Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração do PC: placa-mãe ASRock H510M-HDV Chipset H510, Intel LGA 1200, mATX, DDR4, Processador Intel Core i5 10400, 2.90GHz, (4.30GHz Turbo), 10 geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, memória DDR4 Geil Orion, 8GB, 3200MHz, Gray, GAOG48GB3200C16BSC, Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze PFC Ativo, CGR BS-500, Ventoinha Mancer 120mm Ventus Led Vermelho, MCR-VTR-01, SSD, HDD e leitor de DVD. O problema desaparece se deconecto o cabo HDMI do segundo monitor (TV marca STI Slim led full HD). Ao conectar e desconetar o cabo HDMI no PC, desligar o PC,  e religá-lo, ele liga ( a luz de led da fan traseira acende, mas a luz do SSD não acende) e, repentinamente, desliga a energia, e religa, mas não faz o booting, e ao final aparece a mensagem em anexo. Montei o PC recentemente, não entendo porque ocorre isso somente se o conector do HDMI está encaixado na conexão. Se não está, o booting ocorre normalmente.

problema ao religar PC.jpg

Testei ligar tudo sem o estabilizador; também tentei ligar sem conectar o chassi fan; isso não fez nenhuma diferença. Acessei o  Appshop que exibiu 4 atualizações de drivers conforme anexo. Alguém sabe como solucionar essa questão?

drivers _disponiveis_p_atualizar.png

Postado

@MUrisCuri se desaparece com o cabo da TV desligado é possível que o problema seja devido ao CSM desligado. Não sei o quão velho é o seu monitor, mas ele poderia não suportar BIOS UEFI.

Ou até poderia ter um firmware para atualiza-lo.

Postado

Estou fazendo alguns testes. Notei que mesmo sem o cabo HDMI estar conectado ao PC, o problema ocorre. Testei removendo o driver de DVD que é antigo (então algumas vezes o boot ocorreu normalmente e outras não); depois testei o SSD em outras portas sata, desconectei HDD (antigo) e driver de DVD(antigo) e da mesma forma, algumas vezes com problemas e outras sem problema. Próximo passo, tentarei resetar o BIOS com jumper no CMOS. 

Não uso o cabo HDMI no monitor, uso só na TV de led, ela tem uns 7 anos.

O que é o CSM, e como ligo ele?

Obrigado

Postado

Quanquer alteração de cabos na placa-mãe é sensível, e ao ligar, acontece o sintoma (liga, desliga e religa). Você acha que eu deverei tentar trocar a placa-mãe e processador. Comprei os dois juntos, e já abri um ordem de serviço na Terabyteshop. Não sei se você sabe se geralmente eles trocam a peça (placa-mãe) ou é feita manutenção da placa? Em um forum, afirmaram que este problemna poderia ser um curto num hardware. Isso seria pouco provável? Já que um curto impediria completamente a inicialização devido à uma questão de segurança. O que você me recomenda? Estou com um problemão agora! Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!