Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, boa noite!

Me perdoem estar postando aqui nessa seção, mas infelizmente eu não encontrei um lugar mais apropriado para postar. Se algum admin quiser mover o tópico pra outra seção, que fique à vontade.

Vamos às minha dúvidas de eletrônica:

1. Afinal de contas, o que é realmente a tensão? É apenas uma força? Uma força de uma coisa que tem o potencial de desabar ou que está desabando continuamente? Quando se fala em corrente a gente sabe que é o tanto de elétrons que circulam em um fio, mas tensão é uma coisa bem abstrata. Os elétrons, de uma certa forma, são “contáveis” e mensuráveis, mas como se mede uma tensão? Parece uma grandeza bem abstrata e que é tão doida que se equipara a sensação térmica de uma localidade. Alguém sabe me informar o que de verdade é e como se mede a tensão? (Podem me poupar da analogia das duas caixas d’água e do cano que as liga, pois isso aí eu conheço desde o colégio)

2. O que é arco voltaico?

3. Uma dúvida paira sobre a minha cabeça há tempos. Essa é bastante pesada e não é qualquer um que pode respondê-la. Já tentei obter a resposta de alguns profissionais, mas eles não conseguiram me provar o que estavam respondendo.

Há tempos atrás, um amigo meu me explicou por telefone que a corrente alternada “vem” e “volta” dentro de um circuito. Se eu entendi direito o que ele explicou, ele me disse que a tomada da nossa casa, enquanto está sem nenhum plug conectado nela, tem exatamente dois estados distintos: um buraco e fase e outro é neutro. Isso é bem clássico e não há o que discutir. Entretanto, quando um aparelho é ligado na tomada essa diferença não existe mais entre os dois terminais, e há instantes em que o buraco neutro é fase e vice-versa. No primeiro momento o fase é realmente o fase, mas no instante seguinte os elétrons que estavam sendo empurrados através do circuito no sentido A => B e escoando pelo outro terminal, agora estão sendo empurrados no sentido B => A, onde o “neutro” faz o papel de fase, e este é quem possui tensão e empurra a carga através do circuito para que escoe tudo pelo “fase”, que agora faz papel de neutro e o ciclo recomeça na frequência da rede elétrica. Em suma: depois que liga o aparelho não existe mais fase e neutro. Vai depender do momento. Isso realmente procede? É isso mesmo? No livro do Gabriel, que eu adquiri, tem duas passagens que abordam o tema:

http://fabianovasconcelos.com/temp/d1.jpeg

Veja que aqui fala exatamente o que eu entendo a respeito. Eu até já tinha dado a dúvida como sanada. Mas agora vejam o que ele diz mais na frente sobre o exemplo da geladeira:

http://fabianovasconcelos.com/temp/d2.jpeg

Aí a coisa complica de novo. Se ao se inverter o plug da tomada evita-se que o fase entre em contato com a carcaça da geladeira, isso entra em conflito com a explicação anterior, que diz que não existe fase em corrente alternada, como eu havia discorrido no enunciado da minha dúvida. Se considerarmos a explicação da primeira figura, não adianta inverter o plug da tomada, não? Espero ter sido claro no meu discurso.

Aguardo a vossa manifestação, galera. Muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...