Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

Estava eu jogando meu warzone tranquilo a media de 170 ~ 200 fps. Resolvi formatar a máquina, e agora estou penando pra jogar no na casa de 80 ~ 90  fps, jogo ta feio, mal otimizado, não ta “liso” igual tava, vou passar minha configuração, creio que é possível voltar no desempenho antigo.

placa-mãe: B-550f ASUS Rog

Ryzen 9 5900X

RTX 3060 ASUS ROG STRIX 12GB

32GB Memória GEIL EVO X ll 3600 MHz

Fonte Corsair 650w 80 plus bronze

SSD M.2 512GB xpg gravação 3,5 GB leitura 2 GB

Não sei o que não ta dando conta! Se alguém puder me ajudar agradeço muito!!

Postado
1 hora atrás, Mauricio Barroso Filho disse:

Boa noite galera!

Estava eu jogando meu warzone tranquilo a media de 170 ~ 200 fps. Resolvi formatar a máquina, e agora estou penando pra jogar no na casa de 80 ~ 90  fps, jogo ta feio, mal otimizado, não ta “liso” igual tava, vou passar minha configuração, creio que é possível voltar no desempenho antigo.

placa-mãe: B-550f ASUS Rog

Ryzen 9 5900X

RTX 3060 ASUS ROG STRIX 12GB

32GB Memória GEIL EVO X ll 3600 MHz

Fonte Corsair 650w 80 plus bronze

SSD M.2 512GB xpg gravação 3,5 GB leitura 2 GB

Não sei o que não ta dando conta! Se alguém puder me ajudar agradeço muito!!

Por que você formatou o PC? Muitas vezes, por falta de conhecimento técnico, muitos usuários se iludem pensando que a formatação resolve magicamente problemas ligados ao hardware. Não é assim que funciona. Formatação é para programas. Mesmo a formatação de HDs e SSDs é lógica, ou seja, os ARQUIVOS são completamente apagados. Não há alterações na estrutura física do aparelho.

A perda de FPS pode estar alicerçada em um maior aquecimento do processador ou da placa de vídeo. De acordo com o site da AMD, a temperatura máxima suportada pelo Ryzen 9 5900X é de 90°C. O ideal seria mantê-lo abaixo dos 70°C, já que você usa um desktop. Pode ser que esteja ocasionando thermal throttling, em que o componente reduz a sua frequência de operação - e, consequentemente, a performance - para diminuir as temperaturas. Para verificar isto, baixe o programa AIDA64 e faça um stress test no CPU. Se a temperatura chegar a 80°C provavelmente haverá throttling. Quanto maior a porcentagem de throttling mostrada, mais desempenho o processador "capou" para se manter em níveis de temperatura dentro do limite do fabricante. Caso a temperatura exceda demais o limite térmico do processador, a placa-mãe acionará um sistema que desliga imediatamente o CPU, evitando perdas e queimas irreversíveis que poderiam ocorrer por excesso de temperatura caso o dispositivo permanecesse ligado.

O mesmo processo e funcionamento do thermal throttling ocorrem com a GPU. No caso da RTX 3060, a temperatura máxima suportada é de 93°C. O ideal seria manter as temperaturas dela abaixo dos 70°C a exemplo do processador. Para verificar as temperaturas dela e o throttling, caso haja, o procedimento é similar ao do CPU, usando o mesmo programa. A diferença está apenas na caixa a ser marcada: selecione "Stress GPU". O sistema de throttling funciona da mesma maneira que no processador, variando conforme a temperatura máxima de cada placa de vídeo e a temperatura programada pelo fabricante para acionar o recurso.

Se as temperaturas excederem demais o limite térmico, podemos ter de um tudo: artefatos na tela, stuttering (travamentos da placa) ao rodar games, ventoinhas girando no máximo buscando manter as temperaturas em um limite seguro e até mesmo tela azul da morte no Windows. Em alguns casos, a depender de variáveis fatores, pode ser até que a placa não dê mais vídeo, caso a saída principal de vídeo venha dela.

Recomendo limpar os coolers de CPU e GPU e trocar a pasta térmica. Recomendo que procure uma pasta térmica com condutividade térmica acima de 10, já que o seu setup é gamer. O pessoal por aqui fala muito bem da Cooler Master Gel.

Pode ser, também, que o seu SSD tenha passado por algum "mau bocado" na formatação. Veja a melhor maneira de formatar um SSD aqui: https://br.crucial.com/articles/about-SSD/how-to-format-a-solid-state-drive

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!