Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Moro em uma cidade pequena, com apenas 2 provedores de internet, ambos pequenos. Meu plano é de 80mb fibra ótica, e o sinal chega por fibra aqui em casa em uma ONU HG8120h da Huwaei, que é uma ONU bem simples e relativamente antiga, e dela o sinal vai por cabo de rede pra um roteador TP-Link wr941nd, que distribui pro resto da casa. Vou colocar aqui um link pra uma pg que descreve essa minha ONU da Huwaei, não sei se vai aparecer, pois não sei e tenho permissão do fórum:

https://www.up2tech.com.br/huawei-gpon-onu-hg8120h/

Pois bem, eu estou querendo migrar pro plano de 200mb da operadora, porém, me foi dito que preciso comprar um AC 1200 gigabit de forma a poder aproveitar todo o recurso e mandar os 200mb pro resto da casa, pois o WR941nd funciona em 10/100 e não distribui mais que 100mb, nem por cabo.

Partindo do pressuposto que o AC 1200 custa por volta de 400,00 é um roteador bem moderno, com 2 bandas (2.4 e 5 Ghz) e portas gigabits de 100/1000, essa minha ONU antiga vai funcionar bem com ele? Ou seja, o roteador vai conseguir trabalhar com capacidade alta recebendo o sinal por cabo dessa ONU antiga que recebe a fibra ótica?

Até pensei em comprar uma ONU mais moderna que já faça o papel de ONU e roteador ao mesmo tempo, nessa faixa de 400,00, com 2 bandas, portas gigabits, coisa e tal, mas não tô conseguindo achar em lugar nenhum, nem mesmo um pouco mais cara, então queria saber se vale a pena eu comprar o AC 1200 e a rede aqui de casa vai ficar boa, mesmo com a ONU HG8120h antiga.

Grato se alguém puder me ajudar.

...

Postado

Essa Onu aceita dois tipo de conexão, bridge ou fazendo ppoe,

Se ela estiver fazendo pppoe, note que na saida dela tem duas LANS

a lan 1 é saida GE, nessa saida vai bater tranquilamente 200 megas

Na Lan 2 a saida é FE, nessa saida sempre vai sair somente 100 megas.

Sabendo disso, se a onu tiver fazendo pppoe é so plugar o cabo de rede da saida GE rumo ao pc e pronto vai ter os 200 megas.

Agora se a onu estiver em bridge e o WR941nd estiver fazendo o pppoe, ai não tem jeito, ai é obrigatorio comprar um roteador melhor.

Meu gosto pessoal seria, a porta GE ligada direto em um roteador wifi 5ghz e a saida FE ligada direto no pc. Porque eu faço muita ligaçao telefonica por video, assim, mesmo se o pc estiver fazendo donwload a 100 megas maximo. ainda sobrará 100 megas rumo ao roteador wifi 5ghz alimentando os aparelhos celulares onde saem as ligaçoes.

No seu caso para baratear custos, se tiver muitos pcs na casa, é comprar switch para colocar na saida GE e aumentar os numeros de cabo de rede rumo aos pcs, e na saida FE colocar o WR941nd assim o mesmo recebera sempre 100 megas. e as outras 100 megas que sobram os computadores que compartilhem o restante.

Tudo depende do ponto de vista.

Postado
7 horas atrás, Tio Chang disse:

Essa Onu aceita dois tipo de conexão, bridge ou fazendo ppoe,

Se ela estiver fazendo pppoe, note que na saida dela tem duas LANS

a lan 1 é saida GE, nessa saida vai bater tranquilamente 200 megas

Na Lan 2 a saida é FE, nessa saida sempre vai sair somente 100 megas.

Sabendo disso, se a onu tiver fazendo pppoe é so plugar o cabo de rede da saida GE rumo ao pc e pronto vai ter os 200 megas.

Agora se a onu estiver em bridge e o WR941nd estiver fazendo o pppoe, ai não tem jeito, ai é obrigatorio comprar um roteador melhor.

Meu gosto pessoal seria, a porta GE ligada direto em um roteador wifi 5ghz e a saida FE ligada direto no pc. Porque eu faço muita ligaçao telefonica por video, assim, mesmo se o pc estiver fazendo donwload a 100 megas maximo. ainda sobrará 100 megas rumo ao roteador wifi 5ghz alimentando os aparelhos celulares onde saem as ligaçoes.

No seu caso para baratear custos, se tiver muitos pcs na casa, é comprar switch para colocar na saida GE e aumentar os numeros de cabo de rede rumo aos pcs, e na saida FE colocar o WR941nd assim o mesmo recebera sempre 100 megas. e as outras 100 megas que sobram os computadores que compartilhem o restante.

Tudo depende do ponto de vista.

Opa, amigo, muito obrigado pela ajuda. No caso, minha ideia é justamente comprar o TP-Link AC 1200 C6, que é um roteador 5ghz, e minha dúvida era exatamente essa, se essa ONU antiga não passaria os 200mb lisos e e em velocidade alta pra esse novo roteador, ou seja, se eu teria alguma perda e seria melhor comprar uma ONU nova que tb fosse já roteadora 5ghz ao mesmo tempo.

Postado

@Skip Fish o modelo  HG8120h aguenta plano de 1 Gbps Simetrico. Ou seja ela ainda vai durar anos. no seu caso vale a pena comprar somente o roteador com wifi 5ghz a parte. Porque provedores locais trabalham com varias marcas de OLT, se tu me compra hoje uma ONU completa de 400 reais e amanha ou depois mudar de provedor, que trabalha com Olt overtek e intelbras, ai tu perdeu dinheiro, sacou !!!

Postado

@Tio Chang Obrigado, entendi tudo! Muito obrigado mesmo pela luz.

Eu hoje comprei o roteador gigabit/5g, o AC12G da Mercusys, sei que não é o melhor, mas era o único que tinha na loja, não tinha mais o TP-Link que eu tinha visto lá, e aqui onde moro é um lugar muito pequeno, difícil chegarem as coisas, então comprei ele. Mas acho que ainda vou ter que me acertar com essas configurações, pois só tô aproximando dos 200mb da conexão no 5g, no cabo só chega a 100mb, mesmo no ps4. As especificações do roteador dizem que as portas todas são gigabit, talvez o problema esteja nos cabos, não sei se preciso comprar cat6. Veja:

Cabo:

image.png.311d6c83583deee22e8437dfcd905199.png

5g: 

image.thumb.png.a80fc1bc248374e149c5343961ceead5.png

Postado

@Skip Fish Precisa comprar o cabo de qualidade que vai sair da saida lan do mercusys e vai rumo ao pc e video game.

Pois se no wifi deu os quases 200 megas. nao é defeito no Huawei e nem no cabo que liga ele ao mercusys,

Defeito é no cabo que sai do mercusys rumo aos computadores e video game.

Lembrando que tem que ter a certeza absoluta que o pc e o video game tem o barramento 10/100/1000

adicionado 5 minutos depois

@Skip Fish nas Huawei, se a lan 1 que é GE e a lan 2 que é FE for usadas simultâneas, as duas viram FE de FAST ETHERNET Ficar ligado nisso no futuro se tu ligar um ouro produto na lan 2 do seu Huawei

adicionado 12 minutos depois

@Skip Fish Quando o defeito é mdi mdix limitado /100  seja o cabo ou seja placa de rede, Ele dá chorando 94 mbps tanto no uploud como no download, dá essa velocidade chorando.

9804462830.png

Postado

@Tio Chang Então o problema deve ser nos cabos mesmo, pois o Huawei tá usando uma Lan só, a que sai pro roteador novo, e os ps4 de vários amigos que tenho rodam acima de 100mb, a placa suporta. No note até pode ser problema da placa mesmo, pois ele é um note que já tem uns 4 ou 5 anos.
Muito obrigado mais uma vez por sua ajuda, vou correr atrás de cabos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...