Ir ao conteúdo

como funciona a eficiência da fonte e calcular o uso dela

Ir à solução Resolvido por Matheus Dutra,

Posts recomendados

Postado

tenho uma fonte de 650w da cooler master, quero ligar mais de uma placa de video nela, queria mesmo que alguem me explicasse como calcular a real potencia da fonte, e saber quantos peças posso colocar nela, sem sobre carrega-la

Eu já vi gente falando que para calcular a potencia da fonte é só pegar o Watts, que no meu caso é 650 e diminuir pela eficiencia dela, por exemplo 650 - 20%= 520W( esse seria a potencia real da fonte. Já vi outras falando que eficiencia só quer dizer o consumo a mais de energia, mas que a fonte sempre entrega o valor especificado, por exemplo: 650W mas ela puxa 650+20%= 780W da tomada, porém continua entregando os 650w para o computador.

fiquei em duvida sobre essa questao e gostaria de saber se minha fonte aguenta minha RIG.

R3 2200g

8g ram DDR4

2 Rx 580 8G ( uma delas fica em 100w, e a outra em 97w)

1 rx 590 8g que fica em 68W

1 rx 570 8g que fica em 80w

ssd m.2 nvme

fonte 650w 80% bronze da cooler master

Postado
12 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@Muryllo Wallace Silva Reis Fiz o calculo só com 1 rx590 e 2 rx580, ainda falta 1 rx 570 no calculo, então essa fonte não daria conta não

image.thumb.png.b7a7ee45994af6c6d05bd2eec44cd0d1.png

isso é porque esses sites de calcular potencia da fonte pegam o valor maximo que a placa de video pode consumir, por exemplo a rx 590, pode chegar a consumir 185W se eu não me engano, mas no meu caso, só vai consumir 68w.

Postado
8 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@Muryllo Wallace Silva Reis Entendo, eu achava que mineração fazia a placa trabalhar a 100%, mas se esse é o caso, multipliquemos os amperes (indicados pela letra A) pelo valor da coluna da corrente (+12V). image.png.1c1c302e57fc4fe51980f671a55d490d.png

Assim terá a real potencia da fonte, que ela entrega na linha 12v (a principal) 

techtudo-Como descobrir a potência real da fonte

no meu caso é 648W

485b5d34-e981-4b92-b85c-b5120d76af02.jpg

@Matheus Dutra a mineração não deixa a placa a 100% de uso e de consumo de energia não, ela fica até que de boa, mas o real problema é que fica 24H por dia 7D na semana ligado. mas em questao de energia, tem placas que consomem apenas 65W na mineração, e pode consumir até 180w em outras atividades.

• Solução
Postado

@Muryllo Wallace Silva Reis Pesquisando em outros forúns achei isso : 

"Tenho 12 VGAs minerando @ 1 ano ( sem parar ) 6 RX 570 com BIOS mod onde ela consome meros 77wats e 6 RX 580 consumindo 80wats, estão em um ambiente refrigerado onde elas mal chegam a 55º com cooler automático. "

link forum adrenaline

Acredito que a rx 590 não fuja muito disso, chegue no máximo 100w. 

Então somando alto mesmo, digamos que cada placa consuma 100w, no total como são 4 placas, = 400w, então essa fonte é para dar conta sim 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...