Ir ao conteúdo

PC liga quando quer e, depois de ligado, funciona normalmente.

Ir à solução Resolvido por Gustavo Fey,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoas.

Já faz mais de uma semana que meu pc anda apresentando um comportamento bem estranho quando vou ligar ele.

Em geral, meu pc liga quando quer e, depois de ligado, funciona perfeitamente pra tarefas do cotidiano e jogos pesados.

Normalmente ele fica ligado durante o dia inteiro, todos os dias da semana e só desligo para dormir.

Depois de ligado, posso desligar e ligar à vontade. Não desligo muitas vezes durante o dia, mas todas as vezes que fui testar isso, ele ligou normalmente.

Até agora isso só aconteceu no período da manhã, quando vou ligar ele pela primeira vez no dia.

O pc, mesmo desligado, tem energia. Os leds da placa ficam sempre acesos e as portas usb alimentam os dispositivos conectados.

Aperto o botão de Power e nenhum sinal de vida. Nem fan girando e nem bip.

Na primeira vez que isso aconteceu, abri o pc e desconectei a alimentação da placa de vídeo. Liguei para testar e as fans começaram a girar, mas nada de bip.

Fui testando algumas coisas e só começou a ligar quando mexi nas memórias RAM. Depois que ele começa a ligar, posso conectar tudo de volta no lugar e usar o pc normalmente.

Algumas outras vezes, eu tentava ligar sem sucesso e ia tomar um cafezinho pra depois tentar resolver o problema.

Quando voltava, apertava o botão de Power e o pc ligava como se nada estivesse acontecendo.

Esse tipo de situação foi o que mais aconteceu: tentar ligar sem sucesso, esperar um tempinho e tudo funciona perfeitamente.

Teve vez que eu mexi na memória e nada.

Teve vez que eu tirei a alimentação da placa e as fans não giraram.

Teve vez que o pc ligou de primeira.

Já testei em outra tomada.

Já testei o botão de Power.

Desligar e ligar a fonte pela chavinha não mudou os resultados.

O pc não está muito sujo. Só uma poeirinha leve.

A BIOS está atualizada.

Todas as temperaturas dos componentes estão normais.

Não uso estabilizador. Apenas filtro de linha.

Tenho uma suspeita em relação a minha fonte de alimentação. Comprei ela por causa do selo 80 plus e outros selos bonitos mas hoje

eu vejo que isso não quer dizer mais muita coisa. Estou de olho em uma fonte Corsair CX550.

Outra coisa estranha é o meu pc não conseguir mais manter a hora atualizada. Isso é bateria da placa-mãe, né? Tem como a bateria ter acabado tão rápido assim (7 meses de uso)?

Não sei se isso tem a ver com o problema do tópico, mas achei importante citar aqui.

Meu pc:

• Placa-mãe ASUS PRIME B450M-GAMING/BR
  • Processador Ryzen 5 3400G
  • Memórias Corsair Vengeance LPX 16GB 3000Mhz (2x8GB) em Dual Channel
  • Placa de vídeo GTX 1660 super GALAX
  • Fonte AZZA 650W 80 PLUS BRONZE
  • SSD M.2 NVME Kingdian 256GB (Windows 10 instalado)
  • Dois hdds velhos de notebook

Montei meu pc com peças compradas na Pichau (exceto placa de vídeo) em setembro de 2020.

Se puderem me ajudar, agradeço muito.

Fico à disposição caso tenham alguma pergunta.

Postado

Atualizando:

Três dias se passaram com o pc não ligando de primeira e tenho algumas outras suposições do que pode ser (não sou estudioso no assunto e por isso as suposições são baseadas em puro achismo).

Sempre fecho todas as janelas do meu apartamento quando fica escuro e só abro no dia seguinte. Já tive problemas com meu piano digital e outros eletrônicos por causa da umidade que fica acumulada na casa. Sabendo disso, deixei a casa fechada a manhã inteira pra ver se o pc ligava mesmo assim. E nada. Nem um sinal de vida.

Ainda com a casa fechada, fiquei um minuto passando o secador e finalmente o pc ligou.

Não sei se o resultado foi por acaso. Vou continuar testando mais algumas vezes nos próximos dias para ver se esses sintomas se repetem.

Agora minha suspeita está na placa-mãe. Troquei a bateria que veio junto com ela por uma Duracell novinha e ela ainda não mantém a hora atualizada de um dia pro outro.

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Atualizando mais uma vez:

Problema resolvido.

Acho que foi mais um caso de placa-mãe que só liga com secador.

Pesquisando nas internetes vi uma galerinha com problemas parecidos com o meu, tanto com o mesmo modelo de placa, quanto com outros também.

Entrei em contato com o RMA da Pichau, onde fiz a compra, e enviei a placa pra lá. Não deu uma semana e eles constaram um problema e já me reembolsaram com crédito na loja.

Vou aproveitar pra comprar uma melhorzinha até 1200 reais.

Fico pensando se não foi a umidade aqui de casa, não sei se isso faz sentido. Será que vou ter problemas com as placas futuras?

Atualizando mais uma vez:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...