Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Meu PC não está dando vídeo com duas memórias de 8GB conectadas, só está funcionando normalmente com uma das duas conectadas.

Postado

@Ka Léo Independente de qual memória está conectada? E independente de qual slot?

• Limpeza dos contatos e do Slot;
  • Desligar o perfil XMP da BIOS e/ou Resetar a BIOS;
  • Atualizar a BIOS também poderia resolver o problema;

Acho que isso é o básico.

Postado

2 minutos atrás, Gui GC disse:

@Ka Léo Independente de qual memória está conectada? E independente de qual slot?

• Limpeza dos contatos e do Slot;
  • Desligar o perfil XMP da BIOS e/ou Resetar a BIOS;
  • Atualizar a BIOS também poderia resolver o problema;

Acho que isso é o básico.

Sim, independente de qual memória e do slot, testei a mesma memória nos slots A2 e B2, e liga normal desde que ela esteja sozinha, e fiz o teste com as duas separadamente.

A BIOS já foi resetada, e como padrão estava configurado para trabalhar em 2.600Mhz, e não estava funcionando, daí eu só mudei o perfil pra poder funcionar nos 3.600Mhz das memórias.

A BIOS já está na versão mais atual.

Postado

@Ka Léo E as memórias já funcionaram juntas? Se não, pode ter algum problema de compatibilidade com as memórias.

Postado
12 minutos atrás, Gui GC disse:

@Ka Léo E as memórias já funcionaram juntas? Se não, pode ter algum problema de compatibilidade com as memórias.

Troquei as memórias faz mais de dois meses, quando troquei tava com o mesmo problema, e o que eu fiz da outra vez que fez funcionar, desta vez não deu certo. Estava funcionando até segunda-feira, eu tirei o PC da tomada com ele desligado pra usar a tomada pra outro aparelho, e depois de horas fora da tomada eu tirei o outro aparelho e religuei ele na mesma tomada, e quando apertei o botão do gabinete pra ligar, não deu vídeo. Fiz a troca da bateria da placa-mãe e nada... Aí hoje eu tive tempo de mexer de novo, e lembrei desse caso de quando comprei as memórias, e era isso, só dá vídeo com uma delas conectada.

Não quis acrescenter no texto anterior e nem no post pra não ficar longo demais pra vocês lerem, então vou escrever aqui e caso tenham interesse em ler está aqui, mas são situações que me aconteceram que podem ajudar a resolver de alguma forma.

Enfim, no começo do ano, eu troquei a placa-mãe e o processador, e desde então os problemas começaram... Primeiro o PC nem ligava depois de instalar tudo, e então descobri que eu tinha que baixar uma versão atualizada da BIOS e atualizar manualmente, pois não vem atualizada de fábrica. Só aí eu já me arrependi um pouco de ter comprado essa placa-mãe em específico, pois além desse fator, ela não tem suporte a Wi-Fi e Bluetooth, e são coisas que uso com frequência e não me atentem na hora de comprar, mas como eu não entendo muito, e me foi recomendado nesse mesmo site, eu comprei sem nem pensar duas vezes. Depois de muitos problemas pra atualizar a BIOS, pois a placa-mãe também não pode ser atualizada com o Processador instalado, e eu só fui descobrir depois de tentar atualizar com ele instalado umas 4x, finalmente consegui instalar a atualização e fazer o PC funcionar. Nessa época eu tinha as mesma configs que tenho hoje, exceto pelas memórias, pois eu usava uma memória DDR4 de 2133Mhz genérica de 8GB e uma DDR4 Husky de 2666Mhz de 8GB, e ambas funcionavam bem juntas, porém limitadas a 2133Mhz. Até aí tudo bem, eu estava ciente que não eram compatíveis mas não tinha condições de trocar.

Usei o PC desse jeito por um mês e meio mais ou menos, até o dia em que a energia de casa começou a cair e voltar várias vezes, eu uso um iClamper 5 onde o PC fica, então não me preocupo tanto com relação a quedas de energia, mas como tava indo e voltando, decidi tirar a tomada dele do estabilizador iClamper. Quando a energia estabilizou e parou de cair, voltei com a tomada dele pro estabilizador, porém, quando liguei, ele acendia tudo e ligava as fans, mas não dava vídeo, daí fiz vários testes, reiniciei a BIOS, resetei a versão da BIOS para versão de fábrica, rebaixei atualização da BIOS e nada... Quando decidi ligar o PC apenas com a memória de 2133Mhz, e funcionou. Logo assumi que a memória nova que tinha comprado tinha dado problema, pois com ela sozinha o PC também não dava vídeo, então acionei a garantia e não resolveu. Aí eu decidi fazer o upgrade das memórias, e comprei logo duas memórias novas, que são essas da minha config atual. Quando elas chegaram, nenhuma funcionou, e vou lá eu de novo tentando descobrir o problema... Pedi ajuda aqui no site, e depois de tentar de tudo, resolvi mexer no Memory multiplier das memórias (não sei porque), coloquei em 36.0 e finalmente funcionou, mas com apenas uma delas, com as duas não funcionava. Voltei na BIOS e troquei de 36.0 para Auto, e aí funcionaram as duas memórias novas juntas.

Usei ele desse jeito sem problemas por mais um ou dois meses, até que decidi comprar uma pasta térmica pra trocar a do processador, pois de tanto tirar o cooler de cima dele, a pasta não estava dando conta da refrigeração (ou pelo menos eu achava), mas como um bom leigo, na hora de tirar o cooler de cima do processador pra fazer a troca, eu estava com dificuldade de tirar ele, achei que por causa de tanto mexer ali, a pasta estava "ruim" e forcei um pouco pra tirar, e quando o fiz, o processador veio junto com o cooler, fora a minha alma saindo do corpo nessa hora, eu notei que um dos pinos do processador entortou, o desespero bateu e a alma continuava fora do corpo, pesquisei uma forma de arrumar, até que achei um vídeo que me auxiliou a consertar o pino com uma pinça. Consegui desentortar o pino e o processador voltou a encaixar direito na placa-mãe, porém, o PC voltou a não dar vídeo. Logo achei que eu tinha estragado o processador e que todo o dinheiro que gastei nele seria jogado fora, pois também achei que a garantia não ia me auxiliar nesse caso, foi então que eu dei um basta em tentar fazer tudo por conta própria e decidi levar na assistência técnica, isso era dia 06/07.

Só como um adendo, não levei o PC em assistencias antes porque além de gostar de verdade de mexer com as peças, fazer manutenção e limpeza, eu não confio de deixar meu PC nesse tipo de lugar, pois o medo de roubarem peças ou de me cobrarem muito dinheiro sem necessidade era muito grande, mas devido ao acontecimento com o processador, e também de estar muito cansado em tentar resolver tais problemas, vi como um sinal de Deus me pedindo pra parar de mexer, então me rendi.

Depois de levar na assistencia, no dia 08/07 eles disseram que o problema era a bateria da placa-mãe, e que eu já podia buscar o PC, fizeram a troca e me cobraram R$20,00 pelo serviço e pela bateria. Achei um valor justo, e todas as minhas peças voltaram normalmente e de quebra eu também perdi um pouco o medo de levar o PC nesses lugares (pelo menos nessa assistencia).

E desde então sem problemas de novo, até essa segunda-feira 01/08, que aconteceu o que descrevi na resposta anterior.

Estou cada vez mais desanimado com mexer em PC, e principalmente porque sempre tem algum problema pra resolver que eu não sei a causa, porque como descrevi acima, resolvi algumas vezes sem saber como e o motivo, e isso me frustra muito, e eu não quero ficar refém de ter que levar o PC na assistencia sempre, queria pelo menos sanar o que quer que seja o problema que tá causando isso, porque não era pro meu PC parar de funcionar corretamente só porque eu tirei ele da tomada, ainda mais com ele desligado.

Então se alguém puder me ajudar a resolver de vez esse problema, seria de GRANDISSÍSSIMA AJUDA, porque se continuar assim, capaz de eu desistir de PC e voltar a focar nos consoles.

Desculpa o texto gigantesco, mas qualquer informação que ajude vocês a solucionar esse problema irritante, acredito que seja de grande importância.

Obrigado a qualquer um que tenha lido essa bíblia, e espero que não tenha sido em vão e que tenha ajudado em alguma coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...