Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um PC novo, com uma

b450m gaming/Br

memória RAM klevv bolt 16gb(2x8) 3200mhz

Ryzen 5 5500

RTX 3050

Por algum motivo que não sei qual, a memória RAM só está funcionando a 2666mhz, não sei qual o problema ou se isso é normal.

Alguém poderia me ajudar?

Postado

@JoãoFilipe25 Entre na BIOS antes de iniciar o Windows

Procure por XMP profile,  é só você ativar que as memórias irão para 3200mhz.

A placa-mãe automaticamente seta a velocidade das memórias em 2666 e isso é normal, qualquer frequência acima disso é considerado OC, o Porém da história é que o XMP é um OC padronizado pelo próprio fabricante para que o usuário possa assim utilizar memórias de frequência mais altas,  quando você ativa o Xmp ele automaticamente já configura as tensões e timing das memórias caso seja necessário.

Postado

@JoãoFilipe25 Só a intel que é frescurenta com isso nas versões anteriores a 12ªgen onde o controlador do processador era limitado a 2666. 

No caso da AMD os processadores Ryzen tem suporte nativo até 3200mhz, acima disso seria considerando um OC, contudo o usuário ainda pode usar 3600, 4000 ou 4133mhz, em OC desde que faça uma boa configuração..

1 hora atrás, JoãoFilipe25 disse:

Overclock eu perco a garantia não?

Em tese sim, mas aí tem um porém..

Ativar XMP é um "OC" como explicado acima oferecido pelo próprio fabricante onde a configuração do XMP profile já configura a frequência, voltage e timing automaticamente, mas não é algo que força além do limite, apenas a placa-mãe ativa o recurso para poder usar as memórias na velocidade nativa delas, no seu caso 3200mhz. 

Ficando dentro dos 3200mhz[limite do processador] você vai estar usando o recomendado pelo fabricante, somente acima disso que talvez você poderia perder a garantia, mas é um caso a parte.   Você pode ativar e usar em 3200mhz ou não e continuar em 2666mhz a escolha é tua.

Totalmente diferente do cidadão que bota uma memória de 3600mhz e altera na BIOS para rodar em 4000mhz, nesse caso estaria fazendo um oc tanto nas memórias quanto na placa-mãe e controladora do processador, mas isso é outra conversa que não precisa-se aprofundar agora.

Sugiro que você pesquise mais sobre o XMP e sobre frequências da memórias, quais seus benefícios e riscos. Tem muito conteúdo na internet esperando pra ser olhado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...