Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Glossário de termos de redes


aln.mc

Posts recomendados

Olhando, pesquisando, lendo aqui os textos sobre redes deste fórum, estou com infinitas dúvidas;

1 - O que é ICS?

2 - O que é NAT

3 - Qual à diferença da rede ponta à ponta?

4 - O que é um Roteador?

5 - No protocolo TCP/IP, na caixa: Endereço ip, porque sempre o ip: 192.168.0.x enquanto ao mascara de subrede, porque sempre 255.255.255.0? Na guia avançado, depois na aba "WIMS", o que seria?

6 - O que é dns? Qual á diferença de uma rede normal p/ uma rede de dns?

7 - Para que serve os protocolos como: driver de monitor de rede, IPX/NetBEUI, e qual à diferença do TCP/IP versão 6 do que já vem instalado na rede?

8 - Nos componentes de rede, em serviços, o que é o Agendador de Pacote QoS?

9 - Ainda em componente, qual á diferença da rede NetWere da Microsoft?

10 - Quando configuramos à rede pelo assistente do windows xp pro, ele não aparece o ip na máquina cliente, por que isto? Como os micros se comunicam? Enquanto na configuração manual, se admitir o íp pra cada máquina... Em relação ao comando ping "ip" no "dós", qual´é sua razão ?

* Espero respostas pelo menos de algumas perguntas B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima, eu tenho conta no iped, fiz o curso avançado de rede, só falo de como configurar uma rede doméstica e e as topologia das redes como SO, camadas, cabos coxiais, entre outros, só! Isso porque é AVANÇADO e o IPED é considerado uns dos maiores portais sobre cursos...

E sei que existem muitas pessoas cadastradas neste fórum que pode responder essas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... ainda bem que você diz que são perguntas básicas...

Mas se você REALMENTE procurar, vai achar na net explicações, apostilas e documentação...

1 - O que é ICS?

Internet Conection Sharing - Serviço de compartilhamento de conexão. Serviço que transforma o micro em um gateway de rede, ou seja, faz a ligação entre duas redes diferentes; normalmente usado para compartilhar um link de acesso a Internet entre vários micros. No caso da Microsoft, habilita igualmente o DHCP, que faz com que a placa da rede interna fique com o IP 192.168.0.1, e passe a distribuir IPs para as máquinas da rede interna, no escopo 192.168.0.XXX.

2 - O que é NAT

Network Address Translator - Tradutor de endereços de rede. Faz com que você consiga acessar determinado micro usando o gateway ou proxy da rede. Se seu micro está atrás de um destes, seu IP não é válido na internet. Assim sendo, o NAT se encarrega de subtrair seu IP do pacote eu você envia, colocar o endereço dele (válido na Net) e ao receber a resposta, recolocar seu IP e devolver-lhe o pacote.

3 - Qual à diferença da rede ponta à ponta?

Se eu entendi, rede ponto-a-ponto.... é uma rede que funciona no padrão cliente-servidor, ou seja, todos os micros da rede comportam-se como cliente e servidor ao mesmo tempo. Diferencia-se de outra redes por não possuir um servidor, como era o caso das antigas redes Novell, onde um micro era o servidor e todos os outros funcionavam somente como clientes, compartilhando os recursos oferecidos pelo servidor.

4 - O que é um Roteador?

Faz a união entre duas redes diferentes. O uso atual mais comum deste elemento de rede é o acesso de vários micros a um link ADSL...Permite que um micro de uma rede (por exemplo 192.168.0.XX) acesse outro micro (201.10.220.20) em outra rede (Internet)....

5 - No protocolo TCP/IP, na caixa: Endereço ip, porque sempre o ip: 192.168.0.x enquanto ao mascara de subrede, porque sempre 255.255.255.0? Na guia avançado, depois na aba "WIMS", o que seria?

O endereço 192.168.0.1 é o padrão que o Windows coloca quando você habilita o serviço DHCP, que fornece o IP para todos os outros micros da rede. A máscara 255.255.255.0 tb é padrão e permite a inclusão de até 253 hosts na rede. O endereço 192.168.0.1 é o do servidor de endereços...os hosts vão ter endereços de 192.168.0.2 até 192.168.0.253. O endereço 192.168.0.254 é o gateway padrão da rede e o 192.168.0.255 é o broadcasting da rede. O endereço 192.168.0.0 define a rede.

6 - O que é dns? Qual á diferença de uma rede normal p/ uma rede de dns?

Domain Name Server - Servidor de nomes de dominio. Serve para que você possa acessar o endereço https://www.clubedohardware.com.br sem ter que digitar o ip 69.41.161.35.... Se ele não existisse, você teria que digitar sempre o IP para acessar o site...

Não sei o que você quer dizer com rede normal...

9 - Ainda em componente, qual á diferença da rede NetWere da Microsoft?
A rede Netware era uma rede que se baseava na arquitetura cliente servidor, utilizando protocolos próprios... A rede "Microsoft" é uma rede baseada na arquitetura ponto-a-ponto. Ambas as redes hoje já não possuem estas caracteristicas de maneira muito rígida... aceitam vários protocolos, e utilizam uma mescla entre as arquiteturas, dependendo do uso.

Espero ter ajudado

Zippert

PS

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima

Desculpe, mas não acredito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!!

Lógico que ajudou!!!

Por sinal e muito ainda

Só uma parte que eu não entedi muito bem;

Na parte do dns, se é pra deixar o ip como um endereço de páginas de internet entre outras coisas, o que tem à ver na rede? :wacko:

O pior, é que já tentei milhares e milhares de vezes estudar, pegar apostilas e tutoriais. Mais nada hoje em dia está explicando as coisas que disse acima

Desculpe, mas não acredito.

É que eu parei de assinar o IPED, faz mais ou menos 3 meses, naquela época, tinha apenas o curso que eu citei, talvez agora eles devem ter comprado, ou publicado mais informações :P

Desculpe se eu to aproveitando de você :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte do dns, se é pra deixar o ip como um endereço de páginas de internet entre outras coisas, o que tem à ver na rede? 

voce já tentou navegar usando somente os Ips das paginas que você quer acessar, ao invés de, confortavelmente digitar o "nome" delas? vale o mesmo numa rede lan...ao invés de usar o IP do servidor, você, desde que configure assim a rede, pode utilizar o nome //servidor, o que facilita bem as coisas, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!