Ir ao conteúdo

Cabo adaptador de s-Vídeo de 7 pinos para Cabo componente

Ir à solução Resolvido por gabrieltito234,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Hoje eu tentei conectar um PC na TV pelo Cabo s-vídeo de 4 pinos, mas a imagem ficou Preto e branco, e quando eu pesquei o Cabo de 4 pinos em PC ele é diferente, ai eu vi que tinha adaptadores de svideo para componente, mas eu quero faz meu próprio cabo ai eu segui um esquema de uma outra placa de vídeo da Nvidia pois não encontrei da minha (GeForce 7200gs) e seguindo esse esquema eu fiz, so que eu fiquei com uma dúvida

Quando eu ligo um dos cabos componente de um dvd no conector amarelo da TV ele da uma imagem meio apresentando problemas mas com esse cabo ligado no pc não está dando imagem no conector amarelo, ai eu fiquei na dúvida se é seguro ligar na entrada componente da tv?

Se é só um bug na entrada amarela da TV que não está aceitando um cabo Verde ou azul ou vermelho?

Estou tentando ligar meu PC em uma TV de tubo no meu quarto para ver filmes e jogos

Por favor 😄

Screenshot_2022-03-05-21-02-12.png

Screenshot_2022-03-05-21-02-23.png

Postado

As placas de vídeo de antigamente vinham com esse cabo adaptador oqual de um lado possui esse conector "s-vídeo" de 7 pinos, e do outro lado o cabo vídeo componente (azul, verde, vermelho), ou o cabo vídeo composto (amarelo). Eu tenho dois desses cabos aqui...

Se a sua TV tiver entrada vídeo componente, utilize ela porque é melhor. Esse cabo consegue transmitir imagens em 720p e até em 1080i se a sua TV suportar alta definição. 

Porém TVs de tubo raramente possuiam esse tipo de entrada, as mais comuns nesse tipo de TV é a entrada vídeo composto amarela, e a s-vídeo de 4 pinos que transmitem apenas 480i.

• Curtir 1
Postado

@gabrieltito234

Pode conectar no azul, verde e vermelho. Ao contrário do HDMI, esses tipos de cabo(vídeo componente, vídeo composto, e s-vídeo) não transmitem energia então não há risco de queimar nada...

Se voce for usar o vídeo componente, lá no computador procure no menu da NVIDIA a opção de saída de TV, e inicialmente deixe na opção de 480i. Pois se a sua TV de tubo não suportar alta definição, se a placa de vídeo estiver enviando o sinal em 480p, 720p, ou 1080i a TV não conseguirá exibir imagem nenhuma. 

• Curtir 1
Postado

@gabrieltito234

Pode ser que algum desses fios esteja invertido...

Mas voce tentou ligar o computador com o monitor conectado? Faça isso e depois no menu da NVIDIA ative o modo clone. Assim voce terá imagem tanto no monitor quanto na TV, e aí através desse menu voce vai mudando as opções de saída de TV para vídeo componente ou para vídeo composto.

(como o monitor vai estar ligado, voce conseguirá ver o que esta alterando no menu)

• Curtir 1
Postado

Mas a BIOS ela já n vai na menor resolução n? Ou quando inicia o windows que é possível abaixar a resolução?

Fiz um teste com um leitor de dvd, com os três cabos conectados ele aparece normal, mas quando eu deixo só o vermelho ele fica igual o pc 

20220306_201009.jpg

20220306_201027.jpg

Postado

Acabei de lembrar de um pequeno detalhe, no esquema daquela placa de vídeo, o pino 7 também era negativo mas eu não conectei ele porque já tinha o 1 e o 2 como negativo e porque tem placa que o pino 7 é pro conector amarelo, será que pode ser isso?

Postado
2 horas atrás, gabrieltito234 disse:

Mas a BIOS ela já n vai na menor resolução n?

Não.

Na BIOS ele vai em 480p.

Então se a sua TV de tubo não for de alta definição, mesmo em 480p não vai funcionar. Para a TV reconhecer o sinal precisa estar em 480i...

Em relação ao cabo amarelo, não funciona tudo junto. Ou voce usa apenas o amarelo(vídeo composto), ou voce usa apenas o azul, verde, vermelho(vídeo componente). 

Como já te expliquei antes, se voce não conectar o monitor e iniciar o Windows para poder mexer no menu NVIDIA, não tem como saber o que esta acontecendo. voce precisa configurar lá o sinal em 480i.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz uns testes aqui em casa com o DVD no cabo vídeo componente, se conectar apenas o verde a imagem fica preto e branco, se conectar o verde com o vermelho a imagem fica roxa, se conectar o verde com o azul a imagem fica esverdeada, e se conectar o azul com o vermelho não aparece nada. O azul sozinho ou o vermelho sozinho tambem não aparece nada. 

Pelo que eu entendi vendo o cabo adaptador da placa de vídeo que eu tenho aqui em casa, o cabo verde(vídeo componente) e o cabo amarelo(vídeo composto) são o mesmo cabo, o que vai alterar a função do cabo é o software da NVIDIA que vai escolher se vai transmitir o sinal em vídeo componente ou em vídeo composto.

Eu acho que se voce conectar apenas o cabo amarelo na TV, a placa de vídeo identifica isso e deve mandar o sinal automaticamente em vídeo composto.

Testa aí? Conecta apenas o cabo amarelo/verde na entrada amarela da TV e depois ligue o computador pra ver se a placa de vídeo envia o sinal por vídeo composto(480i).

Se não der certo, então realmente voce vai precisar de um monitor para poder iniciar o Windows e ir lá no menu NVIDIA para ver o que esta acontecendo...

Postado

Fiz os testes aqui com um monitor no VGA da placa, e mudei as configurações para 480i mas continuou vermelho e sem sincronismo e também conectei o Verde no amarelo, mas também sem imagem, apenas piscou quando liguei mas sumiu logo em seguida 😞

Postado

@gabrieltito234

Mas quais eram as opções que estavam aparecendo no menu da NVIDIA?

Ele foi reconhecido como vídeo componente, ou como vídeo composto? 

No teste que eu tinha feito, lembro que a imagem ficava assim sem sincronismo quando eu ativava a opção "progressive scan" no DVD player. Essa opção é para o DVD enviar o sinal em 480p, porém se a TV não for de alta definição(98% das TVs de tubo), a imagem ficará sem sincronismo porque a TV só consegue exibir imagem entrelaçada 480i

Postado

Apareceu essas, mas toda vez que eu mudo pra vídeo composto ele volta pro s-vídeo

20220311_114747.jpg

Agora que percebi isso, ela tem opção de vídeo composto e não componente, então será que eu preciso mudar algum cabo pro conector amarelo?

Agora funcionou, mas ficou Preto e branco .-.

20220311_120311.jpg

Postado

@gabrieltito234

Deixa no vídeo composto, e tenta alterar as opções de cor de NTSC para PAL-M(se estiver na opção de cor errada, a imagem ficará preto e branco).

Se a sua TV tiver opção para mudar entre NTSC e PAL-M, testa das duas formas. Se não tiver opção de mudar, então provavelmente a sua TV funciona apenas com PAL-M(padrão brasileiro)...

Obs: eu acredito que o menu da NVIDIA só vai te dar a opção de vídeo componente se a placa de vídeo detectar que voce esta com os 3 cabos conectado(verde, azul, e vermelho). Se estiver conectado apenas o verde/amarelo, a placa detecta que voce esta usando o vídeo composto.

• Solução
Postado

Juntei o conector Verde com o vermelho e funcionou so que as cores ficaram muito saturadas ai eu reduzi as cores nas configurações da TV e agora ficou bom, só que toda vez que eu for ligar o PC eu tenho que desconectar o Verde porque a placa não reconhece ai assim que da vídeo eu ligo o Verde e da cor

20220311_144833.jpg

20220311_145132.jpg

Postado

Nesse cabo que eu fiz, toda vez que eu ligo o PC eu preciso tirar o Verde pra reconhecer ai eu fiz esse adaptador que desliga o Verde quando eu aperto esse botão, agora assim que da imagem eu aperto o interruptor pra ter cor

20220312_115601.jpg

• Curtir 1
Postado

No conector s-vídeo comum de 4 pinos os pinos 1 e 2 são negativos e o 3 e 4 um carrega imagem e o outro as cores, então provavelmente nem precisava de um cabo de 7 pinos, só o de já 4 funcionava mas eu já tinha esse de 9 pinos sem uso eu usei ele (ele é 9 pinos mas dois pinos entram no lugar do pino guia

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...