Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5800X com quedas de Clock sem motivo

Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Já faz um tempo que eu comprei meu pc, e logo no inicio ocorreu de ele ter travamentos constantes (queda de fps extrema), e logo descobri que era por causa da tempertatura (chegava no máximo de 90 graus), meu processador é um Ryzen 7 5800X e ele funcionava com um cooler box bem baratinho, ent era óbvio que ele iria esquentar muito, passou-se uns 2 meses e eu providenciei um water cooler de 240mm, a temperatura estabilizou (hoje chega no máximo em 70 graus), porém ainda ocorre constantemente uma queda no clock da CPU, onde ele vai de 4.5/4.7 para mais ou menos 1.7, ocasionando uma queda de desempenho absurda, vou deixar as configurações atuais do meu pc abaixo:

GTX 1650 (da colorful)

AMD Ryzen 7 5800X
16GB RAM
placa-mãe Biostar 520MH
1TB HD/256 SSD
Water Cooler Rise Mode 240mm
Gabinete AeroCool Cylon
Fonte Corsair VS600

Postado

Ih, acabei esquecendo, mas não acredito que ela seja o motivo do problema, é uma da Corsair de 600W (VS600)

Postado

Eu acho que pelo visto observando o modelo da sua placa-mãe ela não oferece carga total para que seu processador chegue à 4.7GHz máximo. Por que as fases que alimentam ela são poucas, restringindo um pouco de performance e perdendo desempenho.

Um teste verdadeiro seria usando Stress na sua CPU assim você vai obter direitinho a corrente que passa pelo seu processador e sua temperatura e frequência atual.

* lembrando que não sou técnico e muito mais utilizo AMD para afirmar, utilizo de base vídeos e informações. *

Postado

Entendo, vou pesquisar mais a fundo e analisar a possibilidade de um possível upgrade na placa-mãe então

Postado

@Dagg

Essa placa-mãe possui apenas 4 fases no VRM e sem nenhum dissipador. Provavelmente o problema de temperatura esta aí, deve ser thermal throtling por superaquecimento dos mosfets do VRM e não por aquecimento do processador.

Na verdade o watercooler que voce colocou piorou o cenário para o VRM. Quando se usa um aircooler do tipo coolerbox, além de resfriar o processador o vento tambem é jogado para baixo resfriando o VRM. Quando voce coloca um watercooler, acaba o vento ali sobre o VRM.

Sugiro voce colocar uma fan virada em direção ao VRM e soprando ar em cima dele, vai ajudar a resfriá-lo um pouco. 

O 5800X é um processador que custa mais de 2 mil reais, não combinou muito voce colocar ele numa placa-mãe de 400 reais da Biostar.

Se fosse uma A520 melhorzinha como a Gigabyte A520m DS3H, mesmo sem ter dissipador no VRM ela possui 6 fases e por isso ele acaba sendo menos sobrecarregado, provavelmente voce não estaria tendo power throtling. Mas o ideal para o 5800X seria uma B550m com dissipador.

• 2 semanas depois...
Postado

@Dagg

4 minutos atrás, Dagg disse:

E ainda daria tempo de fazer um upgrade no pc, substituindo a placa-mãe?

Como assim tempo? 

Se quiser algo de melhor qualidade para seu uso, sim veja outra placa-mãe de acordo com o que foi lhe indicado.

Qual seria seu orçamento para placa nova?

Postado

@Alex Weiss Eu disse ''tempo'' contando com a possibilidade do uso constante do pc com o problema ter danificado alguma peça, mas se o upgrade poder ser feito tranquilamente, eu posso gastar em média, no máximo 1000 reais.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
4 minutos atrás, Dagg disse:

uso constante do pc com o problema ter danificado alguma peça,

quanto a isso quem mais sofreu aí foi a própria placa-mãe rsrsrs 

Continuar por mais tempo nessas condições, aí sim poderia posteriormente lhe trazer algum desgaste á parte, mas ainda sim é difícil, nessas condições a mais prejudicada é a placa-mãe.

6 minutos atrás, Dagg disse:

no máximo 1000 reais.

ASUS TUF Gaming B550M-Plus R$920 [excelente opção, e com uma boa durabilidade]

Gigabyte B550M DS3H R$720 [custo/benefício interessante, 4 slot de memória]

Gigabyte B550M Gaming R$800 [apenas 2 slots de memória RAM]

Alguns exemplos, das citadas dentro do orçamento a melhor qualidade está com a B550 Tuf.

Como está o sistema de ventilação, possui mais fans além do WC? 

Postado
4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

quanto a isso quem mais sofreu aí foi a própria placa-mãe rsrsrs 

Continuar por mais tempo nessas condições, aí sim poderia posteriormente lhe trazer algum desgaste á parte, mas ainda sim é difícil, nessas condições a mais prejudicada é a placa-mãe.

Entendo, foi o que eu imaginei

4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Alguns exemplos, das citadas dentro do orçamento a melhor qualidade está com a B550 Tuf.

Como está o sistema de ventilação, possui mais fans além do WC? 

Pra ser bem sincero tenho apenas uma fan na parte de trás que já veio com o gabinete (Álem do WC)

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Dagg disse:

Pra ser bem sincero tenho apenas uma fan na parte de trás que já veio com o gabinete (Álem do WC)

Seria interessante que adicionasse fans de alto CFM para fazer a exaustão do calor... 

PCyes sangue frio 120mm   é um modelo de boa performance que sempre recomendo pelo bom custo/benefício.

também recomendo Scythe Kaze Flex 120  

Já que seu gabinente possui só 1 saída de 120mm na parte superior + 1 traseira.

Poderia colocar 2 fans de modelos como essas que indiquei, com alto cfm para fazer a exaustão do calor.  E essa fan que você tem a traseira colocar ela na parte inferior jogando ar pra cima, para ajudar a circular o calor para direção certa, até ajudando a ventilar a GPU.

Posteriormente se quiser poderia colocar outras 2 fans na parte inferior[de sua preferência] jogando ar pra cima, substituindo essa que já tem ou apenas adicionar +1, nessa posição não precisa ser um fan top de linha, mas apenas pra ajudar no rumo da circulação.

Postado
2 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Seria interessante que adicionasse fans de alto CFM para fazer a exaustão do calor... 

PCyes sangue frio 120mm   é um modelo de boa performance que sempre recomendo pelo bom custo/benefício.

também recomendo Scythe Kaze Flex 120  

Já que seu gabinente possui só 1 saída de 120mm na parte superior + 1 traseira.

Poderia colocar 2 fans de modelos como essas que indiquei, com alto cfm para fazer a exaustão do calor.  E essa fan que você tem a traseira colocar ela na parte inferior jogando ar pra cima, para ajudar a circular o calor para direção certa, até ajudando a ventilar a GPU.

Posteriormente se quiser poderia colocar outras 2 fans na parte inferior[de sua preferência] jogando ar pra cima, nessa posição não precisa ser um fan top de linha, mas apenas pra ajudar no rumo da circulação.

entendi, e seria necessário um futuro upgrade de gabinete? Visando que ele não é tão espaçoso...

• Curtir 1
Postado

@Dagg Seria interessante pensar nisso, afinal como utiliza o WC na parte da frente, ter uma frente em mesh[tela furadinha] ajuda bastante na ventilação do radiador. 

- Ter também opção para 2 fans na parte superior também ajuda a fazer o Air flow mais corretamente, assim ficaria 2x ou 3x fans jogando ar pra dentro e 3x jogando ar pra fora. 

De momento se conseguir adicionar Fans melhores já vai ajudar.

Hoje recomendo bastante o Mancer Anubis, tem um bom espaço interno, e conta com um espaço na parte superior para poder colocar o radiador do WC ali, sem pegar nas memórias.

Postado

@Alex Weiss Então, em ordem de prioridade, eu deveria providenciar um upgrade na placa-mãe, melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete e pensar em um possível upgrade no gabinete, certo?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!