Ir ao conteúdo

Glossário de termos de redes

aln.mc

Posts recomendados

Postado

Olhando, pesquisando, lendo aqui os textos sobre redes deste fórum, estou com infinitas dúvidas;

1 - O que é ICS?

2 - O que é NAT

3 - Qual à diferença da rede ponta à ponta?

4 - O que é um Roteador?

5 - No protocolo TCP/IP, na caixa: Endereço ip, porque sempre o ip: 192.168.0.x enquanto ao mascara de subrede, porque sempre 255.255.255.0? Na guia avançado, depois na aba "WIMS", o que seria?

6 - O que é dns? Qual á diferença de uma rede normal p/ uma rede de dns?

7 - Para que serve os protocolos como: driver de monitor de rede, IPX/NetBEUI, e qual à diferença do TCP/IP versão 6 do que já vem instalado na rede?

8 - Nos componentes de rede, em serviços, o que é o Agendador de Pacote QoS?

9 - Ainda em componente, qual á diferença da rede NetWere da Microsoft?

10 - Quando configuramos à rede pelo assistente do windows xp pro, ele não aparece o ip na máquina cliente, por que isto? Como os micros se comunicam? Enquanto na configuração manual, se admitir o íp pra cada máquina... Em relação ao comando ping "ip" no "dós", qual´é sua razão ?

* Espero respostas pelo menos de algumas perguntas B)

Postado

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima, eu tenho conta no iped, fiz o curso avançado de rede, só falo de como configurar uma rede doméstica e e as topologia das redes como SO, camadas, cabos coxiais, entre outros, só! Isso porque é AVANÇADO e o IPED é considerado uns dos maiores portais sobre cursos...

E sei que existem muitas pessoas cadastradas neste fórum que pode responder essas perguntas.

Postado

Caramba... ainda bem que você diz que são perguntas básicas...

Mas se você REALMENTE procurar, vai achar na net explicações, apostilas e documentação...

1 - O que é ICS?

Internet Conection Sharing - Serviço de compartilhamento de conexão. Serviço que transforma o micro em um gateway de rede, ou seja, faz a ligação entre duas redes diferentes; normalmente usado para compartilhar um link de acesso a Internet entre vários micros. No caso da Microsoft, habilita igualmente o DHCP, que faz com que a placa da rede interna fique com o IP 192.168.0.1, e passe a distribuir IPs para as máquinas da rede interna, no escopo 192.168.0.XXX.

2 - O que é NAT

Network Address Translator - Tradutor de endereços de rede. Faz com que você consiga acessar determinado micro usando o gateway ou proxy da rede. Se seu micro está atrás de um destes, seu IP não é válido na internet. Assim sendo, o NAT se encarrega de subtrair seu IP do pacote eu você envia, colocar o endereço dele (válido na Net) e ao receber a resposta, recolocar seu IP e devolver-lhe o pacote.

3 - Qual à diferença da rede ponta à ponta?

Se eu entendi, rede ponto-a-ponto.... é uma rede que funciona no padrão cliente-servidor, ou seja, todos os micros da rede comportam-se como cliente e servidor ao mesmo tempo. Diferencia-se de outra redes por não possuir um servidor, como era o caso das antigas redes Novell, onde um micro era o servidor e todos os outros funcionavam somente como clientes, compartilhando os recursos oferecidos pelo servidor.

4 - O que é um Roteador?

Faz a união entre duas redes diferentes. O uso atual mais comum deste elemento de rede é o acesso de vários micros a um link ADSL...Permite que um micro de uma rede (por exemplo 192.168.0.XX) acesse outro micro (201.10.220.20) em outra rede (Internet)....

5 - No protocolo TCP/IP, na caixa: Endereço ip, porque sempre o ip: 192.168.0.x enquanto ao mascara de subrede, porque sempre 255.255.255.0? Na guia avançado, depois na aba "WIMS", o que seria?

O endereço 192.168.0.1 é o padrão que o Windows coloca quando você habilita o serviço DHCP, que fornece o IP para todos os outros micros da rede. A máscara 255.255.255.0 tb é padrão e permite a inclusão de até 253 hosts na rede. O endereço 192.168.0.1 é o do servidor de endereços...os hosts vão ter endereços de 192.168.0.2 até 192.168.0.253. O endereço 192.168.0.254 é o gateway padrão da rede e o 192.168.0.255 é o broadcasting da rede. O endereço 192.168.0.0 define a rede.

6 - O que é dns? Qual á diferença de uma rede normal p/ uma rede de dns?

Domain Name Server - Servidor de nomes de dominio. Serve para que você possa acessar o endereço https://www.clubedohardware.com.br sem ter que digitar o ip 69.41.161.35.... Se ele não existisse, você teria que digitar sempre o IP para acessar o site...

Não sei o que você quer dizer com rede normal...

9 - Ainda em componente, qual á diferença da rede NetWere da Microsoft?
A rede Netware era uma rede que se baseava na arquitetura cliente servidor, utilizando protocolos próprios... A rede "Microsoft" é uma rede baseada na arquitetura ponto-a-ponto. Ambas as redes hoje já não possuem estas caracteristicas de maneira muito rígida... aceitam vários protocolos, e utilizam uma mescla entre as arquiteturas, dependendo do uso.

Espero ter ajudado

Zippert

PS

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima

Desculpe, mas não acredito.

Postado

Opa!!!

Lógico que ajudou!!!

Por sinal e muito ainda

Só uma parte que eu não entedi muito bem;

Na parte do dns, se é pra deixar o ip como um endereço de páginas de internet entre outras coisas, o que tem à ver na rede? :wacko:

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima

Desculpe, mas não acredito.

É que eu parei de assinar o IPED, faz mais ou menos 3 meses, naquela época, tinha apenas o curso que eu citei, talvez agora eles devem ter comprado, ou publicado mais informações :P

Desculpe se eu to aproveitando de você :P

Postado

Na parte do dns, se é pra deixar o ip como um endereço de páginas de internet entre outras coisas, o que tem à ver na rede? 

voce já tentou navegar usando somente os Ips das paginas que você quer acessar, ao invés de, confortavelmente digitar o "nome" delas? vale o mesmo numa rede lan...ao invés de usar o IP do servidor, você, desde que configure assim a rede, pode utilizar o nome //servidor, o que facilita bem as coisas, não?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!