Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, venho pedir ajuda dos amigos com um problema que estou passando.

Recentemente comprei uma placa-mãe M5A97 R2.0 usada, a placa está funcionando normalmente com outros processadores que testei. Um Phenom II x4 955 BE e um Athlon X2, o problema começa quando eu tento usar o FX 8300 que eu estava usando na minha placa-mãe antiga. Ele não consegue detectar o total de memória instalada (18gb), consegue detectar apenas 12gb usando um pente de 8 e outro de 4 nos slots B1 e B2.

Já fiz todo tipo de teste: Reset de CMOS, limpar com borracha os pentes, fazer limpeza com álcool, trocar os lugares.. nada funciona com o FX, porém funciona normalmente com os outros processadores. Seria a placa-mãe, ou o processador?

Config:

Processador: FX 8300

Memoria: 1x8gb Kingston 1333mhz | 2x4gb Kingston 1333mhz | 1x2gb Kingston 1333mhz

placa-mãe: M5A97 R2.0

GPU: Radeon R9 270x

Fonte: Cosair CX430

2 hds.

Obrigado pela ajuda!

Postado

Se os outros processadores estão detectando a memória total poderia ser que o FX esteja com algum defeito na controladora de memória.

Cada pino de um processador representa uma função e um pino torto ou quebrado ou queimado poderia impedir que um certo slot de memória não funcionasse - mas teria que ver certo o que cada pino representa.

@DeatchOfKing Aqui você pode que de fato existe uma distinção de pinos para o Canal A e Canal B: https://en.wikichip.org/wiki/File:Socket_AM3_pinmap.svg

Postado
6 minutos atrás, MrNobody disse:

Se os outros processadores estão detectando a memória total poderia ser que o FX esteja com algum defeito na controladora de memória.

Cada pino de um processador representa uma função e um pino torto ou quebrado ou queimado poderia impedir que um certo slot de memória não funcionasse - mas teria que ver certo o que cada pino representa.

@DeatchOfKing Aqui você pode que de fato existe uma distinção de pinos para o Canal A e Canal B: https://en.wikichip.org/wiki/File:Socket_AM3_pinmap.svg

Muito obrigado, eu já ia perguntar se havia um lugar onde eu poderia consultar isso. Mas então vai ser o processador que já não está OK mesmo, porque o teste de pino torto eu já fiz, não vi nada a olho nu. Obrigado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!