de fabrica ? 

Postado

@Edson Tomaz

7 minutos atrás, Edson Tomaz disse:

no caso seria interessante desativar esse overclocking automatico mesmo vindo assim de fabrica ? 

Sim, vai perde um pouco de desempenho de 10/15% para renderizar vídeos e assim vai, nada que mude em questão de jogos(Deve apenas perde 5/10 fps), mas a temperatura ia baixa consideravelmente para 60/70 graus em stress

Postado

@GomesDavi

2 horas atrás, GomesDavi disse:

@Edson Tomaz

Sim, vai perde um pouco de desempenho de 10/15% para renderizar vídeos e assim vai, nada que mude em questão de jogos(Deve apenas perde 5/10 fps), mas a temperatura ia baixa consideravelmente para 60/70 graus em stress

eu acabei apenas desativando, encontrei na bios como ''core performance boost'' e não fiz nem uma mudança, agora está cravado nos 3.6 ghz, e tensão em 1.0, no caso, agora está realmente em stock. refiz os testes de stress e agora fica na casa dos 60 - 65 graus, anterior batia os 91 graus, diminuiu bastante. 

Postado

@Edson Tomaz rode o teste por mais tempo, pelo menos 30/40min. aí você terá noção se está estável 1v de tensão é bem baixo, se ficar estável você é sortudo, seu chip é ótimo kkkk

Postado

@Edson Tomaz show então, tá ótimo pro seu uso. quando precisar de mais performance, pesquise sobre como faz o undervolt aí você seta o clock até 4.2GHz e vai testando em qual tensão fica estável.

Postado

@GomesDavi sim, não vi diferença significativa nos jogos. Só perdi 200 pontos no cinebench. Eu não me importo muito em jogar com máximo de desempenho.

adicionado 4 minutos depois

@Caio Ferreira certo, vou fazer quando eu pegar um cooler melhor, o cooler box desse 5 3600 é ruinzinho em comparação a outros da AMD. Em breve eu pego um Air cooler ou um water cooler mesmo. Valeu pelas informações 🤜🏻🤛🏻

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...