Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Tenho um setup antigaço e em dezembro agora comprei uma GTX 950 só pra rodar uns jogos antigos bem liso. Usava Win 7 e imediatamente atualizei o sistema para o 10 já que o suporte da NVIDIA nesse sistema é bem melhor.

De duas semanas pra cá, do nada o desempenho da CPU tá batendo os 100% e houve uma queda brutal de FPS em jogos. No caso, vou usar o exemplo do Far Cry 3 já que é o único que tenho print do Afterburner ANTES de começar a dar o gargalo. Eu rodava o FC 3 na média dos 55 FPS, caindo pra no mínimo 45 como no print abaixo. De repente, ele não passa mais dos 35 FPS, aumentou o uso de CPU, um pouco da GPU e diminuiu o uso de RAM. Não faço ideia do que tenha acontecido. Também jogo LoL e ele ficava na média de 120 FPS, agora caiu pra 80 dando mínimo de 40

Minha suspeita inicial era de algum problema de software, já que o sistema operacional foi instalado recentemente e ainda estava contando com algumas atualizações nesses últimos dias. Fora que não uso antivírus e vi pessoas citarem a possibilidade de ter um malware sendo executado em segundo plano, prejudicando meu desempenho. Eu pretendo formatar a máquina só por causa disso, mas vai ser a última cartada. Gostaria de saber se alguém aqui pode me ajudar nessa "investigação" dando sua opinião, porque eu to completamente perdido. Tanto que to cogitando seriamente simplesmente desistir desse setup e pular logo pro DDR4

Ah, e pesquisando eu vi a suspeita em alguns fóruns (se não me engano foi até aqui mesmo) de que talvez seja a mobo quem está capando o desempenho da CPU, talvez por overheat nos VRM ou algum problema qualquer com a tensão. Caso fosse aquecimento, creio que deixar o computador desligado por algumas horas ajudaria a reverter a situação, mas não foi o caso.

Tenho driver easy atualizando tudo sempre, já desativei os aplicativos de segundo plano, já restaurei sistema pra um ponto salvo no dia 25/12, já tentei desinstalar atualização do windows e não deu em nada. Só me resta formatar

Seguem o setup e os prints:

CPU: FX 6300 (BOOST 3.8 GHz)

Cooler: GAMMAXX 400

Mobo: GA-78LMT-S2

GPU: GTX 950 2GB ASUS

RAM: 2x4GB Kingston 1333 MHz

HD: seagate barracuda 500GB

Fonte: Corsair CX 550

antes do gargalo: 1904143737_farcry3fps.thumb.jpg.1d2c9fb282b8f9d32cdd2d354d7337a6.jpg

depois do gargalo: 975591391_farcry3fps2.thumb.jpg.1f963976fbec0c9a27373a95d123663e.jpg

Postado

Cara, essas placa-mãe pra usar em FX, é gambiarra pura, não foram feitas pra FX, AMD FX se usa em placa-mãe chipset 970 no MINIMO, pra começar que os FX são quentes, gastam muita energia, e necessitam de uma boa fonte de alimentação, tanto em VRM's como em fonte, falo isso por experiencia propria, ja fiz varios setups utilizando amd fx em placa-mãe chipset 970 e chipset gambiarra edition, um colega meu possui um fx com uma placa-mãe igual a sua, e é um verdadeiro show de horror, por isso que os FX foram muito mal falados na época, porque o povo buscava custa beneficio e utilizava peças baratas e iam nessas placas mãe baratas, realmente seu problema está na placa-mãe!

Postado

@Swae Lee Modelos do chipset 970 ao 990fx, tipo m5a97, ga970, msi 970, e os 990 como, sabertooth 990fx, ga 990 ud3, ud5, 990fx fatality killer, entre muitas outras, sendo chipset 970 já é o suficiente, modelos 990fx são bons pra quem fazer overclock extremo, já que possu mais recursos e são mais robustas

Postado

@Gabriel Bertipalha tenho um fx 8320e com essa placa mae e é uma ***** também, sorte q vou trocar tudo jaja ta pra chegar as peças, comprei um i5 10400f pra me livrar de fx, com um h410m

@Gabriel Bertipalha esse processador é assustador, to com uma rx 570 e gargalo e comum na maioria dos jogos, era assim também quando eu tinha uma 1050, mas agr q eu vou pegar um processador decente graças a deus

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...