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Internet no modem Claro (Humax) funciona perfeita, mas fica lenta no ASUS RT86U


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Olá pessoal!

 

Eu uso claro/net no modem Humax hgb10r. Tenho o roteador ASUS RT86U em mesh com um ASUS RT68U.

DHCP do modem e do roteador ligados. QOS e Firewall do ASUS desligados. 

 

 

Tudo funcionava perfeitamente. No sábado passado (dia 29/01) a internet caiu e o site da Claro/Net informou problemas de sinal.  

No domingo (30/01) a internet voltou a funcionar. Mas ai tudo mudou!

 

- Depois de voltar o sinal, qualquer site que eu tente abrir demora para carregar, como se estivesse procurando o site.

- Às vezes carrega faltando imagens ou sem formatação.  

- Seja no wifi ou no cabo ligado no roteador ASUS. 

- O speedtest demora a carregar mas depois que carrega, o teste bate a velocidade contratada (até passa).

 

A parte curiosa: liguei o desktop via cabo no modem da Net e tudo funcionou perfeitamente bem! Nada de demora, nada de erro. Se ligo no modem ou no wifi, demora para abrir. 

 

Assim, a internet via ASUS demora para carregar, seja cabo ou wifi.  A internet via cabo no Humax funciona perfeitamente.

Só que antes tudo funcionava perfeitamente e eu não mudei absolutamente nada. 

 

Alguma luz?

 

Muito obrigado. 

 

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Boa tarde, eu gostaria de saber em qual banda você está navegando? 2.4 GHz ou 5 GHz?

 

Observação:

 

1 - Tente atualizar a Firmware deste  roteador;

2 - Reinicie o roteador, para limpar os cache;

3 - Coloque um base de ventilação, pode está muito quente o roteador;

4 - Navegue em 5 GHz;

5 - Mude de canal e coloque em um menos congestionado, use um Wi-Fi Analyser, para ver se se melhora;

6 - Compre um Adaptador usb wifi 3.0 AX e coloque na porta usb 3.0;

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005003678205359.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.57897cc3tudL9j&algo_pvid=7540f620-abfa-4812-98f2-d7e82aa7a769&aem_p4p_detail=20220201113818322036957121880073902923&algo_exp_id=7540f620-abfa-4812-98f2-d7e82aa7a769-9&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000026765690756"}&pdp_pi=-1%3B168.07%3B-1%3B-1%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch  

 

7 - Coloque em modo Bridge o roteador da ASUS, ou ao contrario, coloque o modem em bridge;

 

8 - Coloque outro roteador AC ou AX

 

observação: Dar um reset para as configurações de fábricas e configure novamente ele todo, olha aqui se este vídeo pode te ajudar:

 

 

Este roteador é bom demais, compra boa, bem se não deu certo, mande alguém com um notebook com placa de rede AC fazer testes com você, valeu.

O seu roteador quero dizer o  ASUS RT86U

 

 

 

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@Antonio Carlos Barros dos

 

Oi amigo. 

 

Obrigado pela dedicação na resposta.

 

Vamos lá:

 

1. e 2. sim, fiz reset e verifiquei firmware. Reiniciei algumas vezes os dois equipamentos para ter certeza.

 

3. O local é ventilado, mas obrigado por pensar nesta ideia. 

 

4. e 5. O problema está ocorrendo mesmo ligando o note ou o desktop via cabo no ASUS. Mesmo assim testei e ocorre o mesmo problema no WiFi seja 5 ou 2.4. Também mudei os canais WiFi.

 

6. Eu tenho muitos equipamentos aqui em casa, mas o mais novo é um Macbook Air M1. Então ele é a minha base para testes de rede WiFi. Se ficar lento nele é porque está ruim mesmo.

 

7. Sim, colocar o modem em bridge é uma opção... que eu não queria fazer, mas se não tiver como será este o caminho. 

 

8. Resetar o roteador é algo que não fiz ainda, farei hoje à noite. Isso pode se Deus quiser resolver. 

 

 

 

Nota:

 

Eu cheguei a marcar uma vinda do técnico da Claro/Net aqui em casa. Mas cancelei pois ele só iria se prestar a dizer que o modem deles está normal, e ainda vai querer me cobrar a visita. 

 

Como eu disse,  é muito doido porque até dois dias atrás funcionava tudo perfeitamente, de repente começou este problema. 

 

Depois aviso aqui se o reset teve efeito.

 

Valeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Valeu, Os teste com este problema deve ser o Windows na máquina, outra coisa para ajudar, tente instalar um Linux, para ver se ajuda mais na precisão dos testes, pegue o Linux Mint com a gui XFCE devido a ter um Kernel diferente do que o Windows , se caso dê certo, pode ser o seu Sistema operacional mesmo. Olha vou passar um site que faz os testes mais precisos, e depois você passe aqui e mostre os resultados:

 

https://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/ 

 

na maquina 1 servidor - comando: iperf3.exe -s

na maquina 2 clinte - comando: iper3.exe -c ip do servidor ou iperf3.exe -c ip do servidor -d

 

faça isso no cmd onde está a pasta do iperf

 

 

Observação: Chame um amigo com um notebook para te ajudar a  fazer os testes, quanto mais gente melhor na precisão. 

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