Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero fazer upgrade de memória RAM no meu nitro 5 modelo AN515-44-R8HN AMD 

Quero saber qual dessas memórias é melhor para esse upgrade, considerando também o custo-benefício.

KLEVV BOLT X 16GB, 3200MHz, DDR4 - KD4AGU880-32A160T
XPG Hunter, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20 - AX4S320016G20I-SBHT
TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 16GB DDR4 3600MHZ VERMELHA, TLPRD416G3600HC18J01

Adata XPG Gammix D30 memória RAM 16GB DDR4 3200Mhz AX4U320016G16A-SR30

Desde já agradeço quem puder ajudar. Obrigada! 

Postado

@alicepenido Memórias para notebook são diferentes de tamanho comparado com as de desktop.

1 hora atrás, alicepenido disse:

KLEVV BOLT X 16GB, 3200MHz, DDR4 - KD4AGU880-32A160T

TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 16GB DDR4 3600MHZ VERMELHA, TLPRD416G3600HC18J01

Adata XPG Gammix D30 memória RAM 16GB DDR4 3200Mhz AX4U320016G16A-SR30

essas 3 memórias são para desktop. Não compre para o notebook.

Antes de tudo baixe o CPU-Z,  instale e execute,  na aba SPD observe o campo "frequency"  segue print para exemplo: 

Tire uma print da sua tela e mande aqui que ajudamos

Se você tem só 1 pente ele apresentara o valor somente da metade da velocidade. no meu caso 1200mhz mas a memoria é 2400mhz.    

Feito isso busque por uma memória da mesma frequencia que a sua.  e do mesmo tamanho de GB também, se tiver 8gb compre apenas mais 8gb para ficar 100% dual channel. já vai melhorar bastante

cpuz.PNG

Seu Nitro 5 suporta até 32gb, se quiser pode trocar a atual de 8gb por 2x16gb[mas não vai sair barato rsrs]

e frequencia maxima suportada é de 3200mhz.   

Postado

Olá, Alex! Obrigada pelo retorno. 
Bem observado! Eu estava considerando que todas essas memórias eram de notebook. rs
Por enquanto quero comprar só uma memória de 16gb pra acrescentar mesmo e quando der compro outra. Assim ficaria uma memória de 8 e outra de 16gb. Realmente fica caro pra comprar de uma vez só. rs
Quando li sobre frequência, considerei que eu teria que comprar outra de 3200mhz. Então não é isso?
Você tem alguma sugestão sobre qual memória comprar? 

Sobre dual channel, pode me explicar mais a respeito por favor? 
Muito obrigada pela resposta! 

image.png

Postado
35 minutos atrás, alicepenido disse:

image.png

Com isso confirmamos a frequencia da sua memoria atual que é de 3.200mhz,  então sim pode comprar outra de 3200mhz que vai dar certo.

O dual channel funciona quando se junta 2 memorias de preferência da mesma frequencia.  

No seu caso tem só 1 pente de 3200mhz, o sistema quando o utiliza corta pela metate como pode ver na sua tela, cria um "dual channel ficticio" onde o unico pente de memória trabalha em 1.600mhz. 

Por isso  sempe há a recomendação de se utilizar 2 pentes para que as memorias possam trabalhar em sua frequencia nativa. 

Porém você tem 1 pente de 8gb 3200mhz,  quando adicionar o outro pente de 16gb somente 8 gb dele fará o dual channel com o seu atual, e os outros 8gb ficarão em single channel. ou seja em 1600mhz teoricos. 

O que não é o ideal, mas também não prejudica em nada o funcionamento, apenas pode não ter todo o desempenho vindo da memoria por esse fator. 

Mas como você logo irá adicionar outro pente de 16gb não terá problema algum, pode comprar sossegado pois quando tiver os 2 16gb 3200mhz terá 32gb fucionando plenamente em dual channel e de fato em 3200mhz.

35 minutos atrás, alicepenido disse:

Quando li sobre frequência, considerei que eu teria que comprar outra de 3200mhz.

é exatamente isso, mas se tratanto de notebook nunca se tem certeza da frequencia que vem nas memória, por isso pedimos pra verificar antes.   Mas como sua print provou a sua compra será sim de 3200mhz.

Postado

Entendi, @Alex Weiss
Acredito que vou comprar a outra memória daqui muito tempo, pois tenho a prioridade de colocar outro SSD também. 
Nesse caso, usando uma memória de 8gb e outra de 16gb não prejudica o funcionamento nem a longo prazo, certo?  Dessa forma vai melhorar o desempenho?
Sobre esse single e dual channel, eu preciso fazer algum procedimento ou é feito de forma automática quando eu colocar a outra memória?
Você tem alguma sugestão de memória para comprar? Essa que eu mencionei é uma boa? XPG Hunter, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20 - AX4S320016G20I-SBHT

Postado

@alicepenido Não precisa fazer nada, só plugar a memória e pronto. 

12 horas atrás, alicepenido disse:

XPG é uma marca confiável.   Dentre as disponíveis 3200mhz 16gb é que vale mais a pena

memórias para notebook não são muito abundantes e com frequencias mais altas são poucas as opções.

Tem outro modelo Kingston Fury Impact, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20, Para Notebook  R$620,00

Também é uma boa opção mas está quase 100 mais caro, melhor seguir com a XPG mesmo.

O desempenho como mencionei, pode não ver tanta diferença agora por não ficar 100% em dual channel,  mas já vai dar uma melhorada se você utiliza programas que usam muita Ram. 

problema não tem nenhum, nem curto prazo e nem em longo prazo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!