Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

No final de 2014 eu montei um computador com as seguintes configurações:

Processador Intel Core i7 4790k

Placa-mãe MSI z97 Gaming 5

16 GB RAM Kingston HyperX Fury 2 x 8 GB (1600 MHz) em dual channel

Placa de Vídeo EVGA GeForce GTX 970

SSD Kingston 240 GB e HD para dados (não me recordo a marca, e foram as únicas peças até hoje trocadas)

Até hoje o PC me serve bem. Atualmente não jogo mais e não trabalho mais com edição de fotos e vídeos. Só tarefa básica de escritório (e para esse fim, a configuração está até superdimensionada, o que talvez explique a longevidade da máquina).

Mas ele começa a dar sinais de cansaço. O tempo de inicialização já não é o mesmo, os erros de tela azul começam a ficar mais frequentes. Até acredito que o SSD possa estar causando algum gargalo. Não consigo fazer um teste de benchmark sem que trave e reinicie...

No dia a dia tudo costuma ir razoavelmente bem...

Aí que tenho as seguintes dúvidas:

Compensa fazer um upgrade? Para qual configuração? Que peças valem a pena ser mantidas? O que devo trocar? Onde será que está o gargalo? Como descobrir? Troco só as unidades de armazenamento que estão velhas? Mantenho as RAMs e a placa de vídeo? Substituo tudo por uma máquina nova?

Agradeço quem puder me ajudar com uma luz...

Abraços!

Postado
5 minutos atrás, gutopereira disse:

Formate e instale o Windows novamente, deve resolver...

Verifique as temperaturas do processador, e o nível de saúde do seu SSD(se for o caso troque o SSD).

Ih, já formatei e reformatei.

Ele fica um bom tempo estável. Se eu exijo do computador (e é difícil eu fazer isso) ele abre o bico.

Os programas de teste smart indicam que, em tese, o SSD ainda estaria bom.

Postado

@paulchess10
Eu uso aqui para trabalhar(Word, Chrome com 3 ou 4 abas, etc) um i5 3330, com 8Gb RAM, e um SSD 500Gb Samsung. Para ser sincero não sinto nenhum tipo de engasgo ou lentidão no dia a dia. Procuro não ficar instalando programas desnecessários e enchendo o computador com coisas que não vou usar justamente porque o Windows de tempos em tempos vai ficando mais lento. Mesmo o antivírus eu utilizo o próprio Windows Defender(já tive experiencia ruim com outros antivirus deixando o computador lento).
Já tem uns 2 anos que não formato, por enquanto ele esta bem...

• Curtir 1
Postado

Então... Quando eu montei esse PC, eu jogava e trabalhava com edição de fotos e processamento de imagens astronômicas (eu era astrofotógrafo amador e tinha um volume grande de imagens para trabalhar). Hoje não desempenho mais essas atividades e estou com um processador de clock base de 4 GHz, placa de vídeo de 4 GB e memória RAM de 16 GB para Word, Excel e Chrome também... Enfim, coisas da vida, hehehe. Tenho que descobrir onde que está a zica. Aparentemente é problema de hardware.

• Curtir 1
Postado

Boa noite! Com muito custo consegui rodar um benchmark completo com o UserBenchmark. Os resultados me deixaram intrigados... Alguma consideração que vocês gostariam de fazer a respeito? Agradeço a todos!

image.thumb.png.c010ebf4acf711f14b3c39142bb9bd30.png

image.thumb.png.8ce3cba372d49082ab7611a31efa09a3.png

image.thumb.png.6f8a54908373c03dfb83eda37d9ddf89.png

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...