Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho um ssd kingston a400 de 240 gb. Eu gostaria de comprar outro, porém minha placa-mãe possui somente uma porta SATA III. Gostaria de saber se existe algum tipo de adaptador que me permita colocar dois SSDs em apenas uma porta.
A minha placa-mãe é uma asrock b75m-dgs e ela possoui 1 porta SATA III e outras 3 portas SATA II. Se não existir algum adaptador que não se encaixe no que eu procuro, ainda vale a pena colocar nas portas SATA II?
Achei esta placa na internet, como isso funciona? Serviria para o que eu preciso? 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653149824-placa-adaptador-de-disco-riser-1-a-5-sata-multiplicador-sata-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542484841&matt_ad_group_id=84209438291&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385102491763&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=274491041&matt_product_id=MLB1653149824&matt_product_partition_id=928088776205&matt_target_id=pla-928088776205&gclid=Cj0KCQiAw_H-BRD-ARIsALQE_2N2cAi10Xpng0h_YnV8fm1Miznd-METywFFTcuFvNlQChPZXOmXOt8aAnjGEALw_wcB

Postado

Acredito que esse adaptador aí irá dividir a velocidade dessa porta SATA 3 da sua placa-mãe entre essas outras 5 portas SATA do adaptador...
Se voce realmente quer uma velocidade maior existe a opcao de uma placa PCIe 1X para SSD NVMe, sendo que no seu caso como a versao do PCIe é a 2.0 entao a velocidade será de 5Gbps.
voce pode tambem comprar um case externo para o seu SSD e usar ele plugado na sua porta USB 3.0 que tem velocidade 5Gbps. Recomendo os cases da marca Orico...
Mas tambem nao vejo problema em conectar o SSD numa porta SATA 2 (3Gbps). Aqui eu tenho um SSD conectado num computador com SATA 2 e o Windows 10 inicia em menos de 15 segundos. Se voce precisar ficar transferindo arquivos muito grandes de um SSD para o outro e necessitar de uma velocidade maior entao eu recomendo a opcao do case externo na USB 3.0

Postado

@gutopereira Eu não preciso tanto assim ficar movendo os arquivos de um lado pro outro, só achei que a qualidade de vida seria bem menor, mas pelo teu comentário vi que aparentemente não é tão ruim assim..

E como funciona a instalação da placa pro SSD NVMe?

Postado
2 minutos atrás, Lucas Damo disse:

@gutopereira Eu não preciso tanto assim ficar movendo os arquivos de um lado pro outro, só achei que a qualidade de vida seria bem menor, mas pelo teu comentário vi que aparentemente não é tão ruim assim..

E como funciona a instalação da placa pro SSD NVMe?

Tem uns videos no youtube ensinando a usar essas placas. Da uma procurada? 

Mas se voce não vai precisar ficar transferindo arquivos, acho besteira gastar com SSD NVMe que é bem mais caro! 

Coloque um SSD comum na porta SATA 2 e desencane... rsrs

Postado
10 horas atrás, gutopereira disse:

Se você realmente quer uma velocidade maior existe a opção de uma placa PCIe 1X para SSD NVMe.

Vale salientar, que o M.2 SSD NVMe funciona como dispositivo de boot (armazenamento também) em Slot M.2 (que essa placa-mãe não possui), em placa PCIe funciona apenas como armazenamento.

Citação

Coloque um SSD comum na porta SATA 2 e desencane... rsrs

Concordo Plenamente

Abraços

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!