Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso ligar 2 monitores, um 4K principal e outro FHD na vertical ao lado, para trabalhar e estudar. Vou abrir muitas abas do Chrome, sites com gráficos em tempo real, youtube, PDFs gigantes(imagem e escaneados).

Minha primeira opção era um R7 5700G com 16gb RAM(ou talvez 32gb), e uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus. Com essa configuração eu gastaria em media 5,5 a 6 mil reais.

Com um orçamento ate 6 mil, ou se possível abaixo de 5 mil, eu conseguiria montar uma outra configuração mais potente?(e que também fosse atualizada, ou seja, geração recente)?

A principio eu estava querendo evitar o uso de GPU por conta do gasto de energia, dissipação de calor no cômodo e o principal, ruído (o CPU fica na mesa próximo ao monitor, de lado, e o barulho vem todo). O computador fica ligado direto, uso apenas um FAN traseiro que assim como o coolerbox do CPU, fica em baixa rotação para diminuir o barulho(atualmente tenho um i3-6100 sem gpu e 8gb ram).

Existe algum modelo de GPU no Brasil que tenha baixo ruído e que não esquente demais e ofereça melhor desempenho que a APU do 5700G? Encontrei somente modelos antigos com dissipação passiva. Os mais "recentes" como GeForce 1050 ou 1650 com dissipação passiva não vendem no país em lojas grandes, apenas ML sem garantia.

Gostaria de discutir com vocês a respeito, estou muito focado no R7 5700G que não estou conseguindo ver outras opções viáveis. Se algum amigo tiver sugestões ficaria grato em ouvir!

OBS.: Não irei jogar nesse computador.

Postado
3 horas atrás, __claudinho.cfsj__ disse:

Amigo, qual a ideia dessa configuração? Você postou mas não disse qual seu ponto. A APUdo i5 é mais fraca que a do r7, e a memoria ram compativel com o ir é só ate 3200 e essa é 3600.

Como priorizo uma configuração que é silenciosa e o mais fria possível, eu não pensou em fazer overclock em nenhum componente. Além disso o watercooler possui 2 fans o que resulta em mais barulho.

Agradeço a sua ideia, mas a proposta era outra!

Postado

@Cesar MF

Acho que a melhor opção é o 5700g, ou se quiser economizar um pouco pode pegar o 5600g que já irá te suprir com folga...

Quanto a placa-mãe, uma A520 DS3H é barata e voce não precisa mais do que isso.

Se quiser alguma opção da Intel, eles estão para lançar a 12° geração que deve vir interessante, talvez valha a pena esperar.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

@Cesar MF

Acho que a melhor opção é o 5700g, ou se quiser economizar um pouco pode pegar o 5600g que já irá te suprir com folga...

Quanto a placa-mãe, uma A520 DS3H é barata e voce não precisa mais do que isso.

Se quiser alguma opção da Intel, eles estão para lançar a 12° geração que deve vir interessante, talvez valha a pena esperar.

A 12º é a que vai ter suporte a DDR5 não é? Eu gostaria muito, mas os preços no começo serão proibitivos. Acho que vão meses e o upgrade eu precisava fazer esse ano, se possivel até mesmo antes da BF, estou com muito serviços e pouca produtividade!

Vou dar uma olhada na placa-mãe que você indicou pra conhecer melhor! Valeu!

• Curtir 1
Postado

@Cesar MF

O interessante da 12° geração é que os processadores terão núcleos híbridos, alguns deles serão de alto desempenho e outros núcleos de baixo desempenho(e alta eficácia energética). No i5 serão 6C+4c/16T ou seja 6 núcleos de alto desempenho, 4 núcleos a alta eficiência, e 16 threads. No i7 serão 8C+4c/20T

Pelo que eu entendi, isso é exatamente o que voce estava querendo, ou seja quando não estiver exigindo muito do processador ele vai estar trabalhando apenas com os núcleos de baixo desempenho que consomem bem menos energia, geram menos calor, e consequentemente o cooler trabalha bem mais lento.

Parace que as placa-mãe para 12° geração terão opções com DDR4 e com DDR5 justamente para quem não quiser comprar memórias DDR5 nesse momento. Eu tenho aqui uma placa-mãe antiga LGA 775 com um Core2Quad, ela possui 2 slot DDR2 e 2 slot DDR3 na mesma placa, ou seja eu posso escolher que tipo de memória usar. Não sei se agora será assim também, ou se voce terá que escolher entre uma placa-mãe DDR4 e outra DDR5.

O lançamento da 12° geração será no dia 4 de novembro...

Postado
18 horas atrás, Cesar MF disse:

Amigo, qual a ideia dessa configuração? Você postou mas não disse qual seu ponto. A APUdo i5 é mais fraca que a do r7, e a memoria ram compativel com o ir é só ate 3200 e essa é 3600.

Como priorizo uma configuração que é silenciosa e o mais fria possível, eu não pensou em fazer overclock em nenhum componente. Além disso o watercooler possui 2 fans o que resulta em mais barulho.

Agradeço a sua ideia, mas a proposta era outra!

O meu ponto de vista é que você tenha o mínimo de barulho possível com o maior desempenho, a APU do i5 é um pouco mais fraca sim.

Mas quando você me diz " o watercooler possui 2 fans o que resulta em mais barulho."

Isso está errado, pois o PC estará mais frio não necessitando de os fans rodarem em velocidades mais altas.

Mas se você quer tanto silêncio assim, recomendo procurar cooler e fonte com refrigeração passiva. Seu PC vai esquentar mais mas vai ficar silencioso 

Postado

Eu recomendaria um Ryzen 5 5600G, é um excelente processador com uma APU tão robusta quanto ao R7, o peso da escolha seria o quanto está disposto a pagar pelo ganho de desempenho indo para o lado do R7. Discordo de você no ponto em que comentou que "mais fans=mais barulho", na verdade quanto mais fans> maior fluxo de ar, o que leva os fans a trabalharem numa velocidade menor, gerando menos ruído (além de poder ser configurado pela controladora).

Quanto aos demais componentes, recomendo uma A520 DS3H, assim como o @gutopereiramencionou.

Dois pentes de memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB DDR4 3600Mhz

SSD M.2 XPG

Fonte Pichau Nidus

e quanto ao gabinete, escolha um que possibilite um bom fluxo de ar

Postado
44 minutos atrás, __claudinho.cfsj__ disse:

a APU do i5 é um pouco mais fraca sim.

Isso ainda não da pra saber visto que a 12a geração nem lançou, e ainda não existem testes comparando os dois.
A Intel promete uma boa melhora de performance com o Intel Iris Xe. De qualquer forma o OP já disse que não esta interessado em jogo...

Postado
Em 05/10/2021 às 09:42, __claudinho.cfsj__ disse:

O meu ponto de vista é que você tenha o mínimo de barulho possível com o maior desempenho, a APU do i5 é um pouco mais fraca sim.

Mas quando você me diz " o watercooler possui 2 fans o que resulta em mais barulho."

Isso está errado, pois o PC estará mais frio não necessitando de os fans rodarem em velocidades mais altas.

Mas se você quer tanto silêncio assim, recomendo procurar cooler e fonte com refrigeração passiva. Seu PC vai esquentar mais mas vai ficar silencioso 

Amigo entao creio que seu ponto de vista em relação a configuração que me ofereceu está equivocado.

Se eu não vou usar GPU eu vou precisar de uma APU. Não faz sentido eu abrir mão da APU por um processador mais pontente no lugar de um que ja era potente(5700g) e ainda fazer isso com praticamente a mesma quantia de dinheiro.

Sobre o watercooler, cara, o barulho que aquela bomba faz as vezes, nossa, aquele trem enche o saco mano, pricipalmente quando tem algum desgaste. Usar o coolerbox em baixa rotação é bem tranquilo ou até mesmo um Noctua de 140 por um preço similiar(ou talvez seja mais caro, infelizmente) ao watercooler. Eu estou saindo de um Dual Core(i3 6100), então um Octacore vai realizar o mesmo serviço sem dificuldade. Não vai ter heavy load por uns anos, igual foi quando comprei o i3. 

Fonte eu tenho uma Corsair RM550x que vou reaproveitar. Ela nunca esquentou a ponto de precisar de usar a ventoinha, gosto muito dela e na epoca escolhi justamente pelo silencio. Ja coloquei esse i3 que tenho em 100% por varias horas convertendo arquivos de video com o FFMPEG e nem assim ela ligou. Acredito que não terei problemas com processadores na mesma faixa de TPD(espero).

E sobre cooler passivo, não há necessidade, basta usar um bom cooler de 120 ou 140 em baixa rotação e com uma boa pasta termica. Eu utilizo a Cooler Master Gel Maker Nano com o cooler box do i3 e ficou fera, segura abaixo dos 60ºC com 1200-1300 rpm. Imagina com um dissipador melhor e um fan de 140? Deve ficar na faixa de uns 900 rpm. Vou até olhar isso!

De qualquer forma obrigado!

Em 05/10/2021 às 07:55, gutopereira disse:

@Cesar MF

O interessante da 12° geração é que os processadores terão núcleos híbridos, alguns deles serão de alto desempenho e outros núcleos de baixo desempenho(e alta eficácia energética). No i5 serão 6C+4c/16T ou seja 6 núcleos de alto desempenho, 4 núcleos a alta eficiência, e 16 threads. No i7 serão 8C+4c/20T

Pelo que eu entendi, isso é exatamente o que voce estava querendo, ou seja quando não estiver exigindo muito do processador ele vai estar trabalhando apenas com os núcleos de baixo desempenho que consomem bem menos energia, geram menos calor, e consequentemente o cooler trabalha bem mais lento.

Parace que as placa-mãe para 12° geração terão opções com DDR4 e com DDR5 justamente para quem não quiser comprar memórias DDR5 nesse momento. Eu tenho aqui uma placa-mãe antiga LGA 775 com um Core2Quad, ela possui 2 slot DDR2 e 2 slot DDR3 na mesma placa, ou seja eu posso escolher que tipo de memória usar. Não sei se agora será assim também, ou se voce terá que escolher entre uma placa-mãe DDR4 e outra DDR5.

O lançamento da 12° geração será no dia 4 de novembro...

Cara, essa ideia é da hora. Não tinha pensado nessa questão da placa-mãe vim com 2 tipos de slots. O receio é apenas o preço inicial e o tempo que isso possa levar para abaixar. Eu gostaria de comprar antes da BF, mas dependendo eu tento me virar e segurar até janeiro. Essa ideia da 12º geração é muito boa mesmo.

Vou pesquisar a respeito e tentar ver alguma possível previsão de preços. Muito obrigado pela dica!

Em 05/10/2021 às 10:01, Breno Kuntz disse:

Eu recomendaria um Ryzen 5 5600G, é um excelente processador com uma APU tão robusta quanto ao R7, o peso da escolha seria o quanto está disposto a pagar pelo ganho de desempenho indo para o lado do R7. Discordo de você no ponto em que comentou que "mais fans=mais barulho", na verdade quanto mais fans> maior fluxo de ar, o que leva os fans a trabalharem numa velocidade menor, gerando menos ruído (além de poder ser configurado pela controladora).

Quanto aos demais componentes, recomendo uma A520 DS3H, assim como o @gutopereiramencionou.

Dois pentes de memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB DDR4 3600Mhz

SSD M.2 XPG

Fonte Pichau Nidus

e quanto ao gabinete, escolha um que possibilite um bom fluxo de ar

Eu acho que a diferença de preços do 5600g pro 5700g não é significativa. Se fosse maior, sim eu escolheria ele. Se chegasse a 1500 por exemplo, saca? Ou talvez 1600 mesmo. Vou ficar de olho. 

A questão do fan é que com o tempo eles perdem perfomance e desgastam e dai aumentam o barulho. Acredito que um CPU com bom fluxo de ar, 2 pentes de ram e sem placa de vídeo não precise de mais que um fan exaustor além do fan do processador. Pelo menos isso eu constatei aqui com a TDP da minha configuração, por isso abri mão de outros fans no passado e passei a não curtir(por causa do ruido extra sem nenhum adicional de melhora na temperatura com a minha configuração). No caso do watercooler, são dois e ficam geralmente naparte de cima do gabinete, e tem a bomba também que tem uns barulhos chatos as vezes. Nunca tive boas experiências com watercooler para trabalho em escritório. Se fosse com games ou trabalhos com edição de video, se caso eu tivesse um PC com GPU e com isso pouco espaço pro ar circular dentro do gabinete, ai com certeza! Mas pro uso que vou ter, não vou me beneficiar, entende?

Mas a dica é valida, e sempre podemos mudar de cabeça! Obrigado pela colaboração amigo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...